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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agrupamento de madeiras amazônicas com base nas características macroscópicas e físicas
    (2019-12-12) CHAGAS, Dihego Rosa das; REIS, Alisson Rodrigo Souza; http://lattes.cnpq.br/7258026642139407; https://orcid.org/0000-0001-7182-4814
    A anatomia dá madeira é peça fundamental no combate ao comércio ilegal de madeira, e atualmente essa ferramenta, busca novas metodologias para que aliadas técnicas tradicionais, agilizem e otimizem a identificação da madeira. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo, caracterizar macroscopicamente o lenho de 15 madeiras amazônicas e realizar o agrupamento desses indivíduos através de analises estatísticas multivariadas. As madeiras utilizadas, são oriundas da xiloteca da Faculdade de Engenharia Florestal, UFPA – Campus Altamira. Utilizou-se as técnicas tradicionais usadas em anatomia da madeira e submetida a análise multivariada de conglomerado com a finalidade de agrupar as espécies, baseando-se nas suas características físicas e anatômicas. As estruturas anatômicas mais encontradas foram parênquima axial paratraqueal aliforme e apotraqueal difuso, cada um com 9 individuos. A família Fabaceae foi a que mais teve variações anatômicas entre os indivíduos e o gênero Caryocar foi o que apresentou caracteres das espécies mais similares entre si. As 15 espécies foram divididas em 3 grupos, formado pelas madeiras com características mais semelhantes. Todas as espécies foram identificadas segundo seus caracteres anatômicos e os 3 agrupamentos realizados apresentaram coerência. Mostrando a viabilidade do método, aliado as técnicas tradicionais de identificação de madeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise epidemiológica da pandemia de Covid-19 em Cametá durante o ano de 2021
    (2023-11-24) BRITO, Sandro Willian Viana; SILVA, Júlio Roberto Soares da; http://lattes.cnpq.br/1449991706012638
    Na pandemia de COVID-19, a rápida disseminação do Coronavírus torna desafiador entender sua evolução. A modelagem matemática é essencial para estudos epidemiológicos. Neste artigo, abordamos um estudo de caso do tipo ex-post-facto em 2021 no município de Cametá, Pará, usando modelos SIR, SIRS e Verhulst. Com dados reais, ajustamos curvas usando o modelo logístico para casos confirmados e recuperados, e estimamos parâmetros dos modelos SIR e SIRS. Essa abordagem possibilitou simulações numéricas, compreendendo aspectos como taxa de reprodução, incidência, transmissão, casos e picos. Isso contribui para entender o impacto local da pandemia, orientando estratégias de saúde pública e controle do vírus.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise estatística e de séries temporais na modelagem matemática da inadimplência no SERASA
    (2023-08-30) BARBOSA, Júlia Rodrigues; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953
    A presente pesquisa tem com o objetivo de apresentar uma modelagem matemática para a análise do índice de inadimplentes do Serasa, com ênfase na diferenciação por gênero e idade dos consumidores, como exemplo de aplicação para um curso de Licenciatura em Matemáticas. Utilizando dados históricos para construir modelos estatísticos destinados a descrever a evolução da inadimplência ao longo do tempo. Ao empregar técnicas de regressão e análise de variância, o estudo se esforça para descobrir padrões e tendências nos dados. Isso é obtido por meio de análises estatísticas e representações gráficas, aprimorando a clareza e a intuitividade da visualização dos dados. Essas descobertas denotam a presença de recorrências ou estruturas consistentes dentro de um conjunto de dados, além de oferecer percepções para tomada de decisão informada, previsão de comportamento futuro e compreensão de fatores de influência nos dados estudados. Deste modo, a aplicação da modelagem matemática ao referido objeto de estudo oferece aos alunos a oportunidade de mergulhar em conceitos matemáticos avançados dentro de um contexto pertinente, expandindo assim sua compreensão da utilidade da matemática nas ciências sociais e financeiras. Ao permitir que os alunos se envolvam com esses conceitos matemáticos avançados em uma estrutura do mundo real, suas habilidades analíticas e de resolução de problemas podem ser refinadas. Esta aplicação prática a um cenário relevante e tangível dentro da sociedade contemporânea nutre ainda mais suas capacidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022
    (2023-12-20) PIMENTEL, Jhonata Klark Souza; LEVY, Lênio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1171794682934046; https://orcid.org/0000-0002-8513-9460
    Esta pesquisa apresenta um levantamento dos conceitos mais comuns de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. Foi realizada uma análise de dados mediante acesso ao banco de teses da CAPES, tendo-se detectado as teses defendidas nos períodos em questão. Através de sorteio, escolheram-se 8 (oito) trabalhos, cada um deles defendido num ano distinto. Extraíram-se tais “conceitos / definições”, os quais passaram a constar em uma tabela junto com informações acerca das teses. Em seguida, localizaram-se reiterações conceituais, dado o intento de encontrarem-se aspectos ou características que fossem comuns a duas ou mais delas. Após a referida análise, foi possível identificar os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática encontrada nos trabalhos, que seguiram concepções de autores como Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut e Hein (2005), Barbosa (2001) e Almeida, Silva e Vertuan (2012). Destaca-se que a utilização da modelagem matemática como estratégia pedagógica enriquece o processo de ensino-aprendizagem e prepara os alunos para o enfrentamento de problemas complexos da vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da modelagem matemática para a formação do senso investigativo na EJA
    (2018-03-05) ALVES, Andréia de Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino de Matemática via Modelagem Matemática com uma turma de 4ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Santa Isabel do Pará. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como a modelagem matemática contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na EJA, nesta cidade. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, para a coleta de dados adotou-se a aplicação de questionários somados aos registros da atividade dos alunos. A experiência com a modelagem na EJA resultou em algumas contribuições, destaca-se a interação entre professora-pesquisadora e alunos, a motivação, interação e participação em grupo, facilidade na compreensão dos conteúdos, desenvolvimento da capacidade do aluno de solucionar problemas e do senso investigativo. A partir dos resultados concluiu-se que a Modelagem Matemática é uma forma para ensinar e aprender matemática, uma vez que contribui para o ensino e aprendizagem do aluno facilitando a compreensão da realidade que o cerca ao mesmo tempo em que estimula habilidades no aluno para investigação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomodelagem no contexto do cultivo de hortaliças na Comunidade de Tamatáquara do Maú - Marapanim/PA
    (2024-02-29) FERREIRA, Juliana Victória de Lima; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de etnomodelos matemáticos na prática local do cultivo de hortaliças. Com isso, a pesquisa foi feita na comunidade de Tamataquara do Maú, no município de Marapanim, no estado do Pará. Nessa atividade, buscou-se reconhecer quais os conhecimentos matemáticos informais que podem ser utilizados no processo de matematização da modelagem matemática nessa comunidade. Na sequência os dados foram produzidos a partir das práticas de observação das atividades no cultivo de hortaliças, e também em entrevista com os proprietários produtores naquela comunidade. As análises dos dados mostram que a pesquisa alcançou os objetivos, de acordo com as informações obtidas, identificando que modelos matemáticos encontrados podem contribuir para uma aprendizagem considerável e contextualizada por meio da Etnomodelagem através da Modelagem Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
    (2019-12-09) SOUZA, Carolina Rodrigue de; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O presente trabalho surgiu da necessidade de se pensar a Modelagem Matemática enquanto estratégia metodológica no ensino da Matemática, desenvolvida dentro de um contexto estudantil que descreve e lida com problemas reais. O trabalho objetivou discutir o fazer Modelagem Matemática do curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, realizada com um grupo de 13 estudantes, todos discentes do curso de Licenciatura em Matemática, no contexto de um curso de Modelagem Matemática desenvolvidos no âmbito do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM). Usando tecnologias manuais e digitais, buscamos expor a matemática presente na resolução do problema simetria na natureza, trabalhando com um elemento natural: flores. Dentro das condições e ferramentas disponíveis o software Geogebra foi uma ferramenta potencialmente significativa para o processo de Modelagem Matemática, pois facilitou a obtenção dos resultados e demonstração de simetria ou não simetria das flores sorteadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Física, experimentos e modelagem: um relato de experiência acadêmica
    (2023-03-03) MATOS, Robson Ayrton da Silva; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152
    Este trabalho é apresentado na estrutura de um portfólio acadêmico e tem como ênfase trabalho que mostram a minha evolução como acadêmico e experiência que tive com a modelagem matemática. Neste trabalho são apresentadas três produções científicas desenvolvidas durante minha trajetória acadêmica, entre os anos de 2018 a 2023, no curso de Licenciatura em Matemática, amparando-se na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, que aprova a proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, quanto a formulação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) neste formato. O objetivo desse portfolio é integrar a modelagem matemática junto a experimentos de baixo custo e simulações envolvendo linguagem de programação para o ensino. A primeira produção mostra o início das experiências acadêmicas utilizando a física e a matemática, a evolução da escrita acadêmica e a gama de conhecimento adquirida. Já a segunda produção surge a partir de reflexões sobre a primeira produção, é um trabalho mais completo, com aplicação, uma versão aprimorada do primeiro. Por fim o último elemento desde portfólio é uma chance de poder mostrar que toda a minha caminhada como acadêmico foi valiosa, os primeiros trabalhos mostram o real amadurecimento como acadêmico, e isso aparece no último trabalho, um pouco de matemática, física e modelagem matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Logaritmos, congruências e estudo sobre radiação solar em Belém e Castanhal
    (2023-01-30) NEVES, Maria Eduarda Noronha das; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    Esta produção textual trata-se de um portfólio acadêmico, o qual tem como desígnio apresentar os trabalhos produzidos e publicados durante o período da graduação, o mesmo não encontra-se em ordem cronológica nas seções aqui expostas, pois, procurou-se organiza-los conforme indicado no título desta produção. Em vista disso, são apresentadas quatro publicações produzidas durante o ano de 2021 e 2022, tendo como foco apenas três destas produções na área de matemática aplicada e educação matemática. Deste modo, o trabalho de Conclusão de Curso, na categoria portfólio atinge o requisito exposto no art. 6°, parágrafo III da resolução N° 01/2007, na modalidade “publicação”. A primeira produção trata-se de “Ensino de funções logarítmicas”, apresentada e publicada no de 2021, tendo como objetivo expor sua função histórica e os motivos que levam os professores de matemática ainda lecionarem sobre propriedades e funções relacionadas com o logaritmo. No segundo texto acadêmico é abordada a temática “Congruências e critérios de divisibilidade”, apresentada como pôster no V Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, da UFPA, neste é introduzido definição e aplicação na prova dos nove. O terceiro trabalho acadêmico corresponde em uma análise de dados para diagnosticar a disponibilidade de radiação solar na região de Castanhal levando em consideração os dados correspondentes aos anos de 2011 a 2020, num total de 10 anos. A última publicação “Perfil horário da radiação solar na região de Belém”, tem como objetivo apresentar a variação horária da radiação solar e propor um modelo matemático para fornecer valores estimados de energia solar recebida. Assim sendo, este portfólio tem como proposta apresentar as produções realizadas durante a trajetória no curso de Licenciatura em Matemática. Além do mais, ressaltar que as produções acadêmicas contribuíram para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, fortalecendo meus objetivos, cumprindo metas pessoais e acima de tudo proporcionando uma excelente complementação em minha formação profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Métodos diversos em processo de modelagem matemática
    (2019-12-09) SOUZA, Rodrigo do Nascimento; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino de Matemática via Modelagem Matemática com uma turma de graduandos do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar como os graduandos percebem e se apropriam de métodos diversos para a resolução de uma mesma situação-problema. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, para a coleta de dados adotou-se a aplicação de um questionário somado aos registros da atividade dos alunos. A experiência com a Modelagem resultou em algumas contribuições, destaca-se a Interação entre a professora, o pesquisador e os alunos durante todo o processo, motivação no processo de ensino e aprendizagem, a discussão dos conteúdos matemáticos abordados e suas correlações com a realidade, desenvolvimento da capacidade de investigação sobre situações problemas. A partir dos resultados concluiu-se que a Modelagem Matemática é uma forma para ensinar e aprender Matemática, uma vez que contribui para o ensino e aprendizagem ao mesmo tempo em que estimula habilidades para investigação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática com funções trigonométricas
    (2024-02-28) PINHEIRO, Danilo Pablo Pinheiro; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    Observar a natureza é um comportamento do ser humano, percebido desde antiguidade, necessário para obtenção de conhecimento e evolução da humanidade. Com passar dos anos, foram adquiridos técnicas e meios de descrever fenômenos da natureza, com intuito de propiciar ao homem melhorias em atividades diárias e bem-estar. Fenômenos naturais, como a chuva, são necessários para a manutenção da vida na terra, porém, dependendo de sua intensidade, podem provocar danos, tanto para a humanidade quanto para a natureza. A capital paraense, Belém, possui maiores índices de chuvas do estado do Pará, tendo um ciclo anual de períodos chuvosos e menos chuvosos, que por vezes provocam transtornos para a população, ocasionando alagamentos e danos a saúde. Ao se tratar de meios para descrição de fenômenos, a modelagem matemática é um método de pesquisa, que utiliza de conceitos da matemática para a produção de ferramentas que auxiliem na descrição ou tomada de decisões sobre os mesmos. Atrelada a descrição de fenômenos cíclicos e a matemática, as funções trigonométricas são ferramentas de estudo da matemática que se comportam formando repetições, comumente utilizadas para a descrição de fenômenos cíclicos. Portanto, neste trabalho, será utilizada função trigonométrica como modelo para descrição do comportamento das precipitações de Belém, com utilização de dados de dez anos, modelagem matemática e software Rstúdio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A modelagem matemática como estratégia para o ensino de física
    (2019-12-13) FERREIRA, Leonardo Batista Paixão; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a modelagem matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar, relacionando-a com a experimentação no ensino de física que teve sua aplicabilidade em uma turma do terceiro ano de uma escola localizada na Região Metropolitana de Belém. Ao decorrer da pesquisa é possível constatar que durante o processo de graduação dos futuros professores de física, a utilização de estratégias didáticas diferenciadas foi deixada em segundo plano para priorizar a uma metodologia tradicionalista de ensino. Esta conjuntura pode ser interpretada como a causa da baixa produtividade dos alunos de ensino médio, sendo uma situação preocupante que requer solução. Porquanto, com baseamento em relatos de estudantes, fez-se possível identificar que a dificuldade apresentada na compreensão da física é consequência principalmente da “matematização” do assunto, ou seja, abordar a física somente pela utilização exacerbada de formulas numéricas sem associá-las aos conceitos. Desta maneira, foi-se apresentado um referencial teórico com base nas pesquisas realizados por Bassenezi (2010), Barbosa (2001), D’Ambrósio (1986), Edwards e Hamson (1990), Kaiser e Sriraman (2006), Rosito (2003) entre outros, visando demonstrar as inúmeras aplicabilidades tanto da modelagem matemática quanto da experimentação no ensino de física. Em vista disso, deu-se de suma relevância expor trabalhos acadêmicos que abordam a modelagem matemática e também, demonstrar sua aplicabilidade em sala de aula. Através da análise dos dados obtidos e o relato da experiência durante o processo de desenvolvimento de experimentação no ensino de física, os resultados da utilização da modelagem matemática mostraram aceitação por educadores e estudantes, o que permite concluir que esta ferramenta de ensino-aprendizagem é eficiente e possui aplicabilidade viável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática da produção do açaí através do ajuste não-linear
    (2022-07-05) NEGRÃO NETO, Francisco Augusto; RODRIGUES, Mateus da Silva; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O presente trabalho almejou modelar matematicamente a produção deste fruto no Pará através da utilização da regressão logística, usando como referência os dados dos anos 1996 a 2020. O açaí é fonte de alimentação popular e um produto importante para a economia do estado do Pará. Devido suas propriedades nutricionais a comercialização deste fruto está bastante difundida no cenário nacional e internacional e, por esta razão, sua produção, que engloba o extrativismo e o plantio, vem aumentando a cada ano. O modelo obtido indicou que, mantido ritmo de crescimento da produção atual, a quantidade máxima, de mais de dois milhões de toneladas, deverá ser alcançado por volta do ano de 2045.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e computacional da dinâmica populacional: uma abordagem por equações diferenciais no Software Scilab
    (2025-02-28) SANTANA, Leandro Furtado de; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O estudo das dinâmicas populacionais é fundamental para o planejamento e desenvolvimento político-econômico, permitindo previsões e análises que otimizam processos ao longo do tempo. Nesse contexto, as Equações Diferenciais desempenham um papel crucial na construção e aprimoramento de modelos matemáticos que representam essas dinâmicas. Este trabalho teve como objetivo prever a variação da população brasileira, analisando o comportamento passado e identificando variáveis que influenciam o futuro, utilizando os modelos de Malthus, Verhulst. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com base em análises documentais e bibliográficas dos modelos matemáticos, incluindo simulações de cenários populacionais futuros para o Brasil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
    (2022-12-12) RAMOS, Regilene de Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O presente trabalho tem como objetivo analisar dissertações pré-selecionadas do banco de dados do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e entender como a Modelagem Matemática e o Geogebra podem contribuir para o ensino e consequentemente a aprendizagem da matemáica na Educação Básica. A pesquisa é de cárater qualitativo e apresenta um método de pesquisa denominado Estado da Arte que se encaixa como sendo uma pesquisa de caráter bíbliográfico. Após filtro na base de dados, nos concetramos na análise de 12 dissertações do PROFMAT. Constatou-se que a Modelagem Matemática e o Geogebra abrem novos caminhos para o ensino da Matemática, pode possibilitar ao professor trabalhar conteúdos com mais facilidade e com novas perspectivas pode possobilitar aos estudantes compreender conceitos que aparentemente seriam complicados e ainda permite aos estudantes analisar a matemática presente em situações reais do dia a dia, tornando o ensino e a aprendizagem da Matemática mais atraente e significativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e interconexões com tecnologias na educação básica brasileira
    (2022-12-12) AMARAL, Mauro Laureno do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    A presente pesquisa discorrerá sobre o uso da Modelagem Matemática e Tecnologias na Educação Básica Brasileira. Essa temática é de fundamental importância, pois, as pesquisas e discussões acerca das possibilidades que o ensino da Modelagem atrelada as TICs podem trazer se tornam cada vez mais frequente. Justifica-se a importância dessa pesquisa para compreender as estratégias utilizadas por professores que atuam na Educação Básica Brasileira e como eles atrelam a Modelagem Matemática e Tecnologias em suas práticas, uma vez que essa aplicação poderá trazer vários benefícios para os estudantes. O trabalho foi desenvolvido através da seguinte problemática: Como a Modelagem Matemática e Tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, e como essas ferramentas são utilizadas dentro da sala de aula? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso e aplicação da Modelagem Matemática e Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. As análises de dados indicaram que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, de acordo com as informações obtidas identificamos que a o uso da Modelagem e Tecnologias pode melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e tecnologias: o uso de softwares na aplicação do teorema do fundamental do cálculo para o cálculo de área
    (2023-12-21) MAIA, Josué Moraes; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais articuladas aos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como objetivo descrever o processo de modelagem matemática envolvendo os softwares GeoGebra e LANDSAT no Teorema Fundamental do Cálculo. Para alcançar o objetivo, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como: Burak (1987), Barbosa (2001), Araújo (2002), Borba (2002), Borba e Villarreal (2005) e outros. Esses recursos digitais auxiliaram no cálculo da área de uma região do mapa terrestre, especificamente da região da Vila de Beja, localizada no município de Abaetetuba no Estado do Pará. Visando obter um modelo matemático para cálculo de área, obtendo uma área próxima do real, além de fazer uma análise sobre o processo histórico da origem do Cálculo e sua aplicabilidade e potencialidade no processo de ensino. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias digitais potencializa o trabalho de modelagem matemática, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática em processos farmacológicos
    (2025-02-28) SANTOS, Sérgio Silva; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    A modelagem matemática é um instrumento crucial na farmacologia, possibilitando a representação quantitativa das dinâmicas que controlam a ação dos medicamentos no corpo. Este estudo fornece modelos matemáticos que espelham os processos farmacocinéticos, levando em conta diversas vias de administração. A metodologia adotada envolveu uma revisão da literatura, seguida pela exposição de equações diferenciais para simular a absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de medicamentos. As simulações computacionais permitiram prever perfis de concentração-tempo, destacando a relevância da dosagem correta para maximizar a eficácia terapêutica e reduzir os riscos de toxicidade. As conclusões destacam a importância da modelagem matemática na customização do tratamento, auxiliando no progresso da farmacologia e no aprimoramento das terapias medicamentosas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática na resolução de problemas do cotidiano
    (2022-09-01) SILVA, Arlan Oliveira; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O objetivo geral deste trabalho foi investigar no ensino de Matemática as contribuições da Modelagem Matemática na resolução de problemas do cotidiano. Especificamente buscou-se contextualizar historicamente a modelagem matemática; conceituar e definir a modelagem na educação matemática e por fim verificar a aplicabilidade da modelagem matemática no cotidiano dos alunos. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, cuja coleta de materiais e informações se deu a partir de artigos, livros, revistas e publicações científicas sobre este assunto. A análise foi descritiva, permitindo ao pesquisador reduzir a distância entre a teoria e os dados, buscando descrever determinadas características do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que a Modelagem Matemática é uma forma crítica e criativa de atuação na realidade do cotidiano, permite maior participação dos alunos e se mostra uma metodologia atual, aberta, flexível e dinâmica, sendo capaz de transformar as aulas de matemática em espaços de construção coletiva do conhecimento, feito de maneira significativa e agradável. Desta forma, é possível afirmar que já existem alternativas e possibilidades de experimentos que podem ser realizados dentro de sala de aula, mesmo havendo desafios, que sejam o de ultrapassar o estudo teórico como base única, e mostrar a aplicabilidade do conhecimento matemático a partir do diálogo, permitindo novas metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando o conhecimento matemático ao cotidiano dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental
    (2018-04-25) SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    Este trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica para colaborar com o ensino da Trigonometria e nas contribuições da Modelagem Matemática, uma metodologia de ensino com a capacidade de motivar os alunos a construir seu próprio conhecimento. Serão apresentados alguns argumentos sobre a Modelagem Matemática que conduza o entendimento dessa metodologia, assim como um pouco da história no decorrer de seu reconhecimento como ferramenta de aprendizagem e a atuação em sala de aula diante a sua proposta na educação. Com enfoque na trigonometria, terá um fundamento teórico sobre triângulos retângulos, como seus elementos e as razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. O intuito de realizar uma aula mais contextualizada por meio de resolução de exercícios não satisfaz o ensino significativo, então a sugestão de uma atividade de acordo com as concepções de Burak na perspectiva dessa tendência metodológica evidencia a importância em buscar a mudança na educação, com a dedicação em tornar a educação matemática referência em qualidade. Palavras-
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