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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciências Naturais e a dificuldade de ensino/aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola do município de Anapu Pará
    (2019-06-06) PAIVA, Cássia Soares; GONÇALVES, Fabíola de Souza; http://lattes.cnpq.br/6964027354861027
    Discute-se muito sobre os reflexos do aprendizado que os alunos, nas primeiras séries do ensino médio, herdam do ensino fundamental principalmente nas disciplinas que refletem o estudo das ciências naturais. Como resultado disto percebe-se vários fatores que versa entre o tradicionalismo e as inovações tecnológicas em constante movimento. Diante este campo de batalha entre ciências, professor, aluno e metodologias há causas e consequências bem definidas. Estes fatores pesam em dificuldades principalmente na adaptação para outro nível de ensino, seus desafios e perspectivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos do ensino fundamental maior da escola municipal “Dr. Anthódio Barbosa” em Tomé Açu/PA
    (2017) GONZAGA, Marlene de Nazaré da Silva; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955
    O presente trabalho foi desenvolvido numa escola pública regular de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu/PA, que tem em suas turmas alunos surdos. Pretende analisar o processo de ensino- aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos através da coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos professores de língua portuguesa e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE); bem como explicitar as possibilidades e dificuldades vividas tanto pelos alunos surdos quanto pelos professores no que concerne o ensino da língua portuguesa para alunos surdos observando-se as metodologias para o ensino desta. Como aporte teórico para este trabalho temos: Quadros (1997; 2004; 2006 e 2008), Reily (2007), Goldfeld (1997), Perlin (1998), Silva (2002), publicações do MEC (1979, 1997, 2002), entre outros da área, bem como as vertentes mais correntes atualmente encontradas por meio de leituras de artigos científicos e outras publicações disponíveis que possibilitaram o desenvolvimento do estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA MARAJOARA
    (2021-06-17) BARROS, Ariel Furtado; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este artigo trata do “Ensino da disciplina de Geografia no 4º ano do ensino fundamental” com o objetivo geral de identificar como o referido ensino e a aprendizagem em Geografia se efetiva em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Breves. De modo específico procura compreender a dinâmica de ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia e refletir acerca das metodologias de ensino e recursos didáticos utilizados no processo ensino aprendizagem da geografia. A base teórica busca subsídios em autores como Callai (2010) e Straforini (2008). Em termos metodológicos o estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com coleta de dados através de questionário semiestruturado. Entre os resultados obtidos podemos destacar que o processo de ensino e aprendizagem empreendido na turma do 4º ano é norteado por uma metodologia pautada na exposição oral dos conteúdos trabalhados a partir do livro didático. Para os alunos fazem-se necessários outros métodos para tornar o ensino significativo. Verificamos que cerca de 44% dos alunos não conseguem aprender os conhecimentos geográficos ensinados, o que pode estar atrelado a metodologia adotada. Em nossa análise falta um trabalho pedagógico que dialogue de forma mais dinâmica e consistente com a realidade e também torne claro aos alunos a necessidade do conhecimento geográfico para a sociedade. Mas para isso, não basta usar diversos recursos e tentar outras metodologias, precisa também mudar os objetivos do ensino da Geografia. Concluímos que o ensino de Geografia nos anos iniciais deve ser um ensino em que alunos e professores construam juntos os conhecimentos de forma democrática e dinâmica.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Livro didático de História: uma análise de estrutura, abordagens e conteúdos contemporâneos
    (2018-08-18) RAMOS, Adriel Eleris; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934
    O artigo apresenta resultados referentes a pesquisa qualitativa sobre o livro didático de História contemporâneo que se deu a partir da análise da coleção “História, sociedade e cidadania”, de Alfredo Boulos Junior, destinado ao ensino fundamental e uma das coleções aprovadas do PNLD mais distribuída desde seu lançamento em 2015. A partir do levantamento dos dados presentes na coleção, a pesquisa busca entender como o livro didático tem trabalhado alguns conteúdos, como tem organizado sua estrutura, suas abordagens históricas, suas metodologias de aprendizagem, imagens e atividades, como tem inserido os temas transversais presentes na estrutura curricular contemporânea da disciplina de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Métodos de abordagem e procedimentos: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso em Pedagogia vinculado a Linha Trabalho e Infâncias do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação da Amazônia bragantina
    (2020-10-29) ROSA, Renata de Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa analisa os métodos de abordagem e procedimentos dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da Amazônia bragantina do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará, defendidos entre 2017 e 2019. Compreende-se o campo teórico-metodológico como o conhecimento científico na definição de concepções, conceitos do tema estudado e método de abordagem na geração de uma epistemologia. A questão norteadora busca saber sobre o método de abordagem e procedimentos recorrentes em Trabalho de Curso da Linha Trabalho e Infância do GEPTE. A pesquisa é caráter documental e bibliográfica, do tipo de abordagem qualitativa combinando o procedimento de leituras críticas e a observação dos textos como fontes a fim de apontar informações relevantes sob o estudo com vista uma dada perspectiva epistemológica de pesquisas com crianças da Amazônia Bragantina. Assumimos nesta pesquisa o conhecimento como a produção de outro conhecimento do texto produzido. Os resultados revelam que os textos denominam várias abordagens metodológicas no diálogo com autores das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (Educação, História, Sociologia, Antropologia), recorrem ao uso da pesquisa interdisciplinar. Tratam de conceitos sobre a identidade negra, trabalho como princípio educativo, formação do pedagogo, currículo e monitoria e trabalho infantil e gênero. Os métodos utilizados foram diversificados, cada um texto mostra particularidades nas escolhas das técnicas, mas se aproximam no uso do painel, na observação participante, diário de campo, roda de conversa, divergem no uso de questionário e entrevista. O estudo conclui que os Trabalhos de Conclusão de Curso definem o método de abordagem e procedimentos em diálogos teóricos, se aproximam metodologicamente da abordagem qualitativa. Ainda, indica que é preciso outras observações sobre os textos, leituras críticas de Trabalho de Curso da Universidade Federal do Pará do Campus Bragança, em especial na Faculdade de Educação a respeito dos instrumentos de pesquisas, dos termos de consentimentos livres em pesquisas com crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos
    (2018-12-12) OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344
    Sob a perspectiva da educação inclusiva, a inserção dos surdos no ensino regular ainda expõe vários obstáculos. A Educação de pessoas surdas é um assunto bastante relevante na atualidade. Dessa forma a presente pesquisa foi desenvolvida sob a ótica da educação inclusiva. Tendo como objetivo geral: analisar a percepção dos professores/intérpretes e alunos surdos no Ensino Médio, acerca do ensino e a aprendizagem nas aulas de Biologia, utilizando o aplicativo de celular “Sinalário em Libras”, e as questões que nortearam a pesquisa foram: O recurso didático está em consonância com o currículo escolar e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E de que forma ele pode ser usado como suporte pelo educador? O índice de defasagem escolar do aluno com surdez pode ser reflexo da escassez de recursos didáticos? De que forma os TIC`s podem contribuir para que essa realidade seja alterada? Constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada quanto aos procedimentos como estudo de caso. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas com professores de Biologia (02), intérpretes (04) e alunos surdos (04). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, revelaram que as maiores dificuldades de aprendizagem em Biologia, está relacionada a dificuldade de compreender os sinais de terminologias biológicas, as nomenclaturas, materiais didáticos para Libras limitados. O aplicativo foi avaliado quanto as contribuições para o processo de ensino/aprendizagem, os dados evidenciaram que o Sinalário de Libras é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, tanto pelos professores de Biologia, quanto por alunos e intérpretes. Assim, é importante destacar a importância da utilização de tecnologias voltadas para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Biologia, como o Sinalário de Libras.
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