Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Multissérie"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do processo de ensino e aprendizagem de alunos em classes multisseriadas da escola Santa Rita em Igarapé – Miri – Pará
    (2018-06-18) CORRÊA, Neidineia Oliva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente trabalho faz uma análise do processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, especificamente na Escola Santa Rita, em Igarapé-Miri, com o objetivo de investigar quais as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa se deu mediante um estudo de caso na instituição de ensino Escola Municipal Santa Rita, através de entrevistas com um professor, gestore famílias de alunos com dificuldades de aprendizagem e mediante um roteiro com perguntas-chave, a fim de constatar a realidade vivenciada pelo professor e pelos alunos da escola do campo, bem como conquistas e desafios que lhes são impostos no dia a dia.E, com base nessa realidade local, bem como na experiência docente, é que este trabalho tem o intuito de demonstrar que as classes multisseriadasde Educação do campo têm um longo caminho a percorrer e desafios a serem superados, fazendo-se necessária uma maior reflexão sobre como conceber uma educação básica do campo voltada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico dos povos que habitam e trabalham no campo, atendendo às suas diferenças históricas e culturais para que vivam com dignidade, usufruindo dos direitos que lhes são devidos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa
    (2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795
    Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A docência e organização do trabalho em uma escola multisseriada no município de Acará – PA
    (2019-12-16) ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Esta pesquisa discorre sobre a docência e organização do trabalho de uma professora em uma escola multisseriada situada no espaço campesino em uma área ribeirinha no município de Acará (PA), visando quais práticas esta utiliza para desenvolver o trabalho docente e se há relação com o contexto local, fazendo uma análise sobre a educação almejada para o campo, visto que a Organização do Trabalho Docente é uma ferramenta indispensável para ordenar os trabalhos a serem realizados na escola numa perspectiva de alcançar os objetivos pretendidos. É uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas da docente em sala de aula bem como a relação entre educadora e educandos. Os enlaces da pesquisa apontam uma prática docente diferenciada que abarca os sujeitos daquela localidade, incorporando ao currículo seus modos de ser e viver. Haja vista, a importância de analisar como ocorre o ensino na classe multisseriada, levando em consideração a realidade cotidiana dos alunos, assim como verificar as metodologias utilizadas para aquisição do ensino e aprendizagem desses educandos. É necessário compreender que o ensino em classes multisseriadas busca manter a identidade cultural e autonomia que existe entre os sujeitos que ocupam aqueles espaços. Para embasar teoricamente nossos escritos, buscamos alguns autores que nos foram apresentados ao longo da formação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, são eles: Arroyo (1999, 2013), Benjamin (2000), Fernandes (1999), Hage (2005, 2011, 2015), Molina (2012), Silva (2006, 2009) e outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo, com enfoque na prática educativa em multissérie, na escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna
    (2023-12-14) NASCIMENTO, Luana Maria Ferreira; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discute a prática educativa em multissérie, a partir da experiência de uma professora que atua na Escola Joana de Lima Cabral, comunidade de Caju-Úna, Soure-PA, visando analisar a prática educativa desenvolvida em uma classe multisseriada na referida escola, o que perpassou por situar os desafios encontrados pela professora no cotidiano escolar. O estudo abrangeu a pesquisa bibliográfica e a documental somado ao diálogo com a professora atuante na multissérie. Assim, foram bases às reflexões de autores como Caldart (2002; 2004) e Hage (2005, 2006), entre outros. Dos documentos oficiais nos utilizamos do Documento Curricular Municipal de Soure, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Houve também a entrevista com a professora e a observação in loco, a escola mencionada. Como possível resultado, vimos que escola do campo com atuação multisseriada se encontra distante da qualidade socialmente referenciada, ou seja, com a garantia aos sujeitos do campo o atendimento de boa formação e valorização da vida no e do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará
    (2018) ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033
    Esta monografia é resultado de um estudo realizado sobre práticas pedagógicas de alfabetização na escola em uma turma multisseriada de 3°ao 5°ano no município de Abaetetuba - Pará. O referido estudo teve como participantes um professor e seis alunos. Os mesmos encontram-se inseridos no 3° e 5° ano do ensino fundamental, da escola São Miguel II, que se localiza na Rodovia Doutor Joao Miranda km 05 ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-Pa. Este estudo objetiva refletir sobre as praticas pedagógicas desenvolvidas por um professor em uma turma multisseriada e os principais obstáculos enfrentados por ele para trabalhar. A questão central da pesquisa foi quais os principais obstáculos encontrados na alfabetização da turma multisseriada na escola São Miguel II? A presente pesquisa realizou-se através de um estudo bibliográfico, com levantamento teórico, em livros, artigos e na internet. Possuindo uma abordagem qualitativa, através da pesquisa de campo do tipo etnográfico, pelos métodos da observação sistemática e entrevista semiestruturada, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Precarização do trabalho docente: as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas.
    (2018-05-18) SILVA, Ana Lúcia Barreto da; SOUZA, Maria de Fátima de Matos; http://lattes.cnpq.br/4562453070537953
    Este artigo tem o objetivo de discutir a precarização do trabalho docente nas escolas do campo, enfatizando as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas, os quais resistem em meio às condições adversas que configuram a realidade das escolas do campo. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas e aplicação de questionários abertos, por meio dos quais obtivemos os depoimentos do professor de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonho de Criança, da coordenadora pedagógica que orienta os trabalhos na escola referente à disciplina de Ciências e diretor de ensino do município de Pacajá-Pa. As pesquisas revelam as condições de precarização em que os professores vem atuando em classe multisseriada, como o estado precário da infraestrutura da escola, a falta de formação continuada específica para o professor de ciências que trabalha nestas classes, e as dificuldades enfrentadas para se trabalhar os conteúdos de ciências em turma composta por séries diferentes, oriundas principalmente pela falta de recursos didáticos adequados e em quantidade. Como principal conclusão o estudo aponta que o trabalho do professor de ciências tem se pautado na utilização do modelo seriado urbano de ensino, havendo a necessidade de se discutir práticas de ensino específicas para garantir condições mais favoráveis para o trabalho docente em classes multisseriadas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso das novas tecnologias nas classes multisseriadas
    (2015) PAUMGARTTEN, Evaldo Barros; BERRAOUI, Mara Rita Duarte de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação adequada dos professores para o uso das novas tecnologias na sala de aula, mais especificamente nas classes multisseriadas da escola Boa Esperança, Comunidade do Cruzeiro, município de Barcarena (PA). Ainda como objetivo específico foi definido analisar: a) qual o espaço que as tecnologias têm na escola Boa Esperança; b) como os alunos estão tendo acesso às novas tecnologias na escola; c) como os professores utilizam as tecnologias na sala de aula. Realizamos seis entrevistas com o professor, duas mães de alunos, dois alunos e também com a atual coordenadora da Educação do Campo do Município de Barcarena, realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas e previamente apresentadas aos entrevistados. Os entrevistados, em suas respostas, consideram importante o uso das tecnologias e, apesar da fala muito consciente do professor, ainda pouco se tem feito no sentido de melhorar a estrutura física e tecnológica destinada aos alunos, para de fato realizarmos uma educação inclusiva, no sentido da inclusão digital.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA