Navegando por Assunto "Methodological interventions"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A linguagem Scratch como suporte no aprendizado de conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental maior(2023-03-03) NASCIMENTO, Miquéias Lisboa; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877A pandemia global por Covid-19 provocou na sociedade contemporânea e principalmente no meio estudantil diversas sequelas comportamentais, que insurgem na adequação do ensino à realidade. Por isso, este trabalho discute sobre a necessidade de novas intervenções metodológicas para o ensino da Matemática uma vez que o principal objetivo do estudo foi demonstrar algumas contribuições que a linguagem de programação Scratch pode trazer ao aprendizado de conteúdos matemáticos no ensino fundamental maior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico cuja análise baseia-se no discurso construtivista de Jean Piaget e Seymour Papert, em que defende-se a ideia de que o aprendizado é mais significativo quando os agentes envolvidos nesse processo podem criar seus próprios mecanismos para tal. Destacamos uma sequência didática que demonstra como utilizar a linguagem de programação Scratch, sugerindo como tema a criação de jogos que abordam conteúdos matemáticos do sexto ao nono ano dando suporte a metodologia do professor no desenvolvimento do interesse do estudante pela disciplina de matemática e auxiliando-os a construírem juntos esse saber.