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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio
    (2023-12-13) RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior, preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvolvimento do uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino de probabilidade para estudantes do Ensino Médio em uma escola pública no município de Cametá/PA como parte das ações de um núcleo de matemática do PRP. O principal objetivo da oficina foi utilizar jogos, experimentos e simulações para explorar os conceitos e as aplicações da probabilidade. Entre os resultados obtidos, apresentamos tanto em termos de aprendizagem dos alunos quanto de formação dos residentes com destaque para as contribuições da oficina no desenvolvimento de habilidades matemáticas, pedagógicas e tecnológicas, bem como para a vivência de ações formativas reais no ambiente escolar que impulsionam a formação de futuros professores de matemática. Concluímos que a oficina foi uma experiência enriquecedora e motivadora, que possibilitou aos residentes e aos alunos uma abordagem lúdica e significativa da probabilidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta scratch
    (2018) SILVA, Leandro Orlando Sousa da; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415
    O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a implementação de uma metodologia de ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental, utilizando a ferramenta Scratch, motivada pela importância que a programação pode ter para o desenvolvimento de uma criança. Para tal, a partir de trabalhos correlatos (DUARTE; SILVEIRA; BORGES, 2017; NASCIMENTO, 2015; RODRIGUES et al., 2016; SILVA; SOUZA; SILVA, 2016) e de revisão bibliográfica (OLIVEIRA et al., 2014; PAPERT, 1980; SOUZA; CASTRO, 2016; entre outros), uma oficina, com 11 encontros, foi concebida e ofertada para 12 alunos do quinto ano de uma escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de Belém-PA. A primeira aula foi dedicada ao ensino de informática básica, a realização de algumas atividades e ao preenchimento de um formulário para identificação do perfil do participante. As aulas dois a cinco foram destinadas ao conhecimento da ferramenta Scratch e seus menus de blocos. As aulas seis a nove objetivaram o desenvolvimento de alguns projetos e, por fim, as aulas dez e onze, os participantes desenvolveram um projeto no Scratch de forma autônoma e participaram de uma entrevista semiestruturada. A observação realizada durante os encontros, a análise das atividades desenvolvidas, o levantamento do perfil dos participantes e a interpretação das “falas” dos alunos foram essenciais para obtenção dos resultados da pesquisa. Como principais resultados, destacam-se: (i) a motivação dos alunos para o ensino de lógica de programação; (ii) a aceitabilidade da metodologia e da ferramenta utilizadas; (iii) o desenvolvimento do raciocínio lógico; (iv) o estímulo ao desenvolvimento do pensamento computacional; e (v) o estimulo para ingresso na área da computação e pelo aprendizado em lógica de programação. Infere-se que os alunos desta oficina conseguiram adquirir, em pouco tempo, os conceitos iniciais, porém, basilares para a programação, o que demonstra ser possível e necessário o ensino de lógica de programação para crianças, e que se faz urgente sua inclusão na grade curricular do ensino fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Programa Residência Pedagógica: a utilização das oficinas pedagógicas no ensino de matemática
    (2023-11-27) ASSUNÇÂO, Lucas Lopes; MORAES, Luis Fernando Sá; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; http://orcid.org/0000-0001-6982-8357
    O objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições de oficinas pedagógicas de matemática na formação de estudantes do Ensino Médio, dentro do contexto do plano de trabalho desenvolvido pelo Projeto Residência Pedagógica - PRP Núcleo Matemática Cametá 2023. A oficina aplicada tratou da temática sobre propriedades de potências e, foi dividida em três momentos, a saber: a formação dos residentes, a aplicação na Instituição de Ensino Superior (UFPA) como uma oficina piloto e, por fim, a aplicação na escola campo onde o projeto desenvolve seu plano de trabalho de Ensino Médio. O estudo qualitativo utilizou o método de estudo de caso e, concentrou a análise dos resultados em informações coletadas a partir de questionários aplicados, rodas de conversa e produção dos participantes da proposta. Os resultados apontaram que a grande parte da turma do Ensino Médio participantes da oficina tiveram seu primeiro contato com esse tipo de metodologia durante a realização das atividades implementadas pelo PRP, tendo assim pouco conhecimento sobre esse tipo de abordagem em sala de aula. No entanto, a oficina sobre propriedades de potências foi considerada útil pela maioria dos alunos, ajudando a relembrar o assunto e mostrando o potencial para favorecer o aprendizado. O trabalho enfatizou a importância da Residência Pedagógica na formação de professores e destacou a funcionalidade das oficinas pedagógicas para o ensino de matemática. A implementação prática dessas atividades mostrou ser uma forma dinâmica e eficaz de ensinar, facilitando a compreensão dos alunos.
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