Navegando por Assunto "Neurological rehabilitation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração e análise da aplicabilidade de um manual de orientação de atividade de vida diária para cuidadores e/ou familiar de pacientes pós acidente vascular encefálico(2017) PERES, Geovana de Souza Paixão; WU, Sayori Vasconcelos; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098Introdução: O presente estudo se deu a partir do interesse das discentes em relação aos assuntos que tratam sobre a Atividade de Vida Diária, dos conhecimentos e experiências adquiridas no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” somado com as vivências durante os estágios obrigatórios em Unidade Básica de Saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família. O interesse também surgiu diante da falta de instrumentos educativos oriundos do campo da Terapia Ocupacional em relação a este assunto. Objetivo: Analisar a eficácia da utilização de um manual de orientação de AVD, para auxiliar cuidadores na assistência de pessoas com sequelas do AVE. Metodologia: Trata-se de um estudo de cunho qualitativo do tipo exploratório descritivo, realizado no projeto de extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: um enfoque nas AVD’s” com pessoas que sofreram AVE e seus respectivos cuidadores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e apresentou-se em três fases, e seus dados foram analisados através da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados referentes aos dados coletados nas entrevistas foram apresentados em forma de estudo de caso e em seguida apresenta-se o manual de orientações como resultado desta pesquisa. Discussão: distribuiu-se na discussão do delineamento metodológico e instrumentos de coleta de dados, perfil dos participantes, contribuições do manual como um instrumento de educação e saúde e limitações do estudo. Considerações Finais: Concluiu-se no estudo, que a utilização de manuais como instrumento de educação e saúde voltado aos cuidadores de pessoas que sofreram AVE é uma estratégia eficaz, no momento em que contribui como ferramenta de auxilio do cuidador diante das dificuldades apresentadas, e como consequência na efetiva melhora do cliente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A neuroreabilitação de pacientes pós acidente vascular encefálico na terapia por contensão induzida(2018) MIRANDA, Izabelle Cristina da Cruz; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é definido como um déficit neurológico súbito devido a uma restrição na irrigação sanguínea causando lesões celulares no encéfalo. Atualmente 90% dos sobreviventes desenvolvem algum tipo de deficiência, que acaba por dificultar as atividades de vida diária dos sujeitos, tornando o AVE a maior causa de incapacidade no mundo. A Terapia por Contensão Induzida (TCI), é uma terapêutica que visa recuperar a função do membro superior (MS) parético de pacientes com sequelas motoras do AVE por meio de treinamento intensivo e de restrição do MS não-parético durante 90% do dia. O treinamento intensivo ocorre por meio de atividades motoras que se relacionam com o contexto do sujeito, e, consequentemente, com as áreas do desempenho ocupacional como as atividades de vida diária, lazer e produtivas. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da TCI na capacidade funcional de indivíduos pós AVE, através das escalas Wolf Motor Function Test (WMFT), Motor Activity Log (MAL) e Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), apresentando abordagem qualitativa descritiva, característica do tipo pré-teste/pós-teste, com análises individuais, do tipo self control. A pesquisa será realizada com quatro participantes. As sessões irão ocorrer cinco vezes por semana, com duração de três horas na Universidade Federal do Pará. Os dados serão apresentados em gráficos ou tabelas, entretanto, a análise se dará de forma qualitativa, descrevendo e analisando as pontuações obtidas nos protocolos na avaliação e após dez sessões.