Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Mental Health"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Depressão e ansiedade no contexto escolar: reflexão sobre a saúde mental dos estudantes das escolas públicas no município de Bragança-PA
    (2023-12-18) CONCEIÇÃO, Sumara Maria Lima da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181
    Este estudo abordou a compreensão da depressão e ansiedade no contexto escolar entre adolescentes, considerando a adolescência enquanto fase crítica de desenvolvimento associada a intensas modificações biopsicossociais. Diante da gravidade dessas condições de saúde mental, esta pesquisa propôs ampliar os estudos sobre depressão em adolescentes, associando a presença da ansiedade, comum nos transtornos depressivos, destacando avanços nas políticas públicas de saúde mental, como a criação de centros de atendimento psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), e a importância de tratar a saúde mental no âmbito escolar, dada a variedade de fontes de ansiedade nesse ambiente. A metodologia envolveu a análise de dados coletados no CAPSi, questionários aplicados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e da 4ª Etapa do EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Ferreira Pinheiro no município de Bragança-PA, e a utilização do Inventário de Beck para avaliar a gravidade dos sintomas de transtornos mentais. Os resultados da pesquisa revelaram uma prevalência de sintomas leves de ansiedade entre os estudantes, destacando a importância de políticas públicas para promover a saúde mental na escola. A análise dos questionários sobre depressão mostrou que 48,2% dos alunos apresentam uma frequência moderada de sintomas depressivos, indicando a necessidade de intervenções psicossociais. Além disso, a pesquisa detalhou o panorama do CAPSi, evidenciando sua atuação no tratamento de transtornos mentais em adolescentes. Observou-se que o centro adota abordagens abrangentes, incluindo atendimentos individuais, grupos terapêuticos e práticas artísticas, visando à melhoria e redução de agravos à saúde mental. Em síntese, o trabalho destacou a importância de compreender e abordar a saúde mental dos adolescentes no ambiente escolar, propondo estratégias para prevenir, identificar e tratar a depressão e ansiedade nessa faixa etária.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
    (2023-12-13) ROCHA, Karina Raquel Galvão da; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530
    Este estudo investigou as percepções de professores sobre o sofrimento psíquico vivenciado pelos estudantes no contexto escolar. Métodos: Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido com professores atuantes nos anos finais (6º ano e 9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas do município de Bragança (PA), tanto na área urbana como na área rural, utilizando questionário contendo perguntas abertas relacionadas a formação académica, e sobre o sofrimento psíquico apresentado por alguns estudantes e enfatizar a importância da saúde mental no contexto escolar. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados indicaram um aumento elevado de sofrimento psíquico dos estudantes, identificado por meio de relatos de automutilação, estresse, ansiedade e depressão. Dentre as causas relacionadas a esse sofrimento, as consequências da pandemia da COVID-19 foi a predominante. Desse modo, o estudo destacou a importância do planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas à saúde mental dos estudantes. Tais intervenções devem atender a demanda atual e prevenir outras causas de sofrimento psíquico no contexto escolar. A saúde mental deve ser discutida e promovida nesse ambiente de formação do ser humano.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA