Navegando por Assunto "Modelo de Van Hiele"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA(2018-12-18) SENA, Regina Maciel; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que estamos e muita das vezes passa completamente despercebida o seu ensino se torna indispensável nos currículos escolares. Partindo desse pressuposto e tendo como fundamentação teórica o modelo da Van Hiele onde diz que o processo do desenvolvimento do pensamento geométrico tem como base cinco níveis de compreensão e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, o presente estudo edifica suas bases nas orientações descritas por Van Hiele para o ensino de geometria, onde sua finalidade é relatar uma prática realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Abaetetuba - PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar e detectar, por meio da Teoria de Van Hiele, o nível de pensamento geométrico dos aprendentes, onde foi proposto o teste de Van Hiele respeitando as características, propriedades e fases de cada nível de aprendizagem. Como conclusão a pesquisa revela as dificuldades que os alunos enfrentam quando o conteúdo e geometria o que indica que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais e que esta ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Por tanto a necessidade de um maior aprofundamento no ensino da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas: uma introdução à geometria plana(2023-04-14) NASCIMENTO, Wellison Costa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052O presente trabalho é uma produção acadêmica, de caráter investigativo de cunho bibliográfico, baseado em percepções durante a realização dos estágios supervisionado III e IV. Foi desenvolvido com a turma um plano de aula que se propôs trabalhar conhecimentos em geometria plana, através da régua e do compasso. O baixo rendimento percebido na turma e o pouco conhecimento apresentado, nos instigou a buscar à luz da literatura meios para trabalhar a geometria com uso dessas ferramentas, buscando perceber os tipos de construções possíveis e as metodologias para aplicá-las. Os resultados apontam para uma diversidade de possibilidades para se trabalhar retas e circunferências, exemplificando seus tipos e funcionalidades. Os resultados ressaltam ainda para um modelo de ensino da geometria baseado em cinco níveis de ensino e aprendizagem que buscam dinamizar esse processo, a saber: Modelo de Van Hiele.