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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação dos negros escravizados/libertos na Cabanagem entre os anos de 1835 a 1840
    (2022-06-29) SANTOS, Roseane Araújo dos; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159
    O propósito deste artigo é identificar como sucedeu a participação dos negros escravizados/libertos na revolta denominada Cabanagem, eclodida em 7 de janeiro de 1835 a 1840 com a “derrota” dos cabanos. Pretende-se analisar as demandas que essa população trouxe para o movimento cabano, explorar de qual local partiram a maioria dos escravos, como reivindicaram questões no âmbito social durante a revolta e como esses eram citados na documentação dos governantes do período, devido ao fato de que os negros escravizados serviam como mero instrumento de trabalho para os donos de sítios e fazendas da região. Considera-se também, discutir o porquê essa condição estendeu-se por tanto tempo e por quais razões esses sujeitos foram ocultados da historiografia e o reflexo disso concernente à marginalização desses.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Peles negras, páginas brancas: representação da pessoa negra no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental
    (2019-08-23) CAVALCANTE, Elaine Rodrigues; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Esta pesquisa coloca em debate a representação da pessoa negra no livro didático da disciplina de História do 4º ano do ensino fundamental. Em geral, objetiva-se analisar como a pessoa negra vem sendo representada e que ideologias e estereótipos podem ser identificados nessa representação. Tem-se ainda como perspectiva discorrer sobre as implicações da representação e ideologias na construção identitária da criança negra, bem como sobre os efeitos sociais que resultam desta apropriação visual e conceitual do material exposto. É um estudo de caráter bibliográfico e documental de abordagem qualitativa, que tem como principal fonte os seguintes livros didáticos: Projeto Buriti – Editora Moderna; Mundo Amigo – Edições SM; Da Escola para o Mundo – Editora Ática. Para análise recorremos a pressupostos da técnica da Análise de Conteúdo, que nos permitiu entender os significados ocultos nos dados levantados. Os resultados demonstraram que a pessoa negra é representada no livro didático de História do 4º ano, em sua maioria de forma pejorativa em que sua história, memória e identidade são tidas como inferior ao do homem e mulher branca, únicos detentores de cultura e saberes. O negro, na verdade, é retratado na maioria dos livros analisados como escravo, mão de obra, mercadoria e produto. Tem-se assim, a permanência de um currículo tradicional e excludente. A lei 10.639/2003, embora importante para provocar mudanças nesse sentido e questionar a segregação racial precisa ser de fato implementada. Conclui-se, que, os livros didáticos, precisam ser questionados, analisados e criticados por professores e alunos. A lei 10.639/2003 é nesse processo elemento indispensável, pois, assim se abrirá precedentes para que aos poucos se supere a história discriminação racial na sociedade brasileira.
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