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Navegando por Assunto "Mulheres negras"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Bibiana y la representación de resistencia contra la explotación en Torto Arado de Itamar Vieira
    (2023-03-01) SANTOS, Ivanda Costa dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317
    Ao longo da história da sociedade as mulheres negras foram representadas por vozes que não lhes pertenciam; muitos textos revelam um peso notável de preconceito relacionado a elas. Portanto, este trabalho tem como objetivo refletir a respeito da representação da mulher negra na literatura. Dessa forma, foi necessário realizar uma busca bibliográfica acerca da história, silenciamento e o protagonismo dessas mulheres. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a fundamentação teórica, a investigação está baseada em autores com: Dussel (1993); Certeau (2000); Foucault (2005); Evaristo (2005); Vargas e Wambier (2016); Sampaio (2017); Miranda (2019); Sampaio (2017) e outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Me perdi de mim”: dispositivo amoroso, afeto racializado e letramento afetivo no ensino de História
    (2025-09-10) SOARES, Jamilly de Lima; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Este artigo busca compreender como o amor, atravessado pelas estruturas do racismo e do patriarcado, opera como um dispositivo de sujeição na vida de mulheres negras. A pesquisa parte de uma trajetória pessoal, acadêmica e afetiva, ancorada nas escritas feministas negras, que recusam separação entre teoria, experiência e construção de si. O trabalho visa analisar de que maneira o dispositivo amoroso e o afeto racializado impactam na construção da subjetividade de mulheres negras, produzindo experiências de dor, anulação e perda de si. Além disso, discute como o ensino de História pode ser um espaço de ruptura com os afetos coloniais, através do letramento afetivo racializado e da reconstrução de subjetividades negras. A metodologia é qualitativa, fundamentada na análise de narrativas produzidas por mulheres negras a partir de um formulário online, e articulada à prática extensionista desenvolvida na Escola Dom Pedro I, através de palestras interativas, roda de conversa e materiais pedagógicos. A partir das narrativas, evidencia-se que o amor, quando atravessado pelo racismo estrutural, atua como força de opressão, mas também que o acesso à educação crítica e ao letramento racial possibilita processos de resistência, reconstrução de afetos e afirmação da identidade negra.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes ancestrais de mulheres negras na segunda metade do século XIX
    (2025-06-27) ROCHA, Débora Teixeira da; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359
    Trata-se de um artigo situado no campo teórico-metodológico da história cultural, da história da educação e, também, nos debates das pedagogias decoloniais feministas, pois nos desafia a pensar, inicialmente, sobre os saberes que estão circunscritos nas resistências das mulheres negras, mesmo diante de uma realidade violenta e cruel imposta as pessoas negras neste período. Assim, torna-se fundamental pensar a educação, a pedagogia e a história por outras perspectivas que tenham pilares antirracistas, bem como produzir saberes capazes de atravessar a realidade de maneira interseccional. A importância da interseccionalidade nos coloca a transcendência de um conhecimento compartimentalizado, dualista e classificatório, apontando formas outras da cultura, da língua e das relações humanas.
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