Navegando por Assunto "Mental health"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de distribuição espacial de transtornos mentais no Brasil(2023-03-10) MAIA, Luiz Artur Barbosa; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A questão de transtornos mentais no país é uma preocupação real, que requer análise espacial para saber como o problema se distribui pelo país e analisar geograficamente o comportamento dos fatores que levam a isso. Assim, acredita-se ser formas eficazes de achar respostas e adquirir entendimento e informações acerca do assunto. A partir desse princípio, elaboração do presente estudo visa analisar a distribuição espacial de transtornos mentais no Brasil, seguindo conceitos fatoriais que influenciam o problema, correlacionando e trazendo à luz a importância de questões ambientais que se integram a questões de saúde mental, para o bem estar dos povos brasileiros. Sob esse aspecto o conceito de formação geográfica social traz por um prisma cultural explicações do porquê da organização territorial urbana e as problemáticas que compõe a mesma. Foram utilizadas técnicas de Geoprocessamento e análise de dados com linguagem de programação, com dados espaciais do ano de 2019 para a produção de gráficos e mapas temáticos que comparam resultados entre os estados com maior e menor registro de transtornos mentais, formações urbanas, análises temporais de dados sociais e preservação ambiental, que ilustram e facilitam analisar o problema. É importante notar o caráter de ineditismo deste trabalho, a possiblidade de desenvolvimento de mais estudos e a importância em relação a esta área de estudo, pois diferente do que é visto na área de geografia da saúde, se tem pouco uso de geoprocessamento para análise espacial de transtornos mentais especificamente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do profissional de pedagogia no CAPS AD de Abaetetuba-Pará(2024-06-19) PINHEIRO, Luciele Belém; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo busca mostrar a importância da atuação do profissional de pedagogia em um ambiente não escolar, concentrando o estudo no CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), com destaque para o papel do pedagogo em uma equipe multidisciplinar que visa a inclusão de pessoas em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e drogas. As questões que nortearam o estudo foram: Qual a importância social do CAPS ad e das equipes multiprofissionais? Qual a função do pedagogo nas dependências do CAPS ad? Como se dá a relação entre saúde mental e a pedagogia? O objetivo geral do trabalho é analisar como se dá atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad de Abaetetuba, bem como o desenvolvimento das atividades realizadas no local com os pacientes em tratamento, demostrando a transcendência do acompanhamento pedagógico. Os objetivos específicos do trabalho são: Discutir a importância social do CAPS ad e da atuação das equipes multiprofissionais, analisar a atuação profissional do pedagogo no CAPS ad e compreender a relação entre saúde metal e o profissional da Pedagogia. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base uma a abordagem qualitativa, essa que permite uma compreensão mais aprofundada das experiências dos participantes, combinada a pesquisa bibliográfica que possibilita a fundamentação teórica do trabalho, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, a fim de ampliar a compreensão sobre a atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad. Como resultados, entende-se a transcendência do acompanhamento pedagógico para as pessoas em tratamento no CAPS ad de Abaetetuba-Pará, haja vista esse acompanhamento visa através de atividades que possuem fins terapêuticos possibilitar a reabilitação, fortalecer a socialização, o desenvolvimento social e a promoção de qualidade de vida das pessoas que se encontram em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e outras drogas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira(2021-11-18) SILVA, Larissa Luciana Pires; PORTO, Thaylla Hanna Rodrigues; LAURENTINO, Rogério Valois; http://lattes.cnpq.br/1614212724390938O curso de graduação em ciências médicas exige dedicação intensa do estudante e possui vários fatores estressores que são apreendidos de forma individual e subjetiva. Estudos apontam como principais fontes de estresse a perda da liberdade pessoal, excesso de pressões acadêmicas, desumanização, falta de tempo para lazer e convívio com a família e amigos, competição, entre outros. Vários podem ser os efeitos físicos resultados por esse estresse, como doenças musculoesqueléticas crônicas, baixa autoestima, ansiedade ou depressão. Dessa forma, a qualidade de vida do estudante de medicina pode ser afetada. O objetivo do estudo é avaliar a qualidade de vida dos estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Pará, campus Altamira. Trata-se de um estudo exploratório de corte transversal que teve como proposta metodológica a pesquisa com enfoque quantitativo, com análise descritiva. Foi utilizado na pesquisa, um instrumento de avaliação de qualidade de vida: WHOQOL-bref, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. A coleta foi feita por meio do formulário online Google Forms e a análise pelo Software Bioestat 5.0 e do Microsoft Excel 2019. Entre os resultados obtidos têm-se que são predominantemente do gênero masculino, solteiros e com idade entre 21 e 25 anos. Entre os questionários aplicados, podemos observar que o primeiro ano curricular possui o pior escore de qualidade de vida e o quinto ano tem o melhor escore. Outrossim, os valores de p foram > 0,05, não havendo diferença estatisticamente significativa entre os domínios avaliados em uma mesma turma, tampouco entre os quatro domínios de diferentes turmas de medicina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da saúde mental dos profissionais de saúde durante a pandemia da covid-19(2022) ROSAS JUNIOR, Francisco Ipslon Terezo; SARMANHO, Natália Barata; BRITO, Caio Vinicius Botelho; http://lattes.cnpq.br/9231585273571040; https://orcid.org/0000-0002-7629-8419Introdução: A pandemia de COVID19 teve seu início no ano de 2020, assolando países e matando centenas de milhares de pessoas no mundo todo. Nesse cenário, muito se exigiu dos profissionais da área da saúde. Em meio a tantas incertezas em relação ao prognóstico das infecções, à falta de perspectiva de melhora no curso do cenário mundial, os profissionais da saúde se viram obrigados a encarar de frente esse agente até então desconhecido, mergulhando em desgastantes rotinas laborais, muitas das quais ofertavam condições precárias de trabalho, além de jornadas de trabalho cada vez mais longas por conta do aumento excessivo da demanda de pacientes em condições que necessitavam de algum cuidado hospitalar. Nesse contexto, notouse a necessidade de se investigar a condição de saúde mental dos profissionais que estavam inseridos nos centros hospitalares de BelémPA. Objetivo: Analisar o impacto da pandemia de COVID19 na saúde mental de profissionais da área da saúde que atendem em regime de plantão nos prontos atendimentos. Metodologia: Estudo transversal, desenvolvido a partir da elaboração de questionário submetido aos participantes via Google Forms, no qual conteve perguntas que compunham três escalas de avaliação diferentes já validadas na literatura nacional: uma para ansiedade, outra para insônia e uma terceira para avaliar o estresse do entrevistado. Os dados obtidos foram levantados e analisados pelo teste de Quiquadrado. Resultado: A pesquisa contou com a colaboração de 43 profissionais da área da saúde que estiveram na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus, atuando no município de BelémPA. Notouse uma maior prevalência do sexo feminino, que representou 65,1% do número total de entrevistados. Além disso, foi percebido uma maior prevalência de participantes com menos de 30 anos (53,5%), bem como uma maioria possuía uma jornada de trabalho na linha de frente maior que 36h semanais. Outro ponto identificado nos dados obtidos, foi a ausência de quaisquer comorbidades na maior parte dos entrevistados (60,5%). Outrossim, foi relatado que mais da metade dos entrevistados (72,1%) possuía algum grau de dificuldade para dormir de maneira adequada. Somado a isso, foi projetado um gráfico de dispersão que revelou um R= 37,98%, permitindo a conclusão de que existe uma associação entre a estafa e a insônia. Por fim, a partir de dados colhidos das respostas do questionário da Escala de Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD7), constatouse que 77,3% dos pesquisados apresentou algum grau de ansiedade durante o período estudado. Conclusão: Diante dos dados coletados e dos resultados obtidos, pôdese concluir que a pandemia da COVID19 afetou a saúde mental dos profissionais de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comportamento alimentar e saúde mental e emocional no Ensino Remoto Emergencial (ERE) de servidores e alunos do ensino superior no Brasil durante a pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa(2022) MAURO, Beatriz Cibele Brabo; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398Introdução: Após o surto do vírus SARS-CoV-2 acometido na cidade de Wuhan, na china em 2019, que originou a pandemia do COVID-19, o mundo se deparou com diversas atribulações de distintas esferas, que originaram diferentes temáticas a serem pesquisadas e discutidas. Dentre elas, a grande preocupação em torno dos impactos que essas mudanças cotidianas trouxeram para a saúde psicológica e emocional da população, principalmente para os grupos de servidores e alunos do ensino superior no Brasil, que em meio a esse contexto pandêmico, continuaram exercendo suas atividades de maneira remota, lidando com suas demandas de trabalho. Objetivo: A revisão integrativa buscou apresentar os aspectos do comportamento alimentar e saúde psicológica e emocional desses indivíduos durante a pandemia do COVID-19. Metodologia: Trata - se de uma revisão integrativa da literatura realizada por meio de uma abordagem qualitativa. De forma sintetizada, a pesquisa foi constituída, respectivamente, em seis etapas, são elas: 1 - elaboração da questão norteadora da pesquisa, 2 - definição das bases de dados a serem utilizadas, 3 - Formulação dos critérios de inclusão e exclusão dos artigos na pesquisa, 4 - Definição e coleta dos dados, 5 - Análise dos estudos incluídos e 6 - Apresentação do resultado dos dados incluídos e analisados. Resultados: As buscas nas bases de dados resgataram 736 artigos, no entanto, após a leitura, a amostra final foi composta por 17 artigos que atenderam aos critérios de elegibilidade. As evidências científicas evidenciam impactos negativos para a saúde mental e emocional de discentes e docentes universitários, com relação ao comportamento alimentar, identificou-se em sua maioria, alterações negativas, representadas pelo aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados, aumento de horas se alimentando e busca de conforto emocional através da alimentação. Conclusão: O contexto pandêmico refletiu, em sua maioria, negativamente, na saúde mental e emocional dos grupos estudados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA) - uma revisão sistemática da literatura(2017) FERREIRA, Camila Souza; PAULA, Thamires Baia; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Introdução: Há um grande número de fatores que intensificam os impactos e maximizam os níveis de estresse do cuidador primário informal, quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, entre eles: a severidade dos casos, a dificuldade de acesso aos serviços especiais de que necessitam e, fatores econômicos e culturais. O TEA é caracterizado pelo desenvolvimento atípico ou deficiente da comunicação e interação social, com a presença de um repertório restrito de comportamentos, atividades e interesses. As diversas fontes de estresse resultantes do cuidado oferecido às crianças com TEA, quando não amenizadas, podem impulsionar impactos na saúde mental dos cuidadores primários informais. Objetivo: verificar na literatura de maneira quantitativa e qualitativa o que vem sendo abordado sobre a saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Metodologia: tratase de uma revisão sistemática da literatura de cunho descritivo, exploratório e natureza quantiqualitativa, utilizandose os descritores: Saúde Mental, Autismo, Cuidadores e Terapia Ocupacional, em inglês e português, nas bases de dados dos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP, selecionando publicações entre os anos de 2011 a 2016, em português e inglês, estas foram submetidas ao instrumento Avaliação de Confiabilidade Científica – ACC elaborado pelas pesquisadoras a partir da Escala de PEDro e da Recomendação de PRISMA, afim de selecionar pesquisas com maior qualidade metodológica e evidências científicas. Os resultados qualitativos foram organizados por categorias de análise, cujos descritores desta pesquisa foram norteadores. Assim como os resultados quantitativos, organizados em tabelas e figuras. Resultados: Totalizando 1.837 publicações a partir dos descritores nas duas bases de dados, 43 selecionadas pelo título e 11 publicações selecionadas pelo resumo foram avaliados pela ACC e apenas 05 publicações mostraramse aptas metodologicamente para esta pesquisa. Destacase por categorias a importância das discussões acerca da temática, assim como os resultados de outras pesquisas vinculadas ao tema. Discussão: A partir disto, salientase, a importância de investimentos literários acerca desta temática. Levando em consideração que as repercussões na saúde mental do cuidador primário informal de crianças diagnosticadas com TEA necessitam de atenção; assim como a disponibilização de publicações em outras línguas diferentes da nacional darão notoriedade as pesquisas científicas com esta população Conclusão: Diante desse contexto, considerase de suma importância que a temática de saúde mental de cuidadores primários, informais de crianças com TEA, seja mais divulgada na literatura, e as pesquisas sejam disponibilizadas também em línguas estrangeiras, salientando que as repercussões geradas pelo cuidar ganham grandes dimensões quando não tratadas corretamente. Ainda, apontase que a população de cuidadores primários tem pouca informação acerca da sua saúde mental, já que quando se trata de cuidar de uma criança diagnosticada com TEA, as atenções tendem a direcionar para o acompanhamento médico, ambulatorial e educacional da criança, e o cuidador primário acaba deixando em segundo plano sua qualidade de vida e saúde mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Depressão, ansiedade, insônia e burnout em estudantes de Medicina durante a pandemia da covid-19(2021-11-18) MELO, Débora Leão; SANTOS, Ozélia Sousa; http://lattes.cnpq.br/0732396645940620A quarentena e o isolamento social são estratégias que estão sendo utilizadas para conter a propagação da COVID-19, infecção causada pelo sars-cov-2, conhecido como novo coronavírus. Mas além do perigo do adoecimento físico pelo novo vírus, existe ainda um maior risco de adoecimento mental devido ao cenário pandêmico. Aliado a isso, vários estudos demonstram que estudantes de medicina são mais propensos a desenvolver problemas relacionados a saúde mental do que a população em geral. Objetivo: avaliar a percepção e os efeitos psicológicos frente ao isolamento social na situação de pandemia da COVID-19. Método: O público-alvo foi estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira. Tratou-se de um estudo transversal de caráter quantitativo realizado a partir de um levantamento de informações por meio Survey, através da plataforma Google Formulários. As análises estatísticas descritivas e inferenciais foram realizadas conforme dados obtidos. Resultados: Obteve-se 194 respostas dos 223 discentes matriculados no curso. Da amostra, 64 (32.98%) apresentaram escore positivo para transtorno de ansiedade generalizada, 100 (51.54%) para sintomas de insônia, 73 (37.62%) para depressão maior e 8.24% para burnout durante o período pandêmico. Conclui-se que acadêmicos de medicina parecem estar mais suscetíveis ao adoecimento mental e a pandemia da COVID 19 pode intensificar o sofrimento. Assim, se faz necessário mais estudos que esclareçam os determinantes causais além de mais intervenções ativas que visem a saúde mental dos alunos de medicina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e avaliação de oficinas culinárias a partir do uso integral dos alimentos em um CAPS AD(2019) COSTA, Barbara Liliane Cardoso; SANTOS, Thaís de Oliveira Carvalho Granado; http://lattes.cnpq.br/0083146548899041; https://orcid.org/0000-0001-9496-4561; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XIntrodução: O Aproveitamento Integral dos Alimentos promove o fácil acesso à alimentação, torna a preparação de baixo custo e melhora o valor nutricional, além de auxiliar com a redução do lixo orgânico descartados no meio ambiente e desperdício de alimentos. As oficinas culinárias com foco na utilização integral dos alimentos estão entre as atividades terapêuticas que podem ser realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPS AD) e que auxiliam no tratamento dos usuários de substâncias psicoativas por meio da prática e conscientização do uso integral dos alimentos. Objetivo: Desenvolver e avaliar oficinas culinárias a partir do uso integral dos alimentos em um CAPS AD de Belém -PA. Material e Métodos: Estudo de delineamento descritivo, exploratório e quanti -qualitativo realizado entre junho e outubro/2019 por meio da aplicação de formulário semiestruturado que permitiu identificar o conhecimento do público estudado acerca do uso integral dos alimentos, além da aplicação de um teste de aceitabilidade referente às preparações elaboradas durante as oficinas culinárias. Resultados: Participaram da pesquisa 23 usuários, em que um total de 65,2% dos entrevistados relatou não ter ouvido e não saber se já ouviu falar em uso integral dos alimentos. Com relação a aceitabilidade das preparações, o resultado foi positivo para todas as avaliações realizadas. Conclusão: Foi possível identificar a falta de conhecimento sobre o uso integral dos alimentos pela maioria dos usuários, indicando a necessidade de abordar o tema por meio de atividades educativas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os efeitos da pós pandemia na saúde mental de professores do ensino médio: um estudo realizado com docentes no município de Acará(2024-06-19) OLIVEIRA, Tiffany Souza de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo tem como finalidade tecer discussões e reflexões acerca da saúde mental de docentes do ensino médio na pós pandemia. O objetivo é analisar os depoimentos de professores que atuam em uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Acará-PA, para constatar os impactos da pandemia em sua vida profissional e saúde mental. A abordagem adotada é a pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa é o estudo de caso, visando o aprofundamento do fenômeno estudado. A pesquisa bibliográfica e os relatos dos professores de ensino médio revelaram que existem sequelas em suas vidas causadas pela pandemia, tanto no seu trabalho docente quanto em sua saúde mental, afetadas pela rápida imersão que fizeram no ensino remoto emergencial. A falta de apoio e recursos para desenvolver seu trabalho durante a pandemia, o aumento das demandas de trabalho e as dificuldades em amenizar os danos que a pandemia causou em seus alunos, corroboraram para o aumento de seus níveis de estresse, cansaço e desgaste mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Hanseníase e seus impactos na saúde mental: uma revisão integrativa(2023-12-14) SOARES, Paulo Fernando Sandes; FERREIRA, Denis Vieira Gomes; http://lattes.cnpq.br/2392198150359061; https://orcid.org/0000-0002-2074-7246; LIMA, Sérgio Beltrão de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9605804462479747; https://orcid.org/0000-0002-9531-2482INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma das doenças mais antigas da humanidade e de impactos ainda relevantes na sociedade, indo para além do âmbito biológico, estando associada a estigmas sociais, sofrimento psíquico e limitação laboral. OBJETIVO: Analisar, por meio de uma revisão integrativa, através de pesquisa bibliográfica, os impactos da hanseníase na saúde mental dos pacientes acometidos. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em bases de dados: SIELO, MEDLINE e LILACS, utilizando palavras chaves, “Hanseníase”, “Saúde Mental”, “Transtornos Mentais”, “Qualidade de Vida”, “Ansiedade” e “Depressão”. RESULTADOS: Ao final do cruzamento das palavras chaves e de todo o processo de inclusão, exclusão e avaliação qualitativa dos materiais descrito na metodologia, foram avaliados um total de 29 artigos. Através da leitura dos artigos ficou evidenciado que a hanseníase e suas sequelas afetam a saúde mental dos pacientes por gerar alterações no aspecto físico em primeiro lugar e segundamente nas relações sociais e nos aspectos psicológicos dos pacientes, são alterações comuns: fragilidade emocional insegurança, hostilidade, sentimentos de desamparo, auto depreciação e perda de autonomia. Houve um consenso na leitura dos artigos de que a grande maioria dos pacientes são do sexo masculino, mas que pacientes do sexo feminino são mais afetadas psicologicamente pela doença. Também ficou evidenciado que a hanseníase está associada com uma maior prevalência de sintomas depressivos do que na população em geral e que grande parte desses pacientes está sob o risco de desenvolver transtornos depressivos. CONCLUSÃO: Os portadores de hanseníase necessitam de um acompanhamento integral no sistema de saúde, que esteja atento a saúde mental, aos sintomas depressivos e que estimule a manutenção dos vínculos sociais e reabilitação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O idoso e o lugar: o impacto biopsicossocial do fator espacial na terceira idade(2021-11-17) OLIVEIRA, Raíssa Souza de; FERREIRA, Talita Isabelle Sena Pantoja; LAURENTINO, Rogério Valois; http://lattes.cnpq.br/1614212724390938O aumento da população de idosos no mundo a partir da segunda metade do século XX tornou fundamental a melhor compreensão das dimensões biopsicossociais que influenciam no envelhecer. Um fator que merece destaque nesse contexto é o Espaço, que no decorrer da experiência vivida ganha uma visão subjetiva e se torna Lugar. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar os impactos que o fator espacial exerce sobre o envelhecimento e sobre a saúde mental do idoso. Essa investigação consistiu em uma revisão de literatura integrativa de caráter quali-quantitativo, por meio da análise de Bardin e classificação por níveis de evidência, cuja coleta de dados foi realizada via plataformas virtuais, totalizando 26 artigos oriundos da PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. A partir da análise do material, foi possível perceber a multifatorialidade da interação do indivíduo com o Lugar, sendo este composto de várias dimensões da existência relacional humana, bem como entender que o espaço constrói o indivíduo e ao mesmo tempo é construído por ele todos os dias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários, uma visão da terapia ocupacional: revisão sistemática da literatura(2021) BORGES, Thayro Matheus Reis; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 que se tornou um grave problema de saúde mundial, se propagando por vários países do mundo, configurando -se enquanto pandemia. O cotidiano passou a estruturar-se baseado na diminuição de contato social e outras formas de prevenção, moldando assim uma rotina nada habitual aos indivíduos, em vários setores da sociedade, incluindo o ensino superior. Objetivou- se analisar os estudos que abordam a saúde mental de estudantes universitários durante o período de pandemia de COVID-19, relacionando com a Terapia Ocupacional e com os possíveis impactos nas ocupações. Sendo assim, trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura no portal de periódicos da CAPES/MEC e nas bases de dados PubMed Central (PMC), Publisher of Open Access Journals (MDPI) e Journal of Medical Internet Research (JMIR), utilizando os descritores “estudantes universitários” e “saúde mental” e “COVID-19” e “terapia ocupacional”. Serão incluídos artigos originais completos e gratuitos, em português ou inglês, publicados nos últimos 5 anos; no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020. Os resultados dessa pesquisa enfatizam a prevalência de depressão e ansiedade entre estudantes universitários no período da pandemia de COVID-19, causando assim acometimentos a sua saúde mental, e também que se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas a respeito da temática, envolvendo a Terapia Ocupacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Níveis de ansiedade e dor em acadêmicos de uma universidade pública na Amazônia em tempos de pandemia(2024-11-13) BASEGGIO, Letícia Takanashi; TAKANASHI, Silvânia Yukiko Lins; http://lattes.cnpq.br/8129687213854509; https://orcid.org/0000-0002-6410-7160; PINTO, Pablo Diego do Carmo; http://lattes.cnpq.br/1409350061820883; https://orcid.org/0000-0003-1503-9859A presente pesquisa explorou a relação entre dor e ansiedade em acadêmicos da área de saúde de uma instituição pública no norte do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. O estudo teve como objetivo principal identificar a prevalência de queixas de dor e sintomas de ansiedade nesse grupo, além de investigar possíveis correlações entre esses fatores. Adotou-se uma abordagem quantitativa descritiva, com coleta de dados realizada por meio de questionários online, que incluíram o Diagrama de Corlett e a Escala DASS-21 para mensuração de dor e ansiedade, respectivamente. Os resultados indicaram que, exceto por uma associação significativa de dor no pé esquerdo com níveis elevados de ansiedade, não foram observadas diferenças significativas na percepção de dor comparando-se o grupo controle e o grupo com ansiedade. Outros fatores, como condições de moradia e prática de atividades físicas, não demonstraram associações significativas. As conclusões do estudo apontam para a complexidade das interações entre dor e ansiedade, sugerindo a importância de estratégias integradas de manejo para a saúde física e mental dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil clínico-epidemiológico dos usuários atendidos nos centros de atenção psicossocial entre 2013 a 2022 na cidade de belém-pa.(2024-03-15) SANTOS, Livia Carla Moraes dos; COELHO, Raissa Lorrana Bronze; COSTA, Greice de Lemos Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2305761244196596Este estudo investigou o perfil clínico e epidemiológico dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) na cidade de Belém, Pará, entre os anos de 2013 a 2022. Utilizando dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), foram analisadas as características demográficas, clínicas e sociais dos usuários, bem como as tendências temporais e as diferenças entre os diferentes tipos de CAPs. Os resultados revelaram uma predominância de transtornos de humor e de ansiedade, com uma associação significativa entre condições socioeconômicas desfavoráveis e o perfil clínico dos usuários. Além disso, variações nos perfis dos usuários foram observadas entre os diferentes tipos de CAPs, destacando a importância de uma abordagem diferenciada e centrada no paciente para atender às necessidades específicas de cada grupo populacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil epidemiológico das vítimas com suspeita de suicídios ocorridos na região metropolitana de belém no período de 2019 a 2023(2024-03-15) ARAKAWA, José Eduardo Serrão; SILVA, Helber Carlos de Souza da; NUNES JUNIOR, Luis Basílio Bouzas; http://lattes.cnpq.br/9998290646918923O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história humana, em todas as culturas e países, considerado um comportamento extremo com determinantes biopsicosociohistórico. Todos os casos de suicídios devem ser notificados, por se tratar de morte suspeita e a medicina legal tem importância impar para elucidação dos casos de suicídios. Portanto, a busca por informações epidemiológicas precisas, completas e oportunas tornou-se necessária e essencial para o monitoramento, planejamento e execução de ações mais adequadas para tratar dessa temática de forma mais eficiente. Dessa forma, questionou se qual o perfil epidemiológico das vítimas com suspeitas de suicídio ocorridas na região metropolitana de Belém no período de 2019 a 2023. Considerando a hipótese que sugeriu o perfil epidemiológico das vítimas com suspeita de suicídios ocorridos na região metropolitana de Belém no período de 2019 a 2023 é semelhante ao perfil nacional de vítimas de suicídio ocorridos no mesmo período. O aumento progressivo no número de casos e o tema ter se tornado um grave problema de saúde pública nas últimas décadas. Além disso, no decorrer da construção do trabalho, constatou-se a necessidade de medidas urgentes e a necessidade de mais investimentos de políticas públicas direcionadas nesta área, assim como tratar o tema na medida de sua gravidade, demarcando o valor de sua discussão para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Possibilidades de atuação da terapia ocupacional junto a universitários com quadro de adoecimento mental: um relato de experiência(2018) LIMA, Jessica Monique Furtado; ROCHA, Manuela Lima Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6235586389632590; https://orcid.org/0000-0002-8062-1856; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413INTRODUÇÃO: O estudante universitário vivencia diferentes situações durante sua experiência acadêmica, e quando fatores externos ou internos ao ambiente universitário desencadeiam um processo de adoecimento mental, esta circunstância pode ocasionar problemáticas para o seu desempenho ocupacional. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada de práticas terapêuticas ocupacionais em um projeto de extensão junto a estudantes universitários com suspeita ou diagnóstico de adoecimentos mental. METODOLOGIA: Constitui-se de um trabalho de abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência abrangendo as práticas vivenciadas por meio de um projeto de extensão realizado em uma universidade localizada no município de Belém, onde abrangeu o período entre março e dezembro de 2017. O público-alvo da pesquisa foi composto por oito estudantes de graduação de uma universidade do município de Belém. O relato se propõe a descrever a atuação da Terapia Ocupacional na área da saúde mental voltada para o estudante universitário que apresentasse um quadro de adoecimento mental. Como instrumentos empregados para a coleta de informações, realizou-se a construção dos seguintes: Diário de Campo, Ficha de acolhimento, Ficha de Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental e Plano Terapêutico Ocupacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência no projeto de extensão possibilitou uma quantidade significativa de experiências vivenciadas durante o seu desenvolvimento. Realizou-se diferentes estratégias para o desenvolvimento das ações. A estratégia inicial consistiu-se na busca ativa, onde foram realizadas atividades de divulgação sobre o projeto e a importância da atenção à saúde mental. O processo iniciava-se pelo acolhimento do universitário, onde realizava-se o esclarecimento e o levantamento de informações pertinentes para a definição do perfil ocupacional do participante. Quando identificadas problemáticas no desempenho ocupacional relacionadas a um quadro de adoecimento mental, este era encaminhado para a realização da Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental, com o objetivo de identificar demandas e o histórico ocupacional do estudante. Aspectos relacionados foram identificados durante os atendimentos aos estudantes quanto a autoestima, a interação social e a rotina ocupacional. Com base nas informações recolhidas, realizava-se a construção de um plano de intervenção, definindo objetivos e propostas de abordagens e técnicas que poderiam ser empregadas. Contudo, apesar de haver atualmente uma quantidade relevante de pesquisas voltadas para o estudante universitário, encontrou-se um quantitativo reduzido de pesquisas relacionando as ações de terapêuticas ocupacionais com o ambiente universitário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações desenvolvidas pelo projeto mostraram a relevância da oferta de atendimentos voltados aos estudantes universitários. Também ressalta-se sobre a importância de conscientizar e esclarecer sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a ampliação da discussão da temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas em um CAPS AD: percepção dos usuários(2019) TEIXEIRA, Lilia Magno de Abreu; SANTOS, Thais de Oliveira Carvalho Granado; http://lattes.cnpq.br/0083146548899041; https://orcid.org/0000-0001-9496-4561; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XAtualmente, no âmbito da saúde mental preconiza-se o cuidado por meio de uma equipe multidisciplinar, que desenvolve diversas atividades com finalidade terapêutica, dentre elas as atividades educativas. Por isso, buscou-se através deste estudo analisar a importância das atividades educativas promovidas pela equipe de nutrição para os usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD). Trata-se de um estudo de delineamento descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido no município de Belém-Pará, no período de junho a outubro de 2019, no qual foi aplicado um formulário contendo questões sobre a avaliação das atividades educativas e sobre a percepção dos usuários a respeito dessas práticas. Como resultado obteve-se uma amostra de 23 usuários, em que todos consideraram as atividades educativas importantes, avaliando-as em ótima (52,1%) e boa (47,8%), sendo que 91,3% acredita que estas contribuem com o tratamento. Logo, conclui-se que as atividades educativas desenvolvidas no pela equipe de nutrição são práticas que além de auxiliar na promoção da saúde, colaboram com o aprendizado e com o tratamento terapêutico dos usuários. Em relação à percepção, evidenciou-se que a importância das práticas educativas esteve relacionada ao aprendizado e por ser uma forma de ocupar a mente e afastá-los das drogas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prevalência de ansiedade e/ou depressão em acadêmicos de medicina da universidade federal do Pará atendidos no serviço de apoio psicossocial ao discente-SAPS - janeiro de 2005 a dezembro de 2010.(2011) BASTOS, Lorena Iris Seabra; PENA, Syrlei de Sousa; SOUZA, Rosana Nazaré Leão; http://lattes.cnpq.br/3042295253924570; https://orcid.org/0000-0001-6269-9249; BEZERRA, Benedito Paulo; http://lattes.cnpq.br/9414720167627002Objetivo: Investigar a prevalência de sintomas de ansiedade e/ou depressão em alunos de medicina da Universidade Federal do Pará no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2010 atendidos no Serviço de Apoio Psicossocial ao Discente e avaliar o seu papel. Método: A coleta de dados foi realizada por meio da revisão de prontuários que ocorreu no período de janeiro de 2010 a maio de 2010. Resultados: O presente estudo contou com o levantamento de 663 prontuários dos quais 190 (28,7%) eram alunos do curso de medicina. Destes 190 42,5% não apresentaram diagnóstico de ansiedade e/ou depressão, 5,7% pacientes estavam com prontuário com dados incompletos, logo apenas 98 compuseram a amostra. A prevalência do índice de depressão foi maior no gênero feminino (59,2%), na faixa etária de 22 a 25 anos (55,1%), solteiros (96,9%), católicos (68,4%) e provenientes do próprio estado (51%). Os maiores riscos de desenvolvimento dessas patologias encontram-se entre os alunos do primeiro (25,5%), quarto (25,5%) e sexto ano (19,4%). Os sintomas depressivos mais freqüentes foram as crises de choro, tristeza e distúrbios do sono. Já os de ansiedade foram angústia e choro fácil. Constatou-se que a porcentagem de abandono (35,8%) do serviço foi significativa, uma vez que esta taxa apresentou se muito semelhante a taxa de alta melhorada (36,6%). Conclusões: O curso médico parece estar associado ao desenvolvimento de quadros ansiosos e depressivos nos estudantes de medicina. Maiores taxas de sintomatologia ansiosa foram encontradas no início do curso, sugerindo dificuldades na adaptação de novos métodos de ensino, assim como no quarto ano que antecede o internato e no sexto ano quando acontecem, as provas de residência. A existência de programas que possam identificar e tratar esses alunos precocemente são fundamentais para o aprimoramento de futuros médicos. Por fim, observou-se a importância de ter um serviço que consiga identificar precocemente os estudantes de risco, assim como tratar os doentes com diagnóstico de ansiedade e/ou depressão e outras patologias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde e nutrição dos profissionais de saúde em unidades de hospitalares durante a pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa(2022) SILVA, Lorenna Vidal Rodrigues da; TEIXEIRA, Paula Raimunda Araújo; SILVA, Luisa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398O vírus SARS-CoV-2 deu origem à pandemia de COVID-19, a partir do surto acometido na cidade de Wuhan, na China, em 2019, dando origem a diversas questões de pesquisas, e uma delas é preocupação em torno da saúde dos profissionais de saúde durante o período pandêmico. Sendo assim, esta revisão integrativa buscou apresentar os aspectos nutricionais e de saúde relacionados com estes profissionais durante a pandemia. A revisão foi desenvolvida em seis etapas: 1. elaboração da questão de pesquisa, 2. definição das fontes de seleção dos estudos primários e dos critérios de inclusão e exclusão , 3. definição e extração dos dados, 4. avaliação dos estudos incluídos, 5. análise crítica dos resultados, 6. apresentação da síntese das evidências encontradas. No que se refere à saúde, que englobou a qualidade do sono, a prática de atividades físicas, a saúde mental e a nutrição dos profissionais de saúde, os estudos analisados sugerem ações de promoção e proteção da saúde mental dos profissionais e apontam a necessidade de se abordar melhor esta área, assim como, aumentar o incentivo a uma alimentação equilibrada e saudável, tanto no ambiente hospitalar, quanto em casa, destacando-se a importância destas áreas para a manutenção do bem estar e saúde do profissional, e consequentemente para a entrega de bons resultados no ambiente de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde mental e futebol: os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o futebol(2021-10-18) NASCIMENTO, Hugo Felipe Souza; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como questão: quais os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o ensino do futebol? e tem como objetivo analisar os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com futebol. o caminho metodológico partiu de uma breve revisão bibliográfica, em seguida uma aproximação com a pesquisa de campo. Os sujeitos são cinco professores que atuam em clubes e projetos sociais, espaços localizados em Outeiro distrito de Belém/PA, Belém/Pa, Ananindeua/Pa, Castanhal/Pa. Os resultados demonstram que os professores abordam os conhecimentos da psicologia na sua formação de maneira simplificada, bem como, tentam inserir os conhecimentos teóricos/práticos do tema no seu trabalho pedagógico e ainda enxergam limitações referente a prática do futebol e saúde mental. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que os conhecimentos sobre psicologia/saúde mental são elementos integrados ao trabalho pedagógico do professor com o ensino do futebol, porém, dependendo da sua organização pode influenciar na subjetividade do sujeito de modo positivo e/ou negativo