Navegando por Assunto "Motion pictures"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Divino Assassino: O papel do terror no contexto social e psicológico através da direção(2025) SILVA, Sebastian Geovanni Dantas; DAMASCENO, Alex Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896O gênero do terror slasher vem ganhando muito destaque, logo, torna-se importante compreender sobre que mensagens e ideologias os filmes desse gênero carregam consigo. Pensando nisso, este trabalho tem a função de destacar pontos da obra ”Divino Assassino“ em que o conceito de sociedade, classe, religião e psicologia criam um debate sobre sistemas extremistas, pois existem dois tipos de terror, um considerado conservador e outro mais preocupado com o papel da sociedade. A pesquisa é baseada dentro desses dois extremos do terror slasher, dos mais antigos como os diretores Dario Argento2, John Carpenter3, Robin Hardy4 e Andrzej Z˙uławski5, até os mais atuais como os diretores Jordan Peele6, Ti West7, Ari Aster8 e Zach Cregger9. Pesquisa de campo em um aplicativo foi feita, também pesquisa através de vídeos sobre o tema foi verificada, por fim, foi utilizada a psicanálise de Jung10 sobre sombra para descrever os arquétipos dos personagens. Verificou-se que a grande popularidade de filmes antigos continha um ideal mais conservador sobre a juventude, já os mais atuais retratam temáticas mais trabalhadas em uma visão anti-moralista e também com uma visão social, logo, ”Divino Assassino“ carrega essa proposta dos filmes atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial Acesso aberto (Open Access) Memorial do roteiro do longa metragem Filhos da Alvorada.(2025-04-03) MONTEIRO, Bruna Nathalia Moraes; ANDRADE, Ana Paula Dias; http://lattes.cnpq.br/4443040797308636; https://orcid.org/0000-0001-6164-7084Neste memorial, abordarei toda a minha jornada no desenvolvimento do roteiro Filhos da Alvorada. Começarei mergulhando no gênero que escolhi para minha história – o de ficção-científica, contando um pouco de sua história e seu impacto no cinema – e finalizarei explorando o subgênero que permeia meu roteiro, o de evolução especulativa. A seguir, irei contar um pouco sobre meu processo criativo, como dei forma ao mundo fictício onde minha história iria se passar, quais raciocínios segui para a tomada de cada decisão criativa, e darei detalhes sobre o processo da minha escrita. Por fim, irei aprofundar mais sobre o mundo que criei, contando um pouco sobre sua história e os personagens que irão vivê-la, apresentando a sinopse da trama e finalizarei com o roteiro completo. A escrita desta história foi uma experiência incrível e espero que, por meio deste memorial, eu consiga expressar um pouco de como foi esta jornada.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial Acesso aberto (Open Access) Processo de escrita de roteiro longa metragem Sob Nossos Pés(2025-03-02) PANTOJA, Reverton Rocha; CASTRO, Jorane Ramos deEste memorial visa refletir a respeito da fase de escrita do roteiro sob nossos pés, um roteiro de longa metragem ficcional, de 1 hora e 20 minutos entregue para a conclusão da disciplina de TCC. Por conta da característica que envolveu esse processo, desde uma série de problemas técnicos até estratégias de adaptações que o autor precisou tomar para progredir com a escrita, incluindo a pesquisa e consultas executadas em busca de referências e relações com contos e mitos clássicos explorados. Começando pela ideia inicial e destacando cada nova inclusão criativa recebida pelo autor, desde escolha dos nomes até personalidades prestadas e ideias descartadas com mudanças na escrita. Em seguida quero falar do processo de estudo onde me aprofundei sobre mitos e contos por Joseph Campbell e sua obra O poder do mito e a curiosidade despertada pelo assunto, que culminou na leitura de Christopher Vogler em A jornada do escritor a nova forma e definitiva que passei a enxergar o mito em minha escrita e as novas percepções inspirada do clássico conto Barba azul e outros, levantei também a relação entre os mitos e o final de sob nossos pés, que poderam ser mais subliminarmente explorada e incluídas após a leitura em Vogler.