Navegando por Assunto "Modular teaching organization system"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sistema de organização modular de ensino e a educação do campo na ótica dos gestores(2019-12-16) SANTOS, Gesiele Silva dos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Neste trabalho apresentaremos o Sistema de Organização Modular de Ensino – Some e a Educação do Campo na ótica dos Gestores. A pesquisa foi realizada na Comunidade de Nova Aliança no Município de Acará-PA. Contaremos desde o surgimento do SOME até ao contexto da comunidade estudada a fim de conhecer a realidade da educação que tem chegado ao campo. O objetivo geral deste trabalho é analisar o SOME desde a concepção de campo e identificar o seu papel na formação dos alunos verificando a didática do SOME e sua contextualização com a realidade do campo. A metodologia utilizada se deu através de entrevistas qualitativa e aplicação de questionário com os gestores das duas instituições sendo uma da Cidade responsável pelo gerenciamento do SOME á nível de município e outra do campo além de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram a realidade da educação na escola de nova aliança apontando o sistema modular como uma oportunidade aos alunos do campo de permanecerem em seu local de origem e que este dá novas perspectivas de vida a esses alunos tendo contribuído na sua formação, já relacionado a educação do campo ainda não se vê a contextualização com a realidade de seus sujeitos que fortaleça a sua identidade pela valorização da Educação do Campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O sistema modular de ensino em Abaetetuba: trajetórias de implantação e afirmação do SOME no rio Piquiarana-Açú(2024-06-27) SILVA, Gevanildo dos Santos; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O estudo discute sobre as trajetórias de implantação e afirmação do SOME no município de Abaetetuba, particularmente na comunidade de PiquiaranaAçu. O SOME surge como um projeto de ensino voltado para suprir a ausência do então ensino de 2º grau em diversas localidades no interior do extenso estado do Pará, e oferecer oportunidade de conclusão da educação básica em um local próximo à sua casa. O objetivo principal consiste em compreender a importância do SOME para as localidades ribeirinhas, bem como suas principais dificuldades na oferta do ensino, com foco na localidade do Rio Piquiarana-Açú. Para tal utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica. Para isso, realizou-se o estudo de autores que já discutiram e avaliaram a temática do ponto de vista histórico e relevante, além de usarmos algumas legislações. Foi realizada a descrição dos fatos que compões a trajetória histórica do SOME no Pará, depois em Abaetetuba e em seguida, na Comunidade do Rio Piquiarana-Açú. Após, se estabeleceu uma discussão a respeito da relevância e das dificuldades e limitações apresentadas na execução do Projeto. Conclui-se que o Sistema de Organização Modular de Ensino — SOME; surgiu como uma estratégia inovadora tendo a finalidade de suprir a falta da oferta do Ensino Médio no Pará e além deste, o Ensino Fundamental Maior, em Abaetetuba e em outras regiões interioranas do Estado. E que, apesar das dificuldades e instabilidades encontradas no projeto, evidencia-se como de suma importância para as localidades por ele atendidas.