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Navegando por Assunto "Negros na arte"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os corpos negros na licenciatura em dança: desafios e possibilidades para formação docente
    (2023-06-13) COSTA, Williame da Silva; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Este Trabalho de Curso da Licenciatura em Dança tem como objetivo principal estudar e analisar a representação de corpos de artistas - pesquisadores - professores negros na formação em dança, observando os desafios e possibilidades na formação docente do curso, busco registrar caminhos percorridos nas minhas vivências e dialogadas com os meus pares que se encontram em formação, especificamente na Licenciatura em dança. Na escrita discorro alguns conceitos sobre educação antirracista, dança e outros conceitos afrodiaspóricos para fortalecer minhas reflexões imanentes em dança. Quanto à metodologia da pesquisa, inicialmente bibliográfica e, por partir de minhas experiências como pessoa não branca, recorro a minhas memórias amparado por aspectos da Autoetnografia, em diálogo com colegas do curso, os quais participaram da entrevista semiestruturada. Desse modo, a par dos conceitos elencados, de minhas impressões corporais quanto à ocupação de espaços, ainda incipientes no ensino superior, dialogo com meus pares, no intuito de fundamentar o estudo e ter uma escuta sensível para a escrita deste trabalho que é escrito por uma pessoa, porém tem ajuda de todo um corpo de alunado do ensino superior, carrega a força dos meus ancestrais e de todo o povo que me antecede. Este é um estudo preliminar, terá continuidade na pós-graduação, apresenta parte dos nossos anseios, necessidades, aspirações, constatações, do quanto ainda falta para chegarmos a uma formação de fato inclusiva. Não só dos corpos negros, mas de todos os segmentos sociais até hoje relegados a baixa escolaridade. Este tipo de pesquisa precisa ser aprofundada para estudos bem fundamentados para o apontamento de sugestões concretas para que a formação docente seja mais humanizada. Para mim, humanizar é incluir todas as pessoas num ensino de qualidade! Exploro a significância/importância de estudos étnicos-raciais (educação antirracista) e de pesquisas/disciplinas especificas. Pois, assim, seremos espaços com mais inclusão, participação e inserção entre as partes do sistema!
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tríade corpórea em solo: veredas da ancestralidade negra
    (2018) SARMENTO, Fernando da Silva; SANTA BRÍGIDA, Miguel; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199
    Esta pesquisa atravessa meu processo criativo de construção cênica, enveredada em meus trajetos de vida, religiosidade e acadêmico. Nasceu da observação dos estados de corpo e de consciência, respectivamente: corpo torturado, em transe e em crise, tendo como base teórica e metodológica a Etnocenologia que enfatiza o trinômio artista-pesquisador-particpante, valendo-se das relações entre o saber popular do terreiro e o saber cientifico, indissociado deste estudo, apresentei um resultado cênico, denominado Tríade Corpórea em Solo: Veredas da Ancestralidade Negra. O reconhecimento de minha negritude. Três estados de corpo distintos, com significados específicos são base para a elaboração de partituras corporais, tornamse um corpo uno a partir das contrações musculares involuntárias e recorrentes que os mesmos processam nestes estados de corpo e sua resultante em solo. Esta pesquisa descritiva integrada ao trabalho solo prioriza o trabalho e o corpo do ator, fui ao encontro de premissas que pensem a cena teatral a partir de um novo olhar, priorizei o cotidiano do terreiro, as experiências de vida e a religiosidade, para deles extrair potencialidades criadoras. Enveredo pelas noções propostas por Armindo Bião na perspectiva da Etnocenologia, numa travessia pelos estados de corpo e de consciência, dialogo também com Vicente Salles e apresento um sobrevôo pela historicidade do negro no Pará.
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