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Navegando por Assunto "Narrativas orais"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    CENTRO APOSTÓLICO JOÃO BONAL: História, Memórias e contribuições à formação infanto-juvenil em Anajás, PA
    (2020-11-30) RIBEIRO, Dejailson Maciel; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Esta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias do Centro Apostólico João Bonal, instituição filantrópica de cunho religioso que desenvolve ações socioeducacionais direcionadas a crianças, adolescentes e jovens carentes do município de Anajás, localizado no centro do arquipélago do Marajó. Fundado pela Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Ana no ano de 2003, esta instituição oferece diversas atividades socioeducativas gratuitas e de qualidade para a comunidade local, exercendo um papel primordial na formação e resgate de sujeitos que se encontram excluídos, as margens da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho busca conhecer e registrar narrativas orais acerca da história e memórias deste Centro, discutindo suas contribuições para a formação social dos sujeitos atendidos. O estudo abordará também outras questões, como: O que as pessoas narram sobre a história do Centro Apostólico João Bonal? O que elas guardam na memória? O que a instituição representa para seus beneficiários? Quais as contribuições sociais, culturais e educacionais dessa instituição para a comunidade local? A presente pesquisa é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. Tendo fonte primeira de dados as narrativas orais de diversos interlocutores que conhecem de perto a instituição. Além de dados e informações de fontes documentais como livros de registros, relatórios, projetos, diários, iconografias e um documentário audiovisual. Tem como categorias de análise a história da educação e das instituições educativas, cultura escolar, práticas pedagógicas. Fundamentadas por bases teóricas e fundamentos de autores de renome como: Saviani (2006), Nosella e Buffa (2013), Libâneo (2007), Nora (1993), Julia (2001), entre outros. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada proporciona experiências de vida diferenciadas para seus frequentadores, através de práticas educativas relevantes que proporcionam aos sujeitos uma chance de transformação social. A pesquisa aponta também a importância da instituição para a comunidade local, pois a mesma desempenha um papel fundamental tanto educacionalmente como socialmente, resgatando e contribuindo na formação de alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O mito do boto: uma viagem pelos encantos desta narrativa oral
    (2019-11-06) DIAS, Dheniff Quaresma; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    Este estudo discute como as narrativas orais, em foco a do mito do Boto, da cidade de Abaetetuba, influenciam no comportamento de seus munícipes com o objetivo de investigar quais os recursos e argumentos são usados pelos narradores para fortalecer a veracidade dessa narrativa que por intermédio da literatura oral está sendo disseminada por dezenas de gerações até os dias de hoje. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa que descreve por meio de entrevistas semiestruturadas as experiências vividas pelos informantes após a coleta dos dados durante a pesquisa exploratória. Para obter os devidos resultados, este estudo apresenta primeiramente noções e conceitos citados por seus respectivos teóricos sobre o que é mito, o que é cultura, o que é literatura oral e, ainda, sobre o mito do Boto. Inclui-se, para os devidos resultados, alguns relatos, correlacionando-o com a literatura fantástica e expondo os fatos libidinosos que se escondem por trás do mito. Na sequência, juntamente com as considerações finais, estão os resultados alcançados no decorrer da investigação ressaltando a importância desta pesquisa para a área de Letras e principalmente para os Estudos Literários no que concerne às narrativas orais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas orais sobre as ações pedagógicas da professora Suely Maués na complementação escolar de cidadãos abaetetubenses (1980-2017)
    (2018-07-18) COSTA, Juliana dos Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a história de vida, a trajetória profissional e as contribuições da professora Suely Maués no processo de complementação escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem no município de Abaetetuba-Pará, visando construir registros das ações pedagógicas por ela aplicadas nas aulas de reforço escolar. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi utilizada a História Oral como metodologia de pesquisa histórica, tendo como principais referências teóricas Alberti (2004), Le Goff (1990) e Thompson (1992) que discutem a produção e análise de dados históricos a partir de narrativas orais no resgate da memória coletiva atribuindo suas concepções com base teórica nos estudos de Halbwachs (2006), Pollack (1992) Bosi (2003). As narrativas orais sobre o reforço escolar da Professora Suely Maués enfatizam as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram suas ações pedagógicas na cidade de Abaetetuba e que lhe confere, até então, uma referência na arte de educar alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem no contexto escolar formal. Espera-se, com a referida pesquisa, a partir da trajetória da formação docente e de registros e análise das intervenções pedagógicas da professora Suely Maués, (re) afirmá-la referência na formação educacional de cidadãos abaetetubenses.
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