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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Apoena: um jogo sério aplicado à saúde com foco em epidemiologia
    (2019-12-17) BARATA, Bárbara Adriana Pires; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    A Dengue é uma doença de transmissão vetorial negligenciável não contagiosa e vários fatores externos contribuem para sua proliferação. Uma maneira de diminuir a quantidade de focos de Dengue é suscitar a participação da população em ações de combate à doença. Este trabalho desenvolveu um protótipo de uma aplicação móvel baseada em sistema epidemiológico, utilizando um jogo sério para disseminar a conscientização ambiental no combate à Dengue em escolas públicas de Ananindeua, que vive desde 2013 em estado de emergência indicado por índices de saneamento básico nacional. O Jogo Apoena tem suas bases na metodologia ágil e utiliza em sua construção a plataforma Construct 2 e como banco de dados o Firebase. O jogo passou por várias etapas em sua construção de desenvolvimento e foi necessário a elaboração de um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu) o qual é um documento busca descrever o jogo de uma forma mais simplificada e de fácil entendimento. Testes internos na jogabilidade e mecânica foram realizados com a versão Alpha para identificar possíveis erros para assim futuramente ser gerada a versão Beta para testes com o público alvo. O Apoena oferece uma ferramenta de colaboração a saúde coletiva a partir dos seus mecanismos auxiliando a discussão em escolas sobre conceitos epidemiológicos e consciência ambiental de forma lúdica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quilombapp: um aplicativo para educação da cultura quilombola
    (2024) SALES, Jonathan José Cardoso de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    As comunidades quilombolas representam uma parte vital da história brasileira. Nesse contexto, a implementação de ações educativas torna-se essencial para estabelecer uma ligação positiva entre os jovens quilombolas e suas expressões culturais, combatendo o racismo e promovendo o apreço positivo pela identidade negra. A iniciativa deste trabalho surge da falta de divulgação e reconhecimento da cultura quilombola no ambiente digital, evidenciada pela ausência de aplicativos móveis dedicados a esse propósito. A necessidade de disseminar essa cultura de forma acessível impulsiona a busca por soluções, reconhecendo o potencial dos aplicativos digitais para alcançar uma audiência mais ampla e diversificada. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o QuilombApp, um aplicativo móvel dedicado à educação e preservação da cultura quilombola. O desenvolvimento do trabalho seguiu uma metodologia que abrangeu o planejamento, a prototipagem, o desenvolvimento e a avaliação, com ênfase no feedback dos usuários. Portanto, os resultados destacam o QuilombApp como uma valiosa contribuição para a promoção da cultura quilombola, proporcionando acesso interativo e offline a informações sobre essa rica herança cultural.
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