Navegando por Assunto "Monteiro Lobato"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cor da pele e o conto Negrinha: uma análise do preconceito social na literatura pré-modernista de Monteiro Lobato(2014-04-28) LOPES, Sara da Silva; COSTA, Ana Cristina Lima da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A cor da pele e o conto negrinha: uma análise do preconceito social na literatura pré-modernista de Monteiro Lobato. O estudo tenta responder aos questionamentos propostos sobre o tratamento social recebido pela personagem Negrinha no contexto narrativo de Monteiro Lobato sobre a interpretação da forma de tratamento diferenciada entre a personagem negra e as sobrinhas da patroa branca na narrativa em questão. Destaca o fato de a personagem ser negra e maltratada e a configuração do preconceito racial da sociedade e as razões pelas quais o negro é tratado como um ser inferior na narrativa. Os objetivos gerais elencados no presente estudo se enfocam na reflexão ampla visando à compreensão dos aspectos do preconceito social na literatura pré-modernista da obra de Monteiro Lobato na personagem Negrinha. Como procedimento metodológico utilizou-se pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, a fim de coletar as informações concernentes a este estudo. Por meio dessa pesquisa, buscou-se suporte teórico em autores como em Kabegele Munanga (2012) que explora a temática: preconceito social que é retratado na obra Negrinha de Monteiro Lobato. A partir da análise da obra, apresentar uma proposta de aplicação pedagógica do estudo por meio de uma sequência didática, tendo como público alvo alunos do 9º ano/09, que servirá de suporte metodológico para os docentes da disciplina Língua Portuguesa. Os resultados alcançados se constituem em comprovar a existência do preconceito face à personagem Negrinha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato(2013) SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa.