Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Museu"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação de Acervo x Mineração: a coleção paleontológica do Museu Paraense Emílio Goeldi e sua relação com a mineração no município de Capanema-PA
    (2018-02-01) SILVA, Rayana Alexandra Sousa da; PEREIRA, Ana Paula Linhares; http://lattes.cnpq.br/8369046011837903; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Neste texto, fazemos uma análise na relação estabelecida entre Paleontologia e Mineração, para a formação de coleções museológicas, partindo da observação da associação entre a formação da coleção do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a exploração mineral no município de Capanema-PA. Esta coleção conta, atualmente, com 6.292 exemplares fósseis, dos quais 1.784 procedem diretamente de Capanema, estando distribuídos entre as quatro coleções da seguinte maneira: 22% paleoinvertebrados, 26% paleovertebrados, 6% paleobotânica e 11% microfósseis, cuja maior procedência consiste em materiais oriundos de depósitos sedimentares amazônicos, especialmente da Formação Pirabas. Baseado na importância que o MPEG assume no contexto local, nacional e internacional como uma importante instituição museológica, bem como o papel duplo que as mineradoras assumem no sentido de preservação e o que é destruído para a produção de mercadorias como o cimento. Para isso, faz-se uma análise quantitativa e qualitativa da composição deste acervo, a fim de se refletir sobre questões como: os fósseis como patrimônio; o papel do museu como mediador da relação homem x patrimônio paleontológico; a salvaguarda destes bens, tendo como base a musealização como forma de preservação de bens culturais. Constatou-se que não existe uma medida justa entre aquilo que é transformado em mercadoria e aquilo que é devolvido à sociedade através do museu, visto que há uma disparidade enorme entre a proporção daquilo que entra para a coleção e as toneladas anuais convertidas em produtos. Foi possível refletir acerca das ações mitigatórias que são realizadas atualmente, bem como nas potencialidades geradas a partir do empoderamento da comunidade local em relação a tais bens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os Marajós em relatos: narrativas museais de viajantes no século XIX
    (2014-12-24) ARAÚJO, Lucas Monteiro de; PACHECO, Agenor Sarraf; http://lattes.cnpq.br/5839293025434267
    Este trabalho busca analisar representações da cultura marajoara em narrativas de viajantes do século XIX. A Amazônia marajoara foi intensamente grafada por naturalistas, etnólogos, zoólogos, botânicos, dentre outros, por ser uma região detentora de um rico patrimônio natural e cultural. Buscamos ajuizar a noção conceitual de museu aos textos, entendendo que, analogamente aquela instituição, tais tomos também possuem a capacidade de se expressar enquanto experiência museológica. Indo além de relatar as aventuras dos seus autores, as narrativas contam hábitos, descrevem lugares, relatam “mitos”, “lendas”, saberes e fazeres locais. Em estudos mais aprofundados, podemos perceber ainda conflitos de percepções, laços de pertença e cosmologias de populações marajoaras, materializadas em livros, diários, boletins e revistas. Assim, concluímos que, a partir das pesquisas realizadas, os textos podem ser compreendidos enquanto uma grande Museu Conceitual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museologia e memória do Museu/Arquivo histórico da Santa Casa Dr. Alípio Bordalo de Belém-PA
    (2013-08) VERÍSSIMO, Wanderlena do Socorro Corrêa; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200
    O Museu Arquivo/Histórico da Santa Casa Dr. Alípio Bordalo de Belém do Pará é um museu que preserva a história e a memória de uma instituição que possui 363 anos de assistência a sociedade paraense. Sendo as Santas Casas de Misericórdia, modelo institucional de assistência aos necessitados criada na Itália no século XII, tornou-se marca de ação da coroa portuguesa. A mesma foi implementada no Brasil em 1543 em Santos e no Pará, em 1650. Quando foi criada Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, fundada na atual cidade de Belém. Mudando de nome por intervenções do Estado, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará oficializou este nome em 1990. A Santa Casa em 22 de junho de 1987 fundou um museu que tem como objetivo resgatar a história e memória das ciências médicas paraense. Museu que possui em seu acervo uma diversidade de acervos que vão de 15 coleções. Logo a proposta deste trabalho encontra-se na possibilidade de aprimorar o conhecimento sobre a realidade desta instituição museológica, fazendo um paralelo entre a sua história oficial e as memórias das pessoas que atuaram nesta instituição. Este trabalho pretende, através de um olhar advindo da Museologia e seus preceitos teóricos, dar ênfase à realidade museológica da instituição e os processos que se fazem presentes na mesma assim como resgatar memória de pessoas que atuaram neste museu, como o Dr. Alípio Bordalo, MSc. Euler Arruda e Dr. Márcio Couto Henrique.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta de fomento à salvaguarda do patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, Pará, Brasil
    (2018-01-15) SILVA, Leonardo de Souza; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    A região amazônica, no Brasil, possui o patrimônio natural reconhecido, porém outros ecossistemas ocuparam a região e estão registrados em rochas, como as da Formação Pirabas, na região litoral do Pará, na praia do Atalaia (Salinópolis). Os fósseis destas rochas detêm potencial social transformador quando bem usufruídos. E buscamos em sites, bibliotecas e 150 entrevistas, conhecimentos referentes a estes, para problematizar, a partir de diferentes áreas, o (re)conhecimento deste patrimônio na região. Há fragilidades na relação entre as informações acadêmicas e como estas estão disponibilizadas ao público, dificultando, assim, a preservação e a utilzação social dos fósseis. Entretanto, sugerimos políticas públicas e um museu no município, como ações que podem minimizar tal situação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o setor de ação educativa do Museu de Arte de Belém a partir das práticas vivenciadas no MABE – período de estágio de 2013 a 2016
    (2017-05-18) MOURA, Vivian Leticia; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    O museu, enquanto instituição que adquire e conserva bens culturais de distintas sociedades, possui dentro de suas funções preservacionistas, uma atuação educativa instituída no processo de socialização que se desenvolve através das exposições organizadas pela instituição, cujo o intuito é apresentar ao público o acervo sob sua proteção. A função educativa dos museus está relacionada com seus objetivos institucionais a partir da difusão do conhecimento produzido nestas instituições. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar o cotidiano do setor da “Ação Educativa” no Museu de Arte de Belém (MABE), e problematizar a eficácia de sua atuação diante do público frequentador, bem como identificar as ações do setor da Ação Educativa antes, durante e após as exposições de curta duração. A abordagem será na preparação oferecida aos mediadores e na comunicação entre o setor e as divisões do Museu. Para isso, foi delimitado um recorte temporal correspondente ao ano de 2016, em razão da exposição temporária idealizada pelo Museu, em comemoração aos festejos de 400 anos da fundação da cidade de Belém, comemorado em 12 de janeiro de 2016. A exposição referida foi intitulada “Um Olhar Contemporâneo sobre a Arte no Pará”. A metodologia utilizada para descrever o detalhamento do setor educativo é parte da experiência vivenciada no setor educativo do Museu. Após estas análises, podemos concluir que estas discussões sobre o papel da Ação Educativa enquanto setor do MABE são necessárias e contribui para melhorar a relação museu-visitante.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA