Navegando por Assunto "Mestrados profissionais"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências: análise de dissertações e produtos educacionais sobre educação ambiental (2010-2019)(2021-01-27) GOMES, Ana Samile Alves; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055O presente estudo investigou as dissertações dos Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019, com foco na temática da EA, com abordagem interdisciplinar no Ensino Médio. A investigação consiste em uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado da Arte”, de natureza quali/quantitativa. Foi encontrada uma produção total de 1017 dissertações. A análise do descritor “Conteúdo/tema curricular’’, demostrou que a temática da EA apresentou 156 trabalhos de todos os níveis de ensino demonstrando a importância da EA entre os temas agrupados. Foram catalogadas 32 dissertações voltados para EA-interdisciplinar-EM. Sobre o descritor recurso didático-metodológico, destacamos seis categorias encontradas. As estratégias adotadas pelos professores dos MP se configuram como práticas sistemáticas e inovadoras voltados para a melhoria do ensino. Tal análise possibilitará que os produtos dos MP sobre EA cheguem como importantes ferramentas didáticas, tanto na formação inicial e continuada de professores, quanto nas práticas de ensino nas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional(2023-12-12) COSTA, William Lima da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Uma particularidade no ensino de Citologia e Bioquímica é o caráter microscópico e abstrato dos assuntos, o que torna o estudo mais desafiador; assim, para promover a aproximação e compreensão dos estudantes, é necessário o uso de pluralidade metodológica no ensino aprendizagem neste tema. Visando contribuir nesta questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo e as potencialidades de um Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Bioquímica e Citologia que integra a Coleção Ensino de Ciências na Escola, uma vez que se configura como material de apoio para planejamento docente de aulas nesta temática. A investigação se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica na qual foi realizada uma análise quanti-qualitativa descritiva com base nas três fases da Análise de Conteúdo, tendo como principais categorias: (i) Conteúdos Abordados; (ii) Estratégias de Ensino e (iii) Interdisciplinaridade e Inclusão. A partir dos resultados, consideramos que o Catálogo Digital de Bioquímica e Citologia oferece um suporte pedagógico aos docentes para o efetivo exercício do pluralismo metodológico no ensino desta temática, pois as propostas educativas diversificadas apresentadas nos produtos educacionais analisados podem enriquecer as atividades em sala de aula, trazendo dinamismo, inovação e aperfeiçoamento da prática pedagógica e no ensino do tema.