Navegando por Assunto "Music"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia(2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classificação de gêneros musicais utilizando aprendizado de máquina(2018) ANDRADE, Antonio Raimundo Alves; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112A classificação automática de gêneros musicais é uma tarefa de crescente interesse, sobretudo devido à enorme quantidade de músicas disponíveis. Com gêneros devidamente classificados, torna-se possível a busca por gênero, facilitando a manutenção de acervos musicais. Entretanto, é consenso na literatura que muito ainda pode e deve ser feito, pois, por exemplo, ainda não se chegou a um conjunto de parâmetros que extraídos de uma faixa musical possibilite a melhor classificação possível. Por isso, neste trabalho aplicamos as Redes Neurais Artificiais ao problema de detecção automática de gêneros musicais. Os resultados encontrados acompanham os resultados de outros trabalhos disponíveis na literatura, mostrando que a técnica se adapta ao problema, mesmo diante da sua alta dimensionalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos(2019-08-30) BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509A presente temática foi selecionada a partir de minhas inquietações e observações quanto a contribuição da música como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora na educação infantil. Tendo por questionamentos: Qual a contribuição da música na educação infantil e quais suas implicações no desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos nessa etapa de ensino? A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo geral: Analisar a contribuição da música no processo de desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos na educação infantil e por específicos: Analisar as concepções teóricas relativas a importância da música nessa etapa de ensino e discutir quanto a historicidade e inserção da música no contexto educacional brasileiro. Onde busquei me utilizar da pesquisa bibliográfica que norteia e dá o suporte teórico necessário à todo o processo de investigação, tendo em vista que este trabalho se fundamenta única e especificamente nas análises teóricas decorrentes da pesquisa bibliográfica. Como referencial teórico a pesquisa se utilizou de Romanelli (2009), Silva (2010), Brito (2003), Rosa (1990) entre outros autores. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a música na educação infantil é um componente fundamental no currículo escolar e imprescindível ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e também sociocultural dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História e memória: Comunidade Quilombola Campo Verde(2022-01-17) SILVA, Elizabete Trindade da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das músicas escritas por moradores da comunidade quilombola Campo Verde e como as pessoas se identificam através dessas músicas, firmando uma identidade e mostrando resistências, lutas e conquistas por seus direitos. Para a realização desta pesquisa fez-se necessário o uso de fontes como: entrevistas com moradores, lendas, fotos e letras das músicas. Para tanto, fiz uma análise da história de fundação do município de Concórdia do Pará, sua localização geográfica, a história de fundação da comunidade de Campo Verde no período de 1979 até os dias atuais. Em se tratando de uma comunidade quilombola também se engloba nesta pesquisa um pouco da história de fundação da ARQUINEC (Associação dos Remanescentes de Quilombo Nova Esperança de Concórdia do Pará).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mudança linguística: uma análise de itens lexicais em letras de músicas brasileiras(2023-08-19) MESQUITA, Sérgio Soares; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Partindo do pressuposto de que a música se constitui uma importante forma de comunicação e expressão do pensamento humano e que carrega consigo uma enorme carga histórico-cultural, de identidade e que perpassa por todo a existência humana, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o presente trabalho tem por objetivo apresentar de que forma essas mudanças ocorridas na língua são incorporadas nas letras das canções, dando ênfase a termos que se apresentam no meio digital, em especial nas mídias socias; uma vez que esse gênero discursivo música se apropria das mudanças linguísticas ocorridas na língua, ou seja, as composições musicais absorvem o que está em uso pelos falantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música como recurso terapêutico na intervenção junto ao idoso com demência institucionalizado(2019) MORAIS, Anne Carolina de Carvalho; OMURA, Kátia Maki; http://lattes.cnpq.br/0445550750574287; https://orcid.org/0000-0001-5113-5317Objetivos: O presente estudo tem o objetivo de verificar os benefícios do uso da música na atenuação dos efeitos negativos advindos do processo de institucionalização, avaliar quais aspectos cognitivos se alteram com o uso da música como recurso terapêutico. Métodos: Pesquisa de caráter quanti-qualitativo, exploratório, do tipo ensaio clínico não controlado realizado em uma Instituição de Longa Permanência. Participaram das intervenções, idosos em processo demencial que residiam na Instituição. Como instrumento da pesquisa foi utilizado o Mini Exame do Estado Mental. Resultados: Participaram do estudo, três idosos institucionalizados, 2 mulheres e 1 homem, com idade média de 82,3 anos (DP = 8,2, intervalo = 7292), com escolaridade de 0 a 3 anos de acordo com o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), e todos mencionaram gostar de escutar música. Os três participantes obtiveram pontuação inferior ao ponto de corte do MEEM, indicando comprometimento cognitivo. Este teste foi aplicado duas vezes, a primeira durante a avaliação inicial, e a segunda, depois da intervenção com música. Os idosos mantiveram ou apresentaram um melhor desempenho nos itens do MEEM após a intervenção com música. Conclusão: Este estudo sugere que a música pode ter efeitos positivos em alguns aspectos cognitivos dos idosos institucionalizados com demência, principalmente, no que concerne a orientação temporal, espacial, memória de curto prazo, e linguagem. Além disso, os participantes se mostraram mais comunicativos e interativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Música e educação: o uso da música como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização(2022-08-12) LAMEIRA, Jayne de Oliveira; LIMA, Raimunda Vieira; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música(2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso da música como recurso pedagógico no ensino de História(2018-08-12) SANTOS, Everton Antônio Reis Dos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música como recurso didático por professores para a aprendizagem de História em escolas de educação básica. A pesquisa é descritiva, qualitativa, e utiliza a pesquisa informatizada como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas pela pesquisa procuram demonstrar como a música pode ser utilizada como estratégia para o ensino da disciplina de História. São discutidos estudos entre os artigos publicados, buscando analisar como a música pode ser utilizada como estratégia pedagógica para contribuir para o ensino de História.