Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Motherhood"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Maternidade e vida acadêmica: um estudo sobre os desafios enfrentados por estudantes universitárias mães do Campus da UFPA em Castanhal
    (2019-07-15) SILVESTRE, Débora Lameira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Esse trabalho tem por objetivo geral analisar os desafios enfrentados por estudantes universitárias mães, tendo em vista compreender como tais estudantes conciliam a maternidade com as exigências do mundo universitário. A escolha dessa temática surgiu a partir da observação de mulheres que mesmo grávidas ou tendo que levar os filhos para a universidade continuaram estudando. E, buscando responder essa questão, realizamos uma investigação de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, formulário sobre mulheres e maternidade, demandado para as Faculdades do Campus de Castanhal; Entrevistas com cinco (05) mulheres entre 19 a 26 anos que foram mães durante o percurso acadêmico. O lócus foi o Campus Universitário de Castanhal/UFPA. Os autores que favorecem o diálogo sobre Mulher, Maternidade, Educação foram: Elizabeth Badinter (1985), Nancy Chodorow (2002), Louro (1997) Sampaio (2008), (Urpia 2009), Coulon (2009) entre outros. Os resultados no diálogo com a literatura sobre mulher e maternidade apontam que, por muito tempo a mulher foi vista como alguém inferior, incapaz de exercer outro papel que não fosse de dedicar-se a vida privada e a reprodução. Além de que, a maternidade era cercada de restrições à mulher, não podendo em um dado momento histórico se quer amamentar seu filho. Os dados evidenciam que as limitações impostas à figura feminina deixaram a mulher sem direito a educação, por muito tempo, mas aos poucos, com lutas históricas conquistou o acesso à escolarização, chegando ao Ensino Superior, conquistando seu lugar como sujeita de direitos. Bem como, os resultados dos dados assinalam que as dificuldades encontradas pelas universitárias/mães correspondem às responsabilidades referentes ao exercício da dupla função, onde a vivência do desafio e da jornada, somente foi possível pelo apoio incondicional que recebem de suas mães.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Na universidade, minha maior lição foi provar que mãe não desiste”: os desafios de mulheres acadêmicas do curso de Letras - Língua Portuguesa da UFPA Campus de Bragança para conciliar maternidade e graduação.
    (2025-10-30) SILVA, Mayra de Cassia Silva e; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    A presente pesquisa tem por objetivo compreender as experiências de discentes-mães do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, analisando os desafios enfrentados por essas mulheres na conciliação entre maternidade e vida universitária. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise do discurso com base nas entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa, para entender os sentidos construídos em suas falas e as condições institucionais que atravessam suas trajetórias acadêmicas. Tendo em vista isso, este estudo parte das dificuldades estruturais e pedagógicas que afetam diretamente a permanência dessas estudantes, como a ausência de espaços adequados para o cuidado infantil, a inflexibilidade dos estágios supervisionados e a carência de políticas de apoio para às mães universitárias. Dessa maneira, lança-se mão de três categorias de análise: estrutura institucional, ensino e aprendizagem, e vivências maternas na universidade. Para esta análise, toma-se como base teórica a Análise do Discurso (Orlandi, 2012; Brandão, 2012), além dos estudos de Pessanha (2023) e Vieira, Souza e Rocha (2019) sobre maternidade na graduação. Portanto, pode-se observar que as discentes-mães desenvolvem estratégias de resistência diante das adversidades, mas ainda encontram uma universidade despreparada para acolhê-las. Outrossim, o estudo contribui para ampliar o debate sobre políticas de permanência e equidade de gênero, propondo reflexões que possam subsidiar ações institucionais e futuras pesquisas interdisciplinares voltadas à inclusão e ao acolhimento das mães universitárias.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA