Navegando por Assunto "Museu Paraense Emílio Goeldi"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Afeto que mobiliza as redes: o possível fechamento do Museu Paraense Emílio Goeldi entre os usuários do Facebook.(2019-02-12) FERNANDES, Phillippe Sendas de Paula; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271Na noite de 31 de agosto de 2017, servidores e colaboradores do sesquicentenário Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) foram os primeiros a compartilharem nas redes sociais um alerta: em menos de 40 dias, a mais antiga instituição científica da Amazônia fecharia suas portas, consequência dos cortes e contingenciamentos orçamentários que atingiram a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Brasil naquele ano. Nas ruas e nas redes, a mobilização foi imediata e envolveu a sociedade civil, a imprensa e a classe política. O movimento atingiu seu ápice em 17 de setembro de 2017, com mais de dez mil pessoas participando de um abraço simbólico no Museu Emílio Goeldi. Lançando um olhar para a mobilização dos usuários nas redes sociais, este artigo apresenta o resultado de análise de conteúdo quantitativa e qualitativa realizada na página oficial do Museu Goeldi no Facebook, considerando as publicações relacionadas ao possível fechamento da instituição. No mês de setembro de 2017, foram 13 postagens com, pelo menos, 3.726 reações (curtidas ou emoticons), 3.073 compartilhamentos, 253 comentários e 337 avaliações com 93 mensagens públicas. Da análise desse material, despontaram aspectos que evidenciam o vínculo afetivo dos usuários do Facebook com o MPEG e a percepção deles a respeito da relevância da instituição na produção de conhecimento sobre e para a região amazônica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão: contribuições para o fazer interdisciplinar do bibliotecário(2019-07-04) SOUSA, Luana de Carvalho; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Explora os traços interdisciplinares do bibliotecário na biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, com o objetivo geral de contribuir para a reflexão sobre a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas. Como objetivos específicos tem-se: a) refletir sobre a divulgação científica no contexto das bibliotecas especializadas; b) identificar a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas; c) analisar a atuação interdisciplinar do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão. A pesquisa é bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, realizada por meio de consulta ao referencial teórico e descrição das ações desenvolvidas pelo bibliotecário. Como resultado, evidenciou-se o importante fazer deste profissional para a valorização/divulgação dos saberes e notória (re) construção da histórica biblioteca estudada, em que, os personagens principais escutam atentos a ”hora do conto”. Por fim, conclui-se que as vivências e constatações abordadas neste trabalho continuam servindo como propulsores da ciência, da Amazônia e do olhar para o público infanto-juvenil.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Divulgação Científica e Acessibilidade no Museu Paraense Emílio Goeldi.(2019-02-15) SILVA, Vanessa Monteiro da; SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis dos; http://lattes.cnpq.br/4255929869177172O objetivo desta investigação é compreender de que maneira as práticas de divulgação científica do Museu Paraense Emílio Goeldi são feitas de forma acessível à pessoas com deficiência. O museu é atualmente o segundo mais antigo do país, reunindo 152 anos de experiência científica na Amazônia. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e combinou as seguintes técnicas: levantamento bibliográfico, mapeamento de práticas voltadas à acessibilidade; observação nos espaços do parque Zoobotânico; entrevistas com profissionais diretamente ligados à divulgação científica na instituição; descrição e análise. Como conceitos principais foram utilizados os estudos sobre acessibilidade e inclusão trabalhados por Sassaki (2005); os conceitos de Wolton (2006) que entende a comunicação como partilha ; as pesquisas de Bueno (2010) sobre divulgação científica e alfabetização científica; assim como os trabalhos desenvolvidos por Cohen, Duarte e Brasileiro (2012), que forneceram informações essenciais sobre práticas de acessibilidade em museus.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Musealidade no Museu Paraense Emílio Goeldi: trânsitos da cultura material marajoara (1870-1903)(2014) MELO, Josiane Martins; PACHECO, Agenor Sarraf; http://lattes.cnpq.br/5839293025434267O trabalho buscou entender a musealidade de objetos que transitaram de realidades amazônicas, especialmente da região marajoara, para o Museu Paraense Emílio Goeldi, no período de 1870 a 1903. A investigação refletiu acerca das condições migrantes de objetos para museus no século XIX e as suas relações sociais e simbólicas. No trânsito dos objetos marajoaras para dentro da instituição museal foram observados o tratamento e as relações entre museu e sociedade da época. A metodologia utilizada foi a da cartografia, baseada em autores como Martín-Barbero e Deleuze e Guattari. Utilizaram-se documentos de época e neles foram mapeados aspectos das relações sociais entre museu e objetos marajoaras, com destaque para aqueles produzidos pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Museu Paraense Emílio Goeldi, cujas naturezas eram cartas, relatórios, notas e boletins. Ampliaram-se o acervo de fontes os periódicos: Jornal do Pará e o Folha do Norte. Nesses documentos foram sinalizadas abordagens sobre a prática do Museu em relação à cultura material marajoara. A pesquisa deixa ver que o trânsito de objetos está inteiramente ligado ao tratamento científico de objetos coletados nas regiões marajoaras no período em tela, apontando a lógica da preservação e seus sentidos políticos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Produção científica do Museu Goeldi: uma análise das publicações oriundas do programa institucional de bolsas de iniciação científica(2023-07-07) MATOS, Carla Gisely Furtado; PAIVA, Rodrigo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4900747271381474; https://orcid.org/0000-0002-0632-2823; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537O presente trabalho visa a análise dos 15 anos dos Livros de Resumos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, por meio do povoamento do seu Repositório Institucional. Utiliza os métodos de pesquisa documental, com análise exploratória e abordagem qualitativa/quantitativa, e uso do método bibliométrico. Foram consultados e analisados 897 resumos referentes aos anos de 1993 a 2007, na qual o ano de 2007 teve o maior número de resumos publicados e 1994 o menor número de publicações, as pesquisadoras obtiveram destaques nas orientações, sendo a pesquisadora Lourdes Furtado a com mais resumos orientados, entre os bolsistas as mulheres se destacaram, enquanto a Botânica consagrou-se como a área com mais publicações. É possível compreender o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica como um instrumento de inserção dos graduandos no mundo da pesquisa e como um elemento importante para a memória científica do Museu. Por fim, os resultados apresentados neste estudo reforçam a importância dos repositórios para a preservação e mensuração do ambiente cientifico presente nas instituições. A partir das discussões, espera-se que o PIBIC continue a contribuir com a formação de novos pesquisadores e com o desenvolvimento científico na Amazônia e no Museu Paraense Emilio Goeldi.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Público familiar no parque zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi(2014) SANTOS, Emilly Cristine Barbosa dos; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031Dentro da cadeia de visitantes do Parque Zoobotânico Museu Paraense Emílio Goeldi destaca-se o público familiar, com o qual o Museu apresenta um forte laço. O Parque do Museu Goeldi, localizado no centro de Belém, capital do Pará, se constitui para o público familiar como um espaço de construção da identidade sociocultural. Esse processo é engendrado a partir das singularidades de um ambiente bucólico que o Parque apresenta com a fauna e flora típicas da região amazônica inserido no contexto urbano. Além disso, as ações educativas desenvolvidas desde a direção de Emílio Goeldi na instituição, as quais apresentavam como principal objetivo atrair o público geral para a visitação ao Museu também foram importantes para a construção desse vínculo. Nesse sentido, a pesquisa buscou apontar as representações do público familiar sobre o Museu Goeldi a partir das experiências de visitas, para, desse modo, compreender como as famílias percebem o Museu Goeldi. De modo geral, as entrevistas com os participantes da pesquisa possibilitaram notar como o Museu Goeldi está presente no cotidiano das famílias belenenses, constituindo-se como um lugar suscetível de múltiplas experiências e lembranças, criando, conseguintemente, múltiplos significados e representações. Apreende-se com isso que as primeiras visitas ao Parque Zoobotânico se iniciam no seio familiar, desde a infância, sendo isso, um hábito passado de geração para geração, engendrado por meio de experiências dinâmicas e espontâneas. Família, liberdade, tranquilidade, reflexão são algumas das representações atribuídas ao Museu Goeldi, a partir das quais compreende-se que as práticas de sociabilidades no Parque Zoobotânico se desenvolvem a partir do compartilhamento familiar de saberes e experiências.