Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Number theory"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teoria dos números aplicada a resolução de problemas em uma sala de 6º ano da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro de Nova Timboteua, Pará
    (2019-12-13) FONSECA, Raquel Nery; TAVARES, Carla Cristina de Souza; http://lattes.cnpq.br/2591812924244726
    O presente estudo tem como foco a Teoria dos Números aplicada a resolução de problemas aos alunos do 6º ano do ensino Fundamental da Escola Professora Oneide Alves Pinheiro em Nova Timboteua-Pa. O objetivo principal consiste em investigar como a teoria dos números pode contribuir para a resolução de situações problemas e consequentemente para a aprendizagem dos alunos no ensino fundamental. No intuito de alcançar tal objetivo, o referido estudo insere-se no âmbito da pesquisa científica bibliográfica e quanti-qualitativa. Quanto a sua estrutura o estudo encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro trata de uma análise inicial da Teoria dos Números. O segundo trata da inserção dessa teoria no Ensino Fundamental. O terceiro apresenta a metodologia da pesquisa e o quarto à análise dos dados. Os resultados revelaram que na turma pesquisada os alunos possuem dificuldades quanto a resolução de problemas, sua aquisição por outro lado permitiria ao alunos desenvolver nelas autonomia e o senso crítico. A pesquisa revelou também, que teoria dos números deve ser trabalhada de maior contextualizada no ambiente educacional como forma de possibilitar aos alunos utilizarem os seus conhecimentos para a resolução de problemas. Sendo assim, perceptível que a teoria dos números seja mais valorizada no processo de aprendizagem dos alunos, principalmente diante das situações que envolvam a correlação entre teoria e prática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teste de Lucas-Lehmer para primos de Mersenne
    (2022-07-11) SANTOS, Elbi Jesus dos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557
    O presente trabalho tem como objetivo um pequeno resumo sobre os números primos de Mersenne e por consequência os números primos, assunto que mostrou ter uma certa relevância em vista do aumento de usuários de aplicativos que usam a criptografia RSA, para proteção de seus dados, sendo que a mesma usa números primos em seus cálculos, em especial primos com um grande número de digito que é o caso dos primos de Mersenne. Abordaremos tema que são cruciais de Teoria dos Números para o entendimento deste assunto complexo, sobre os quais apresentamos algumas propriedades e definições, avanços recentes no caso das conjecturas, e o uso do teste de Lucas-Lehmer para saber se um número é primo ou composto. Citaremos a biografia de Marin Mersenne e casos particulares de primos que foram estudados, caso dos números perfeitos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA