Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Obesidade infantil"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aleitamento materno e fatores associados à prevenção da obesidade infantil: uma revisão integrativa de literatura
    (2022) PINTO, Ana Caroline Corrêa; ALVES, Layla Sandia Cezário; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    Introdução: Nos últimos anos observa-se que a prevalência de aleitamento materno (AM) está aquém dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os índices de obesidade infantil têm se mostrado em crescimento exponencial. A correlação entre ambos são motivos de estudos, uma vez que, cientificamente pode-se analisar os benefícios do AM na prevenção da obesidade infantil. Objetivo: Identificar e descrever as evidências atuais acerca da correlação do aleitamento materno e proteção/prevenção da obesidade infantil. Métodos: Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com aplicação de normas de revisão integrativa da literatura, a fim de se obter evidências de vários tipos de estudo sobre a temática pesquisada. Foi executada a busca de artigos científicos disponibilizados em meios eletrônicos, publicados nos últimos cinco anos. Os dados foram coletados entre o mês de abril e meados de maio de 2022. Resultados: Foram encontrados um total de 140 artigos nas bases de dados científicas os quais foram analisados primariamente, através da leitura do título. Posteriormente ao processamento da seleção foram identificados 128 artigos relevantes à pesquisa, dos quais foram selecionados 18, a partir dos critérios preestabelecidos. Por fim, foram excluídos da pesquisa mais 8 artigos que não se adequaram aos critérios de inclusão, sendo incluído um total final de 10 artigos, indexados na base de dados MEDLINE, 9 deles disponíveis em inglês e 1 disponível em inglês e espanhol. Conclusão: Há relação direta entre a prática do aleitamento materno e a prevenção de excesso de peso, principalmente quando a oferta é exclusiva até os 6 meses. O tempo de aleitamento apresenta influência sobre proteção ou predisposição ao sobrepeso e obesidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação física e o professor diante da questão da obesidade infantil
    (2018-12-13) CORRÊA, Vanessa Bernardes Gomes; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013
    A obesidade é atualmente um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, considerada hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia mundial. Essa doença está cada vez mais presente nas famílias brasileiras, as quais seguem as tendências do processo de globalização, optando pelo consumo de alimentos industrializados, altamente calóricos e de fácil preparo. Cabe ressaltar que o sedentarismo possui uma parcela de responsabilidade significativa, contribuindo, assim, para o alastramento dessa pandemia. Nessa perspectiva, problematiza-se: qual o papel da Educação Física e do professor de Educação Física diante da obesidade infantil? Para responder a tal questionamento, o objetivo geral traçado visou compreender o papel da Educação Física e do professor de Educação Física diante da obesidade infantil. Já quanto aos específicos, delimitou-se: a) contextualizar historicamente a obesidade; b) caracterizar a obesidade infantil; e c) evidenciar as contribuições da Educação Física e do professor de Educação Física frente à questão da obesidade infantil. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico com base em autores que discutem obesidade e obesidade infantil, bem como de estudiosos da área da Educação Física. Neste estudo, notou-se que professor de educação física pode contribuir no combate a esse mal, podendo auxiliar no combate à obesidade infantil, por meio de conhecimentos relacionadas às diversas práticas corporais que podem ajudar na aquisição de um estilo de vida saudável, pois, infelizmente, nos dias atuais, a maioria das crianças possui somente os pequenos espaços em suas residências e as áreas do ambiente escolar para praticarem alguma atividade física.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física escolar: um estudo em escolas públicas no bairro da terra firme em Belém do Pará
    (2019-12-18) GOMES, Robson de Albuquerque; SANTOS, Jorge Monteiro França dos; http://lattes.cnpq.br/3739093883921087
    Este Trabalho de Curso, da área de conhecimento Educação Física, tem como tema “EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo em escolas públicas no bairro da Terra Firme em Belém do Pará”. Temos enquanto problema de pesquisa “Como tem sido a atuação da educação física escolar na prevenção ou no combate a obesidade nos alunos de duas escolas do ensino fundamental do bairro da Terra Firme?”. O objetivo é analisar o papel da Educação Física Escolar na prevenção da obesidade em alunos do ensino fundamental em duas escolas do bairro da Terra Firme em Belém do Pará. O estudo foi do tipo exploratório e sua classificação é de campo em que a coleta de dados se deu pela leitura dos PPPs das escolas pesquisadas, pela aplicação de um questionário para os professores de educação física dessas escolas e a coleta do peso e da estatura dos alunos/sujeitos da pesquisa. Os resultados do estudo demonstraram que os PPPs das escolas não fazem referência a prática de atividade física. Em relação aos professores de educação física, estes poderiam estimular ainda mais a prática de atividade física proporcionando uma maior qualidade de vida para o alunado. Na coleta de dados do IMC, percebemos que vários alunos estão na zona de risco, ou seja, estão com sobrepeso ou obesos. Esse trabalho constitui uma importante fonte de pesquisa e contribui significativamente para a comunidade acadêmica, bem como para a sociedade. Cabe ressaltar que ainda há muito que pesquisar a respeito desse tema, principalmente, em relação ao ambiente escolar, já que, é um lugar de socialização e ampliação do conhecimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prevalência de esteatose hepática em ambulatório de obesidade infantil de Belém – Pará
    (2007) LIMA, Rafael Miranda; NEVES, Olga Maria Domingues das; http://lattes.cnpq.br/4358106494308225
    Introdução: A obesidade é um problema de saúde pública mundial, inclusive afetando a faixa etária pediátrica, acarretando entre outras complicações a doença gordurosa não-alcoólica do fígado. Objetivos: Identificar a prevalência de esteatose hepática evidenciada pela ultrassonografia (USG) abdominal em crianças e adolescentes com excesso de peso, e relacionar o diagnóstico à resistência à insulina, aos níveis de ALT, AST, ao índice AST/ALT e à prevalência de dislipidemia. Casuística e Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 101 pacientes de 2 a 15 anos de idade, com excesso de peso, em Ambulatório de Obesidade Infantil da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, no período de abril de 2006 a abril de 2007, analisando-se idade, sexo, início do excesso de peso, peso, altura, índice AST/ALT, triglicerídeos, colesterol total, LDL-C, HDL-C e USG de abdome superior. Resultados: A USG abdominal evidenciou prevalência de esteatose hepática em 53,5% dos pacientes, sendo que 25,9% destes iniciaram o excesso de peso entre 1 a 3 anos de idade, não sendo essa associação estatisticamente significante. Observou-se, nesta população de estudo, que 55,6% eram do sexo masculino, 38,9% estavam na faixa etária de 9 a 11 anos, 75,9% eram obesos, 55,6% cursaram com triglicerídeos normais, 79,6% com colesterol total normal, 77,8% com LDL-C normal , 55,6% com HDL-C normal, 64,8% com AST normal, 72,2% com ALT normal, HOMA-IR alterado em 51,9%, presença de dislipidemia em 77,8%, sendo todas as correlações estatisticamente significantes. Comparando-se o grupo de pacientes sem esteatose hepática com o grupo que apresentou a doença, todas as alterações dos parâmetros avaliados e a presença de dislipidemia foram mais freqüentes no último grupo, sendo a associação estatisticamente significante. Conclusão: A prevalência de esteatose hepática identificada à USG abdominal foi de 53,5%, estando relacionada à resistência insulínica em 51,9% dos casos e à dislipidemia em 77,8%, ambos com significância estatística; os níveis de AST e ALT foram normais nos pacientes com esteatose hepática, porém este grupo apresentou mais alterações nas aminotransferases que o grupo de pacientes sem esteatose hepática. O índice AST/ALT médio dos pacientes com esteatose hepática foi de 1,360,45. O presente estudo chama atenção para a busca ativa de esteatose hepática em crianças e adolescentes que apresentem excesso de peso.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA