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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    "Living without knowing the past is to live in the dark": utopian and dystopian elements in the quest for the land without evil in A Tale of Love and Fury
    (2022-12-07) ARAUJO, Kananda Monteiro; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este trabalho tem como objetivo abordar a obra fílmica Uma história de amor e fúria (2013), analisando como alguns elementos estão conectados na narrativa, tais como, a cosmogonia da Terra sem Mal, o conceito de memória coletiva e o gênero distópico. Essa análise comparativa da obra busca descrever quatro momentos da história brasileira, o Brasil colonial, a balaiada, a ditadura militar, e dando ênfase no último momento que é direcionado a um futuro não distante dos anos atuais “Rio de Janeiro 2096”, esse último momento é marcado pelo subelemento da distopia e o cyberpunk, ou seja, um futuro distópico que é resultado das ações do presente e do passado. Logo, buscamos analisar esses elementos que fazem desta obra uma reflexão sobre a violência que perpetua na sociedade através da contextualização histórica presente na narrativa. Alguns importantes autores foram essenciais para evidenciar esses momentos de narrativas, tais como Helene Clastres (1978), José Varela (2002), Raquel Bittencourt (2008), Glaucio Aranha (2019) e Kaká Werá Jecupé (2020).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A resistência feminina à ditadura militar no romance Não és tu, Brasil, de Marcelo Rubens Paiva
    (2017-04-07) CONCEIÇÃO, Dalila Souza; LOBATO, Ladyana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8841346138900610
    Esta monografia apresenta uma análise que discute a resistência feminina no romance Não és tu, Brasil, de Marcelo Rubens Paiva. A obra retrata a guerrilha do Vale do Ribeira ocorrida em Eldorado no período da ditadura no Brasil. Os conceitos narrativa e resistência, apesar de originalmente, pertencerem a esferas distintas, possuem uma relação intrínseca entre si que é evidenciada no romance em questão. A personagem feminina aqui analisada se trata de Luiza, uma militante guerrilheira que deixa sua vida para trás em nome da resistência ao regime. O objetivo da pesquisa, portanto, consiste em analisar a resistência da personagem Luiza e observar os fatores e as consequências que essa resistência provoca no desenrolar da trama. Para isso, trataremos a resistência feminina enquanto elemento estético, tomando por base os estudos de autores como Bosi (2002), Tânia Sarmento-Pantoja (2010, 2014), Augusto Sarmento-Pantoja (2014) Tânia Sarmento-Pantoja e Marcelino (2013) e Silva (2014). E por conta do contexto histórico em que Luiza está envolvida, a guerrilha, recorremos a autores que tratam do engajamento feminino na militância, como Colling (2004), Insuela (2009), Wolff (2009) e Kreuz (2014). Com esta análise fica evidente que a resistência feminina na obra não se limita apenas no aspecto político. O ato de resistir é configurado por meio de atitudes e comportamentos que vão além da esfera política e ideológica. Porém há consequências irreversíveis que envolvem todos ao redor da militante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “The spider-web is both a home and a trap ”: an analysis of the book There There, by Tommy Orange.
    (2022-12-07) PEROTES, Wevelly Thaissa Ribeiro; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este trabalho visa analisar como o escritor Nativo Norte-Americano Tommy Orange utilizou o símbolo da teia de aranha para projetar uma metáfora na narrativa de seu livro “There There” (2016). Ao explorar autores como Hertha D Wong (2009), Carol Patterson-Rudolph (1997) and Katarzyna and Sergiusz Michalski (2010), foi possível analisar a obra de Tommy Orange a partir um de ponto de vista fundamentado em um aporte teórico. Em particular, esta análise enfoca o uso da teia de aranha e suas qualidades simbologicas culturais para com os povos nativos americanos, e sua transformação em uma metáfora enraízada intrinsecamente dentro da narrativa. Os três personagens escolhidos para a discussão apresentam suas respectivas lutas internas que dialogam com a metáfora da teia de aranha analisada, a partir desta perspectiva, esta análise, - fundamentada no método de pesquisa bibliográfica foi executada com o fim de se obter uma melhor compreensão e outras interpretações acerca do livro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vida, formação e experiência: narrativas de uma professora do campo
    (2020-09-28) ALHO, Maria Benedita Taiana Lourenço; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    Este Trabalho de Curso (TCC), centra-se na trajetória de vida e experiência de Maria Benedita Fernandes, professora dos anos finais do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Gurupá (PA). Os objetivos buscam: compreender as implicações das histórias de vida na constituição das experiências profissionais da professora Maria Benedita, bem como refletir acerca das potencialidades das histórias de vida no desenvolvimento profissional. Nos respaldamos em autores do campo das histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em educação. Compartilha-se da abordagem da pesquisa narrativa (auto) biográfica, que possibilita reflexões sobre o registro dos fatos e relatos na voz da própria professora narradora. Os resultados evidenciam que a história de vida da professora traz inúmeras implicações na escolha da profissão e em sua vida pessoal, a qual obtém contributos pelas suas experiências, práticas educativas, vivenciadas no passado e no presente traduzidos em fazeres relacionados à educação, bem como influência da família e das próprias escolhas pessoais para exercer a profissão docente nas comunidades rurais de Gurupá.
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