Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Narrativa autobiográfica"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de formação na educação do campo a partir da narrativa autobiográfica
    (2019-06-06) SOUSA, Raquel da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    Este Memorial de Formação acadêmica, objetiva socializar e refletir experiências formativas no âmbito da educação do campo, durante minha trajetória de vida escolar e acadêmica, bem como refletir sobre os obstáculos e conquistas vivenciados ao longo desse período de formação, objetiva, ainda, a relatar dificuldades encontradas durante o curso de educação no campo, em parte causadas pela falta de cumprimento das políticas públicas direcionadas aos povos de comunidades tradicionais. Trata-se de abordagem qualitativa, com a técnica de coleta de dados a partir de minha história de vida na qualidade de discente da educação do campo. Esta narrativa autobiográfica resultou flexões sobre as aprendizagens e experiências determinantes no processo de formação e nesse movimento surgiram possibilidades reais de reinvenção e potencialização de nossas dimensões pessoais, profissionais e humanas. Através deste trabalho, foi possível, revisitar pelas lembranças, experiências esquecidas, também de práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo, considerando toda a diversidade presente no espaço rural. Infância e adolescência, com todos os conflitos, tristezas e alegrias que a vida proporciona, também mereceram reflexões neste trabalho. Quando a educação do campo interroga nossas práticas, nós aprendemos a tecer reflexões que inevitavelmente passa pela nossa história de vida e formação, dada nossa relação com espaço do campo, lugar de nossa vida e de nossa produção. Nesse processo de empoderamento dos sujeitos e das lutas dos povos do campo, trazer nossa memória de vida e de luta nos afirma enquanto sujeitos camponeses engajados nas escolas de educação básica do campo e no movimento por uma educação do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
    (2024-07-02) SANTOS, Regiane Caldeira dos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    A ideia de que a formação humana é um processo contínuo, conduz estudos e atuações de diversas áreas, junto a seus atuantes e instituições. Analogamente, este trabalho foi inicialmente inspirado nessa consideração, visto que a formação acadêmica, esteve interpretada como parte do desenvolvimento humano e por isso é abordada neste trabalho sendo uma etapa e/ou busca continua, iniciando na infância, e perdurando até a fase adulta. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de uma narrativa autobiográfica, de uma mulher pertencente ao Quilombo Tucumandeua, norteada pelo questionamento de: como se dar a trajetória de formação acadêmica de uma mulher pertencente a uma Comunidade Quilombola? Para tanto, utilizou-se aportes de coletas autobiográfica, bibliográficas e de campo, com o objetivo fundamental de refletir sobre a importância da Educação Quilombola e os desafios propostos aos quilombolas para alcançarem todos os níveis da educação brasileira. Entre os autores do referencial teórico destaca-se: Brasil (2013; 2017), ECQ (2023) e Soares (2001). Em apresentação preliminar dos resultados, verificou-se que os membros da Comunidade Quilombola Tucumandeua vivenciam dificuldades semelhantes, relacionadas a transporte, à infraestrutura, e ao ensejo de investimentos em Educação, como o restabelecimento de uma escola na Comunidade Tucumandeua. Concluindo-se que embora a formação acadêmica seja repleta de desafios, para alguns grupos, apontados como “minorias” essas buscas são ainda mais desafiadoras.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA