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Navegando por Assunto "Nuevas propuestas educacionales"

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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Resistir e persistir - um olhar decolonial sobre a comunidade África e Laranjituba: Projeto Filhos do Quilombo
    (2018-08-20) RODRIGUES, Loren Cristina da Silva; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509
    Este artigo, foi pensado a partir de um projeto educacional, realizado com turmas do fundamental maior, em parceria com uma comunidade de remanescente quilombola África e Laranjituba, no município de Moju no Estado do Pará. Afim de proporcionar aos alunos não apenas o contato, mas principalmente em fazê-los perceber as lutas, a importância da cultura africana na formação e construção da identidade brasileira. O artigo procura aludir as contribuições acerca do termo decolonialidade alinhados as perspectivas de Quijano , Walsh e Mignolo , autores que problematizam a matriz colonial como grande dominadora a partir de um víeis etnocêntrico no âmbito escolar; assim como, procuram trazer uma nova perspectiva por meio de políticas e práticas educacionais que viabilizem mudanças na construção de novos currículos escolares, com objetivo de promover uma educação antirracista. Faz-se necessário, a comunidade escolar contribuir com projetos interdisciplinares que procurem diminuir as desigualdades sociais e culturais empreendidas pelo eurocentrismo do colonizador. O projeto Filhos do Quilombo, surge a partir da necessidade de aproximar o aluno as práticas culturais tão presentes no nosso cotidiano, compreender também que o mesmo está inserido em uma sociedade multicultural e pluriétnica; reconhecer que o racismo epistêmico, silenciou o conhecimento dos que eram vistos como subalternos e privilegiou o ocidente como o legítimo produtor de conhecimento.
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