Navegando por Assunto "Methodological tool"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Indicadores de ácido-base naturais: como proposta pedagógica para o ensino das ciências(2019-06-11) TEIXEIRA, Marcileide Silva; PEREIRA, Maria das Graças; http://lattes.cnpq.br/0220812599721202Este trabalho visa trazer a proposta de aula experimental, para que o professor trabalhe o tema: indicadores de ácido-base, utilizando os recursos naturais existentes na própria comunidade, sem a necessidade de utilizar os recursos do laboratório multidisciplinar. O trabalho foi dividido em etapas, sendo que a primeira constituiu-se em pesquisar o tema e selecionar os vegetais, dos quais se retirou o extrato, rico em antocianina, e testaram-se várias vezes para analisar as cores apresentadas de acordo com cada espécie Euterpe oleracea Mart. , Eleutherine bulbosa (Mill) e Hibiscus rosa-sinensis L.. A segunda etapa deu-se em apresentar os indicadores naturais e suas funcionalidades aos alunos de diferente faixa etária, série e gênero. Para tanto foi realizado uma oficina durante a feira de ciências “Mostra Científica e Cultural Nina Abreu”, na escola Bernardino Pereira de Barros. Participaram do experimento 58 alunos, sendo 30 do gênero feminino e 28 do gênero masculino com faixa etária diferenciada, onde no geral eram de 9 a 21 anos, variando do 4º ano do Ensino Fundamental a 3 série do Ensino Médio. Onde alunos que estudaram ou não o assunto abordado, tiveram uma explicação prévia do conceito segundo a teoria de Arrenhius, da importância de se usar o indicador natural, em seguida, puderam participar dos experimentos e no final responderam um pequeno questionário que se constatou que 95% dos alunos conseguiram compreender o assunto. Com isso conclui-se que é visível uma melhor compreensão a partir dos experimentos.