Navegando por Assunto "Methodology"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Abordagens do tema astronomia no ensino médio: uma revisão da literatura(2024-03-08) RAIOL, Rômulo Victor Ramos; SILVA, Jeferson Danilo Lima; http://lattes.cnpq.br/7332483848549842; 0000-0001-6333-2975O presente trabalho consiste em uma Revisão da Literatura, do tipo estado do conhecimento. Tem como objetivo identificar e catalogar os resultados e as metodologias que foram adotadas nos artigos sobre Astronomia no Ensino Médio, publicados entre os anos de 2013 e 2023. A busca foi realizada na plataforma Google Acadêmico, utilizando os termos de busca “astronomia” e “ensino médio”. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter os termos de busca explicitamente no título e/ou no resumo, estar disponíveis em língua portuguesa e serem de livre acesso. Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 25 artigos. Foi analisado se os artigos selecionados estão de acordo com o definido pelas normativas e diretrizes do ensino médio com base nos documentos oficiais. As pesquisas aplicadas e questionários foram as metodologias mais adotadas, seguidas por projetos educacionais aplicados em sala de aula. Todos os trabalhos corroboram com as definições implementadas nos PCNs, PCN+ e BNCC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa(2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA(2022-07-11) MELO, Marcus Vinícius de Sousa; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar uma metodologia para o ensino de Função Polinomial do 1° Grau, que surgiu da hipótese de mostrar que o conteúdo dela pode ser vinculado à realidade do alunado, destacando e direcionando para uma aprendizagem em que o assunto abordado venha ser compreendido pelos alunos em situações em que o uso e aplicação estejam pautados num processo de ensino e aprendizagem eficaz e contextualizado. A aplicação da função será realizada a partir da pesquisa com batedores de açaí pertencentes ao município de Barcarena onde a atividade pode ser empregada a teoria da função na venda do suco de açaí. Isto é, na comercialização, buscando avaliar a aplicabilidade do conteúdo da função em situações-problemas, enfatizando os lucros ou balanço financeiro com a venda do produto. O conhecimento pode ser compartilhado não somente de forma abstrata na sala de aula, mas introduzido no dia a dia do aluno. A partir das informações obtidas, serão utilizados dois exemplos ao nível do conhecimento do aluno, a saber: o comércio do suco do açaí e o extrativismo da palmeira, além de tratar a fundamentação teórica a partir da definição, conceito de coeficientes angular e linear, construção de gráficos, condições de crescimento e decrescimento e inequações do 1º grau. Conclui-se a pesquisa considerando que o processo de ensino e aprendizagem poderá ser mais bem compreendido no contexto da sala de aula quando o professor buscar uma metodologia que esteja ligada com a teoria e a prática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência do ENEM no ensino da física(2021-01-21) TRINDADE, Lucas Teixeira; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente estudo aborda a questão da influência que o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM exerce atualmente sobre o ensino da disciplina Física. Na atualidade grande parte das escolas está trabalhando com este foco e os professores de Física precisam adequar suas metodologias para que dêem aulas contextualizadas, as quais devem interligar os tópicos estudados com o cotidiano dos educandos, tornando as aulas da disciplina mais interessantes e próximas da realidade. Tal procedimento faz com que a Física deixe de ser um assunto abstrato e torne-se uma matéria compreendida nas situações reais e práticas dos alunos. Além do mais, o estudo aqui realizado demonstra que o ENEM tem como função principal a aferição da qualidade do sistema educacional brasileiro, o que obriga sua melhoria e seu aperfeiçoamento contínuo. Outro emprego do exame é funcionar como orientador do sistema educacional brasileiro de forma ampla. O estudo em questão também aponta que, no decorrer do desenvolvimento do ENEM, com a proposta do novo Ensino Médio, este passou a ser o único mecanismo de acessos às universidades e institutos federais. Com isso, o ensino precisou passar por alterações significativas, pois no ENEM é que são avaliados os questionamentos e as ponderações do Ministério da Educação - MEC. Dentro deste contexto, a pesquisa revela também que é fundamental para o professor de Física, continuar aperfeiçoando e procurando maneiras diferenciadas de utilizar os materiais e técnicas didáticas, como alguns elementos que estejam presentes de maneira lúdica na vida dos alunos dentro das aulas, visto que estará compreendendo que a formação completa do aluno possibilitará que este consiga superar qualquer tipo de sistema avaliativo que lhe seja proposto, como o próprio ENEM.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura dos contos de fadas como processo de reflexão no ensino e aprendizagem de qualidade aos escolares do 5º ano(2015) SANTOS, Ana Maria Azevedo dos; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819Este trabalho tem como objetivo geral mostrar que o processo de leitura infantil com dinamismo possibilita que a criança adquire um maior interesse e curiosidade para uma melhor compreensão no processo de ensino e aprendizagem. Ligado à leitura dinâmica constitui um importante recurso para que o aluno do 5º ano consiga despertar a motivação e tenha condições de desenvolver com habilidades e competências as atividades desenvolvidas pelo professor de Língua Portuguesa. Quanto o objetivo específico é de mostrar que o recurso metodológico relaciono a leitura dinâmica, pode ser útil no sentido de desenvolver, interpretar e contextualizar melhor o processo da mesma; verificar que a criança tem um melhor a aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem quando incluem diversos personagens que desperta nela a curiosidade, a motivação e o interesse pelo aprender e ainda, buscar e analisar que a criança aprende melhor vivenciando atrelada numa metodologia que seja capa de despertar nela a interpretação com teatro de personagens como cinderela, Branca de Neve, a bela e a fera e outros contos de fadas, onde seja possível inseri-la nesse contexto para que aguce sua curiosidade. Nesse sentido, introduz como metodologia uma pesquisa de caráter bibliográfico como Solé (1987), Kleiman (2001), Lajolo (2002) , Teicher (1941), Scoz (1994) e Patto (1990 .). Outros autores, também, são abordados ao longo do texto cujas citações e considerações enfatizam e enriquecem ainda mais o tema referente à leitura dinâmica. Quanto à justificativa, o tema supracitado mostra que os educadores devem levar para a sala de aula uma metodologia voltada para o processo de leitura com dinamismo de modo a envolver a criança num mundo em que venham aflorar nela motivação, interesse e curiosidade, adquirindo o habito de leitura a fim de que possa desenvolver outras habilidades que todo esse processo metodológico pode favorecer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) MDC e MMC: uma ênfase a partir de um processo de ensino e aprendizagem contextualizado(2022-02-24) PRAXEDES, Luiz Eduardo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho objetiva desenvolver um estudo do (Máximo Divisor Comum) MDC e (Mínimo Múltiplo Comum) MMC enfatizando-se a partir de um processo de ensino/aprendizagem contextualizado. No primeiro momento são apresentados o contexto histórico, definições de MDC e MMC e a relação entre eles, que servirão de pré-requisitos para o desenvolvimento da temática. A relevância da pesquisa concentra-se em aplicações com problemas voltados ao cotidiano para mostrar que podem ser usados nas situações práticas, principalmente em questões que relacionam o conhecimento teórico em problemas contextualizados. Visando esse aspecto, desenvolve-se como metodologia um ensino em que seja possível oferecer ao aluno um conhecimento que leve em conta a aprendizagem significativa do tema proposto. Assim sendo, percebe-se que o ensino sendo dinâmico e motivador proporciona uma maior curiosidade e interesse pelo conteúdo, tendo em vista que para conseguir valorizar a aprendizagem é preciso que o professor saiba construir um processo de ensino que não se enquadre apenas num método tecnicista o que pode ocasionar dificuldade na aprendizagem. Conclui-se a pesquisa considerando que o estudo do MDC e MMC quando aplicados em situações problemas contextualizados podem oferecer uma melhor compreensão para os alunos quando é considerada a aprendizagem da vida cotidiana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino de ciências nos 6º e 9º anos do ensino fundamental: novas perspectivas(2013-08-23) FARIAS, Maria Valdemira dos Santos; NOGUEIRA, Maria do Socorro Nogueira e; PANTOJA, Leidilene da Costa; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho teve por objetivo analisar as metodologias e recursos didáticos, mostrar a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências e identificar os motivos que os leva as metodologias e recursos didáticos utilizados. Os dados para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Teixeira pertencente ao município de Abaetetuba-PA. A metodologia utilizada compreendia primeiramente, a pesquisa bibliográfica sobre a história do Ensino de Ciências na escola e as metodologias utilizadas na escola. Depois, partiu-se para pesquisa-ação e pesquisa de campo através da coleta de dados obtidos por meio de uma entrevista estruturada com dois professores, um de uma turma do 6º ano e outro de uma turma do 9º ano/9 da escola em foco. Nos resultados alcançados, identificaram-se as metodologias usadas (aulas teóricas e expositivas, transcrição de conteúdos no quadro magnético, resoluções de exercícios, seminários, experimentação e pesquisa de campo), os recursos utilizados pelos docentes (quadro magnético, livro didático, cartazes, data-show e computador), mostramos a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências (contextualizar o assunto e para que o aluno compreenda o meio em vive) e identificamos os motivos que levam os docentes a recorrem as metodologias usadas (falta de tempo para estudar e planejar as aulas, falta de recursos didáticos e não participam de formação continuada na área). Esses resultados nos trouxeram a confirmação de que a prática metodológica do professor exerce forte influência sobre o processo de aprendizagem. De posse dessas informações, os educadores poderão atuar com mais segurança, pois terão embasamento teórico para refletir sobre sua prática docente. Dessa forma, este estudo buscou trazer questionamentos e reflexões sobre o Ensino de Ciências do 6 º ao 9 º ano. Trouxe também, a esses educadores, o embasamento necessário à compreensão do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de novas perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de matemática(2022-09-01) OLIVEIRA, Danylo da Silva; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Esta pesquisa objetivou desvelar as possibilidades de utilização da Gamificação como metodologia ativa no ensino da Matemática. Para desenvolvê-la, foi traçado o objetivo de demonstrar que os elementos da gamificação aplicados em atividades de aprendizagem podem proporcionar o aumento do engajamento e da motivação em atividades educacionais. Partindo da análise dos principais autores sobre o conceito de gamificação e de como sua aplicação vem sendo observada na educação, o que justifica a sua pesquisa aprofundada, a fim de descobrir os melhores caminhos para a sua utilização. Participaram deste estudo 10 professores da rede municipal e estadual, que foi realizada de forma síncrona e assíncrona através do uso da plataforma Googleclassroom, e de 32 alunos, pertencente a Escola da Rede Municipal de Acará Lydia Lima., que foram submetidos a prática através de oficinas de Gamificação. Os principais resultados obtidos neste artigo por meio da observação, discussão e do questionário, indicam que os participantes da disciplina gamificada, compreenderam que a docência requer uma postura reflexiva e participativa. Os dados coletados indicam o quanto foi possível entender que o professor pode utilizar de diversas estratégias para o exercício docente, na busca da efetivação da aprendizagem, e foi possível constatar que há professores que utilizam da estratégia sem conhecer os seus fundamentos teóricos, e através dos estudos sobre gamificação podem melhorar suas práticas. Dessa forma, pode ser concluído que a gamificação pode ser um ponto de partida para professores que desejem uma forma diferenciada de ensinar e engajar seus alunos em um estudo prazeroso, interessante e motivador, tornando, assim, a aprendizagem mais significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de história em quadrinhos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da dengue(2014-09-29) LIMA, Adriana Carvalho de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770Uma história que pode fazer parte do cotidiano do aluno foi utilizada para ilustrar o processo de ensino aprendizagem sobre a dengue. O objetivo foi analisar a aplicabilidade da história em quadrinhos (HQs) e a interferência da mesma, como metodologia de ensino dentro da ação educativa. A história foi confeccionada, contendo assunto sobre dengue e foi aplicada a alunos do Ensino Fundamental maior. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 80 alunos de uma escola municipal do município de Breves no Arquipélago do Marajó Pará. Para a análise do uso da história, foram elaborados dois questionários, aplicados antes e após o uso desse instrumento de aprendizagem, cujas respostas foram analisadas qualitativamente. Após a aplicação das histórias em quadrinhos, foi detectada a melhora considerável na aprendizagem dos discentes da escola onde aplicamos o gibi. Esta atividade proporcionou aos alunos uma ação educativa prazerosa e significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de jogos didáticos para o ensino de botânica: uma experiência no 7º ano(2013-08-23) BRITO, Maria do Socorro Ferreira; CORRÊA, Sandra do Socorro Silva; SILVA, Rachel Macedo da; http://lattes.cnpq.br/4108811268950247; https://orcid.org/0000-0002-0619-5692Este trabalho teve por objetivo investigar o resultado da aplicação de jogos didáticos no ensino de Botânica. Os dados para o desenvolvimento do trabalho foram coletados através de questionários aplicados aos professores e alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-Pa. Após a aplicação dos questionários para os alunos, foi utilizado o jogo didático como facilitador do processo de aprendizagem. Nossos resultados permitiram concluir que o jogo didático pode ser uma ferramenta viável, instigante e interessante, pois permite ao professor ensinar o conteúdo por meio do lúdico e sair do ensino tradicional. Desse modo, os jogos deveriam possuir um espaço e um tempo maior na prática pedagógica, pois observamos que os alunos demonstraram um interesse maior na disciplina de botânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma visão histórica da equação do segundo grau: resultados iniciais de uma aplicação para alunos do 9° ano do ensino fundamental(2023-07-03) MOITA, Francisdiony Reis; SILVA JÚNIOR, José Menezes da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, tendo o propósito de promover a aprendizagem significativa por meio da aplicação de uma metodologia diferenciada sobre contexto histórico da equação do segundo grau, nas aulas de matemática. Assim, seu objetivo consistiu em apresentar os resultados iniciais de uma aplicação sobre equação do segundo grau para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em uma perspectiva histórica. Explicita-se que a pesquisa teve cunho quantitativo e investigatório com o propósito de averiguar se o método aplicado produziu o devido efeito nos estudantes, e através do questionário analisar a relevância da aplicação. Tendo como base as respostas dos estudantes, foi possível verificar sua familiaridade com a assunto, analisar o nível de aprendizado baseado na aplicação do contexto histórico e avaliar a aplicação da metodologia. Assim, esse método foi utilizado para quebrar o contexto mecanicista e tradicional que é aplicado nas salas de aula. Os resultados obtidos mostraram um panorama diferente, em um primeiro momento foi notado uma aversão ao contexto matemático com a equação do segundo grau, e, após o contexto aplicado teve-se um resultado mais satisfatório. Ainda, foi possível constatar que que a grande maioria dos estudantes possuem uma visão conturbada da matemática em si, isso ocasionalmente, se deve aos métodos que foram sendo aplicados ao longo das etapas da vida escolar dos estudantes. Portanto, com a aplicação da metodologia, os estudantes mostraram um interesse maior satisfazendo o objetivo do trabalho. Isso evidencia que a aplicação de novas metodologias no contexto educacional modifica a visão do estudante e facilita o aprendizado.