Navegando por Assunto "Mulheres - Condições sociais"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A luta pela equidade de gênero nas engenharias: 5 anos do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias(2024-11-04) SOUSA, Emilda Oliveira de; ALMEIDA, Edileuza de Sarges; http://lattes.cnpq.br/1461881309223581; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764As grandes revoluções na história foram antecedidas por um contexto de agudizamento das desigualdades sociais, exploração, pobreza extrema e crises sistêmicas que aprofundaram as diferenças sociais, construindo-se espaços profícuos para a insurgência de novas formas de pensar e reorganização das sociedades baseadas nas ideias de justiça social, igualdade, liberdade e equidade, a exemplo da revolução francesa e a revolução russa. Cada vez que a sociedade é constantemente violentada em seus direitos mais basilares, movimentos de ruptura emergem como formas de contestação ao status quo, à ordem estabelecida e às opressões que afligem determinados coletivos. E, não poderia ter sido diferente com o surgimento do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao realizar uma retrospectiva de 5 anos do PMME, foi possível observar que a trajetória construída pelo Programa nesse período revelou a sua natureza transgressora, a sua capacidade questionadora, de ressignificar os papéis atribuídos às mulheres e, sobretudo, de construir e reconstruir novos caminhos impulsionados pela atitude ativa e responsiva (Bakhtin e Volochinov, 2006), o que remete a possibilidade de transformação da realidade. Nessa perspectiva, o Programa foi desenvolvendo suas atividades e ações visando sempre a representatividade feminina, o enfrentamento ao assédio e discriminação de gênero, além de estratégias para aumentar a participação de mulheres nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Os resultados alcançados ao longo desses cinco anos, incluindo a criação de espaços de convivência, a elaboração de materiais educativos, a realização de eventos e o desenvolvimento de ferramentas interativas, mostram o comprometimento do programa em transformar o ambiente acadêmico e tornar a engenharia mais inclusiva e acessível para as mulheres.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres morae(i)s uma tríade da justiça cega, surda e muda: performance como (re) corte da violência geracional contra o feminino(2004-10-31) FALCÃO, Márcia Fernanda de Moraes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este resumo apresenta um estudo performático acadêmico que envolve histórias reais de três mulheres da mesma família em gerações diferentes. Trato então de uma violência geracional. O interesse pela arte ligada à performance e em falar das mulheres invisibilizadas pela violência doméstica se desenvolveu e foi se concretizando ao longo dos estudos acadêmicos. Tal interesse teve início em umas das primeiras disciplinas do curso de licenciatura em teatro, através de disciplinas ligadas à arte performática até se transformar em um trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de performance tive a oportunidade de conhecer teóricos que trabalharam com conceitos performáticos entre eles Richard Schecner, autor que me deu embasamento teórico para outras pesquisas que viriam consequentemente sobre a mesma linha de pesquisa. Comecei a desenvolver minha pesquisa sobre a violência contra a mulher, fui buscando ainda mais outras mulheres que antecediam minha geração e é sobre essa violência geracional onde incluo minha vó materna, minha mãe e eu, mulheres que foram violentadas fisicamente e psicologicamente por seus companheiros durante algum tempo, o que irei relatar e expor no meu trabalho de conclusão de curso utilizando-me de recursos e estudos performáticos. O trabalho conta com um amplo estudo dentro da arte de performance e autores que me nortearão ao longo do processo escrito e atuante o trabalho de conclusão de curso, colocando em prática a vivencia dessas três mulheres que foram violentadas por seus companheiros. Exploro essa manifestação artística como ferramenta para provocar reflexões, o trabalho consiste em conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra as mulheres em seus diversos aspectos.