Navegando por Assunto "Multiliteracies"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) From history to multiliteracies: analyzing the role(s) of the english language in Brazilian official educational documents(2025-08-01) EVANGELISTA, Larissa de Paula da Silva; ALMEIDA, Ricardo Regis de; http://lattes.cnpq.br/6018975801393976; https://orcid.org/0000-0001-9049-8401Compreender a trajetória do ensino de língua inglesa no Brasil, especialmente na educação pública, é fundamental para compreender as demandas de uma sociedade em constante transformação. Neste sentido, este artigo propõe um olhar analítico sobre o percurso histórico do ensino do idioma e as mudanças ocasionadas por normativas legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Estado do Pará (DCE). Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que, além de recuperar elementos históricos, faz uma breve apreciação acerca das leis norteadora da educação no ensino de Línguas Inglesa no Brasil, buscando apresentar algumas mudanças e alterações que resultaram na substituição da uma Língua estrangeira para a Língua Franca, como também, dentro desse cenário de transformações, propõe a perspectiva dos multiletramentos, conforme apresentada por Rojo (2012), como uma alternativa pedagógica frente às necessidades emergentes no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em uma sociedade cada vez mais marcada pela presença das tecnologias e do universo digital.