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Navegando por Assunto "Occupational therapy and systematic literature review"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA) - uma revisão sistemática da literatura
    (2017) FERREIRA, Camila Souza; PAULA, Thamires Baia; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    Introdução: Há um grande número de fatores que intensificam os impactos e maximizam os níveis de estresse do cuidador primário informal, quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ­ TEA, entre eles: a severidade dos casos, a dificuldade de acesso aos serviços especiais de que necessitam e, fatores econômicos e culturais. O TEA é caracterizado pelo desenvolvimento atípico ou deficiente da comunicação e interação social, com a presença de um repertório restrito de comportamentos, atividades e interesses. As diversas fontes de estresse resultantes do cuidado oferecido às crianças com TEA, quando não amenizadas, podem impulsionar impactos na saúde mental dos cuidadores primários informais. Objetivo: verificar na literatura de maneira quantitativa e qualitativa o que vem sendo abordado sobre a saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Metodologia: trata­se de uma revisão sistemática da literatura de cunho descritivo, exploratório e natureza quanti­qualitativa, utilizando­se os descritores: Saúde Mental, Autismo, Cuidadores e Terapia Ocupacional, em inglês e português, nas bases de dados dos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP, selecionando publicações entre os anos de 2011 a 2016, em português e inglês, estas foram submetidas ao instrumento Avaliação de Confiabilidade Científica – ACC elaborado pelas pesquisadoras a partir da Escala de PEDro e da Recomendação de PRISMA, afim de selecionar pesquisas com maior qualidade metodológica e evidências científicas. Os resultados qualitativos foram organizados por categorias de análise, cujos descritores desta pesquisa foram norteadores. Assim como os resultados quantitativos, organizados em tabelas e figuras. Resultados: Totalizando 1.837 publicações a partir dos descritores nas duas bases de dados, 43 selecionadas pelo título e 11 publicações selecionadas pelo resumo foram avaliados pela ACC e apenas 05 publicações mostraram­se aptas metodologicamente para esta pesquisa. Destaca­se por categorias a importância das discussões acerca da temática, assim como os resultados de outras pesquisas vinculadas ao tema. Discussão: A partir disto, salienta­se, a importância de investimentos literários acerca desta temática. Levando em consideração que as repercussões na saúde mental do cuidador primário informal de crianças diagnosticadas com TEA necessitam de atenção; assim como a disponibilização de publicações em outras línguas diferentes da nacional darão notoriedade as pesquisas científicas com esta população Conclusão: Diante desse contexto, considera­se de suma importância que a temática de saúde mental de cuidadores primários, informais de crianças com TEA, seja mais divulgada na literatura, e as pesquisas sejam disponibilizadas também em línguas estrangeiras, salientando que as repercussões geradas pelo cuidar ganham grandes dimensões quando não tratadas corretamente. Ainda, aponta­se que a população de cuidadores primários tem pouca informação acerca da sua saúde mental, já que quando se trata de cuidar de uma criança diagnosticada com TEA, as atenções tendem a direcionar para o acompanhamento médico, ambulatorial e educacional da criança, e o cuidador primário acaba deixando em segundo plano sua qualidade de vida e saúde mental.
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