Navegando por Assunto "Multiseries"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do processo de ensino e aprendizagem de alunos em classes multisseriadas da escola Santa Rita em Igarapé – Miri – Pará(2018-06-18) CORRÊA, Neidineia Oliva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente trabalho faz uma análise do processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, especificamente na Escola Santa Rita, em Igarapé-Miri, com o objetivo de investigar quais as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa se deu mediante um estudo de caso na instituição de ensino Escola Municipal Santa Rita, através de entrevistas com um professor, gestore famílias de alunos com dificuldades de aprendizagem e mediante um roteiro com perguntas-chave, a fim de constatar a realidade vivenciada pelo professor e pelos alunos da escola do campo, bem como conquistas e desafios que lhes são impostos no dia a dia.E, com base nessa realidade local, bem como na experiência docente, é que este trabalho tem o intuito de demonstrar que as classes multisseriadasde Educação do campo têm um longo caminho a percorrer e desafios a serem superados, fazendo-se necessária uma maior reflexão sobre como conceber uma educação básica do campo voltada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico dos povos que habitam e trabalham no campo, atendendo às suas diferenças históricas e culturais para que vivam com dignidade, usufruindo dos direitos que lhes são devidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A docência e organização do trabalho em uma escola multisseriada no município de Acará – PA(2019-12-16) ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Esta pesquisa discorre sobre a docência e organização do trabalho de uma professora em uma escola multisseriada situada no espaço campesino em uma área ribeirinha no município de Acará (PA), visando quais práticas esta utiliza para desenvolver o trabalho docente e se há relação com o contexto local, fazendo uma análise sobre a educação almejada para o campo, visto que a Organização do Trabalho Docente é uma ferramenta indispensável para ordenar os trabalhos a serem realizados na escola numa perspectiva de alcançar os objetivos pretendidos. É uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas da docente em sala de aula bem como a relação entre educadora e educandos. Os enlaces da pesquisa apontam uma prática docente diferenciada que abarca os sujeitos daquela localidade, incorporando ao currículo seus modos de ser e viver. Haja vista, a importância de analisar como ocorre o ensino na classe multisseriada, levando em consideração a realidade cotidiana dos alunos, assim como verificar as metodologias utilizadas para aquisição do ensino e aprendizagem desses educandos. É necessário compreender que o ensino em classes multisseriadas busca manter a identidade cultural e autonomia que existe entre os sujeitos que ocupam aqueles espaços. Para embasar teoricamente nossos escritos, buscamos alguns autores que nos foram apresentados ao longo da formação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, são eles: Arroyo (1999, 2013), Benjamin (2000), Fernandes (1999), Hage (2005, 2011, 2015), Molina (2012), Silva (2006, 2009) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial educação no campo: reflexões de uma professora do município de Anapu(2023-01-23) SOUSA, Camila Silva e; PONTES, Dienne Marly de SouzaEsta pesquisa em forma de memorial acadêmico abordará a educação do campo, através de relatos reais sobre a minha história de vida. Tenho como objetivo propor reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por pessoas que residem na zona rural do município de Anapu; analisar os fatores que envolvam a educação e que interferem na aprendizagem e na permanência do aluno campesino, verificar o processo e os critérios de seleção dos educadores que atuam na região rural do município de Anapu. Refletir sobre as práticas Pedagógicas dos professores que atuam na região rural do município de Anapu. A pesquisa se justifica por trazer elementos da realidade do povo da zona rural deste município, uma vez que é de suma importância refletir sobre a educação ofertada ao povo campesino, sendo que esta muitas vezes não leva em consideração a complexidade de fatores que envolvem a vida dos alunos do campo que precisam trabalhar para ajudar no sustento familiar. Para fundamentar teoricamente este trabalho através em Freire (1987) e Hage e Barros(2010). No desenvolvimento deste estudo optei por dividir em quatro partes. A parte inicial deste memorial farei uma narrativa pessoal relembrando a partir da minha infância. Na segunda parte irei descrever como tive os primeiros contatos com a escola. Na terceiro parte relatarei o início da minha profissão. Por último narrarei sobre o PARFOR. Nas considerações finais farei reflexões sobre os achados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará(2018) ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Esta monografia é resultado de um estudo realizado sobre práticas pedagógicas de alfabetização na escola em uma turma multisseriada de 3°ao 5°ano no município de Abaetetuba - Pará. O referido estudo teve como participantes um professor e seis alunos. Os mesmos encontram-se inseridos no 3° e 5° ano do ensino fundamental, da escola São Miguel II, que se localiza na Rodovia Doutor Joao Miranda km 05 ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-Pa. Este estudo objetiva refletir sobre as praticas pedagógicas desenvolvidas por um professor em uma turma multisseriada e os principais obstáculos enfrentados por ele para trabalhar. A questão central da pesquisa foi quais os principais obstáculos encontrados na alfabetização da turma multisseriada na escola São Miguel II? A presente pesquisa realizou-se através de um estudo bibliográfico, com levantamento teórico, em livros, artigos e na internet. Possuindo uma abordagem qualitativa, através da pesquisa de campo do tipo etnográfico, pelos métodos da observação sistemática e entrevista semiestruturada, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas.