Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Modelo de Van Hiele"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA
    (2018-12-18) SENA, Regina Maciel; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que estamos e muita das vezes passa completamente despercebida o seu ensino se torna indispensável nos currículos escolares. Partindo desse pressuposto e tendo como fundamentação teórica o modelo da Van Hiele onde diz que o processo do desenvolvimento do pensamento geométrico tem como base cinco níveis de compreensão e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, o presente estudo edifica suas bases nas orientações descritas por Van Hiele para o ensino de geometria, onde sua finalidade é relatar uma prática realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Abaetetuba - PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar e detectar, por meio da Teoria de Van Hiele, o nível de pensamento geométrico dos aprendentes, onde foi proposto o teste de Van Hiele respeitando as características, propriedades e fases de cada nível de aprendizagem. Como conclusão a pesquisa revela as dificuldades que os alunos enfrentam quando o conteúdo e geometria o que indica que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais e que esta ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Por tanto a necessidade de um maior aprofundamento no ensino da geometria.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construções geométricas: uma introdução à geometria plana
    (2023-04-14) NASCIMENTO, Wellison Costa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052
    O presente trabalho é uma produção acadêmica, de caráter investigativo de cunho bibliográfico, baseado em percepções durante a realização dos estágios supervisionado III e IV. Foi desenvolvido com a turma um plano de aula que se propôs trabalhar conhecimentos em geometria plana, através da régua e do compasso. O baixo rendimento percebido na turma e o pouco conhecimento apresentado, nos instigou a buscar à luz da literatura meios para trabalhar a geometria com uso dessas ferramentas, buscando perceber os tipos de construções possíveis e as metodologias para aplicá-las. Os resultados apontam para uma diversidade de possibilidades para se trabalhar retas e circunferências, exemplificando seus tipos e funcionalidades. Os resultados ressaltam ainda para um modelo de ensino da geometria baseado em cinco níveis de ensino e aprendizagem que buscam dinamizar esse processo, a saber: Modelo de Van Hiele.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA