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Navegando por Assunto "Modular teaching system"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Ensino Médio modular no campo: um estudo na escola Rui Barbosa, Medicilândia, Pará
    (2020-08-05) ARAÚJO, Alcinei da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    A experiência no Estágio Supervisionado realizado no ensino médio motivou a escolha sobre o tema desta pesquisa do Trabalho de Curso (TCC). Logo, a pesquisa foi desenvolvida a partir do Estágio Supervisionado III, no Tempo Comunidade VII. O objetivo deste trabalho apresenta um estudo acerca da temática do Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME), ofertado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Agrovila Jorge Bueno da Silva – km 70 faixa, a 20 km da sede do município de Medicilândia. Esse estudo se orienta pela abordagem qualiquantitativa, ao lançar mão de elementos que contribuíram para o quadro de referência no contexto do qual se dá a explicitação do objeto de estudo, como a construção de gráficos, uso de fotografias, dados de pesquisa produzidos ao longo dos estágios supervisionados, pela pesquisa de campo envolvendo os tempos comunidade, dados de cadernos de campo, entrevistas com alunos, professores do modular rural, direção da escola polo campo de estágio, direção da escola sede, coordenação da 10ª regional e secretaria de educação do Estado do Pará e do município de Medicilândia. Para o desenvolvimento desse estudo, foi necessário identificar os aspectos históricos do referido município de Medicilândia e da Rodovia Transamazônica pelo fato das conexões relacionais com a história da Escola Rui Barbosa e com a comunidade. Neste trabalho, há o exercício de contextualização do ensino médio no campo a partir da história da Escola Rui Barbosa, do modo de oferta do ensino modular no município de Medicilândia, principalmente pela demanda de uma educação pública no campo, de qualidade, do ensino fundamental ao ensino médio, tendo em vista as questões educacionais serem temáticas de pesquisas e de preocupação no contexto da realidade das escolas da cidade e do campo e suas demandas projetadas para ações governamentais. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estado precisa criar políticas públicas para atender a população das comunidades camponesas, principalmente na área da educação, investir em aquisição de livros e materiais didáticos para escolas básicas, repensar o currículo, de modo a contextualizá-lo com as práticas sociais dos sujeitos e suas temporalidades e o principal, garantir aos professores do SOME, formação continuada, para aperfeiçoar os conhecimentos, na busca de novas metodologias de ensino pautadas por uma educação diferenciada, pública e de qualidade no campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os impactos socioambientais e a influência da educação ambiental na escola do campo: uma análise sobre as práticas pedagógicas na E.M.E.F Salomão Eschrique, comunidade Alto Brasil, interior do Pará
    (2019-07-05) SANTANA, Claudia Regina Linhares; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O Brasil e o mundo vem enfrentando ao longo do tempo, problemas ambientais que passaram a comprometer a biodversidade existente em todo o planeta. Neste contexto, várias conferências mundiais foram realizadas para tratar desta problemática. Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento – SAD (IMAZON, 2019), o Pará que apresenta o maior índice de desmatamento da Amazônia Legal, lidera o hancking dos estados que mais desvastam em todo o Brasil e o município de Senador José Porfírio está inserido nesta estatística. Dessa forma, este trabalho de pesquisa propõe fazer uma análise sobre o nível de abordagem em Educação Ambiental na Escola do Campo em relação ao desmatamento e retirada de matas ciliares na região que circunda a comunidade do Alto Brasil, a 48 Km da sede do município e faz parte da extensão do Projeto de Assentamento Jurauá. A pesquisa foi realizada especificamente na EMEF Salomão Eschrique e o intuito do trabalho gira em torno de uma ação reflexiva frente às questões ambientais presentes na comunidade. A pesquisa ateve-se a algumas informações constantes nos Tempos Comunidades I, II, III e IV, realizados entre as alternâncias do Curso de Educação Campo da Universidade Federal do Pará e visa principalmente, verificar a percepção do aluno e corpo escolar em relação à Educação Ambiental, bem como se há ações que promovam estratégias pedagógicas na abordagem de temas ambientais presentes na vida do campesino. Os resultados demonstram, que o Sistema Modular de Ensino dificulta, além do ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza, a formulação de projetos didáticos voltados às questões ambientais, dificultando a Educação Ambiental na escola do campo. Após análise percebeu-se que outro fator importante, foi a formação do professor, que não condiz com a área do conhecimento em que trabalha. Além disso, não há formação continuada voltada especificamente para a Educação Ambiental.
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