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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise paleográfica de um auto cível de casamento (1899) do acervo do Centro de Memória da Amazônia
    (2024-08-08) FERREIRA, Victoria Ketery Costa; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Essa pesquisa tem como tema a Paleografia e apresenta uma análise paleográfica de um documento manuscrito do acervo permanente do Centro de Memória da Amazônia (CMA). O interesse na escolha dessa temática surgiu a partir do contato com a disciplina de Paleografia e na percepção da importância do campo de estudo da mesma. Realizou-se a leitura e transcrição do manuscrito, seguida da identificação e análise dos aspectos gráficos desse documento. Sob a ótica metodológica, essa pesquisa tem caráter exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental. A metodologia de pesquisa abordada propiciou aprofundamento dos conceitos de Paleografia, escrita, manuscrito e arquivo permanente, visando compreender como a tema da pesquisa e seus alicerces dialogam entre si. Além da compreensão por meio da pesquisa bibliográfica e documental, sobre a relevância histórica do documento para demonstrar as questões sociais, políticas e econômicas envolvidas no contexto de produção do manuscrito. Em suma, se reafirma que a Paleografia contribui com a democratização do acesso, recuperação da informação e salvaguarda da memória.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Arbiter testimony: “Arbitrate what to narrate”. An analysis in the work I Was a Child of Holocaust Survivors by Bernice Einsenstein.
    (2022-12-06) SILVA, Maria Elinaria Rodrigues da; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este trabalho busca analisar a obra I Was a Child of Holocaust Survivors de Bernice Eisenstein (2006), através da ótica do Testemunho Arbiter. A obra trata da relação da autora com os seus pais, na qual a mesma procura entender sua própria vida e o fantasma do holocausto que está sempre presente no seu cotidiano. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o Testemunho Arbiter é apresentado na obra, conceito abordado por Sarmento-Pantoja (2019), tendo em vista que o testemunho arbiter é dado por aquele que ouviu e arbitra sobre o que e como narrar, podendo ter vivenciado ou não o evento limite. Nos beneficiaremos da fortuna crítica de Vilela (2012), que aborda a importância da memória, Gagnebin (2009), que discute sobre a importância de manter as memórias vivas através das narrações e Sarmento-Pantoja (2019) que argumenta sobre os três tipos de testemunho, o Testis, Superstes e a Arbiter. Este estudo é fruto das orientações recebidas no projeto de iniciação científica Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas - CRENAC, no qual atuava como bolsista FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) - o projeto é coordenado pela Professora Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquivo Central da UFPA: uma experiência extensionista em difusão arquivística
    (2022-12-19) ARAÚJO, Izabela Carolaine da Silva; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a experiência de difusão dos acervos do Arquivo Central da UFPA (AC) desenvolvida no contexto do projeto de extensão “Difundindo arquivos: Revelando memórias e Contando História (fase II)'' da Faculdade de Arquivologia. Metodologicamente, esta experiência foi norteada por pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo realizada nas dependências do AC. Conclui-se que os acervos do Arquivo Central, órgão responsável pela gestão documental da UFPA, além de preservar a memória institucional da universidade, constituem fontes de pesquisa relevantes para diversas áreas do conhecimento. O produto audiovisual resultante da experiência extensionista relatada nesta pesquisa, ao dar visibilidade a esses acervos, contribui com sua difusão ampliando seu alcance e acesso ao público em geral, para além da comunidade acadêmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquivos e sua importância para a preservação da memória: uma análise do Centro de Memória da Amazônia
    (2018) SPANNER, Júlia Ramos; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779
    O estudo arquivístico está cada vez mais ampliando o seu alcance, mesmo se tratando de uma área de pesquisa relativamente nova, muito se tem discutido sobre os princípios básicos de arquivologia, entre eles a noção de arquivo e a sua importância. Acerca disso, suscitou a indagação acerca da importância de guardar memórias, isto é, a importância do arquivo para a sociedade em geral, para tanto, foi de suma importância para este estudo considerar que os conceitos de memória e arquivos estão correlacionados, e por essa razão não podem ser dissociados. Para tanto se considerou como campo de pesquisa o Centro de Memória da Amazônia – CMA – e dois projetos desenvolvidos no mesmo (Projeto Imigração e Projeto Inquisição na Amazônia), além da realização de uma pesquisa bibliográfica que levasse em consideração o par memória-arquivo, das quais se destacam produções monográficas e publicações de periódicos nacionais. Com as informações teóricas reunidas, foi possível compreender a importância da memória em arquivos para a sociedade do Estado do Pará, uma vez que os processos inquisitoriais e os registros imigratórios contam uma parte da história paraense e sua formação. Sem estas informações não seriam possíveis precisar a quantidade ou quais as influências que a cultura local sofreu no decorrer do tempo, nem tornar conhecidos os descendentes destes imigrantes ou as influências que os processos causaram na sociedade paraense.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquivos pessoais produzidos no regime civil-militar brasileiro: um olhar sobre as cartas de Lúcia Veloso (1971-1974)
    (2022-12-12) FERREIRA, Heloisa de Abreu; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Visando contribuir para a pesquisa em arquivos pessoais, o presente trabalho teve como foco uma das tipologias documentais mais presentes em arquivos de pessoas, as cartas, especificamente as cartas de uma prisioneira da ditadura civil-militar no Brasil. Deste modo, o objetivo geral deste trabalho foi descrever o processo de organização das cartas de Lúcia Veloso, que culminaram com a criação de um fundo homônimo no Arquivo Nacional realizado por iniciativa do projeto Memórias Reveladas, bem como analisar algumas das cartas escritas por Lúcia Veloso durante sua prisão no contexto do regime civil-militar brasileiro. Para alcançar o objetivo geral, o presente trabalho teve como objetivos específicos descrever as circunstâncias históricas do Brasil na época de produção das cartas analisadas (1971-1974), abordar as particularidades da documentação produzida durante o regime de exceção no Brasil (1964-1985), e evidenciar aspectos de memória individual e coletiva nas cartas enviadas por Lúcia, relacionando-os com os aspectos conceituais acerca da memória a partir da bibliografia selecionada. As metodologias utilizadas para a realização da pesquisa foram uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em leituras e análises de livros, artigos científicos, revistas, teses e dissertações, uma pesquisa documental, tendo em vista que o propósito é entender a história de um indivíduo e sua relação com um fenômeno específico, e um estudo qualitativo das cartas de Lúcia, que é realizado pelo pesquisador que procura aprofundar-se na compreensão dos fenômenos baseados nas ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social. Conclui-se, no que se refere ao contexto das cartas produzidas, a importância de registrar e preservar a memória daqueles que vivenciaram momentos excepcionais na história do Brasil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da relação de ansiedade, alterações de memória e concentração em pacientes com síndrome pós-covid 19
    (2023-12-15) PELAES, Larissa Andrade; BEZERRA, Luany Batista; LIBONATI, Rosana Maria Feio; http://lattes.cnpq.br/3818175484709618; https://orcid.org/0000-0002-1425-7806
    Introdução: a síndrome pós-covid-19 é uma condição pouco esclarecida, entre os seus os sintomas mais prevalentes temos as alterações neuropsiquiátricas, como o déficit de memória, de concentração e a ansiedade. Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar as relações de alteração de memória e ansiedade em pacientes com síndrome pós-covid 19, descrevendo a prevalência dos sintomas, fatores de risco associados e comparando as características demográficas e clínicas dos pacientes. Métodos: trata-se de um estudo transversal, com abordagem analítico-explicativo.Foi realizado o acompanhamento clínico no período de 2022 a 2023 de pacientes atendidos no Núcleo de Medicina Tropical, vinculado a Universidade Federal do Pará, recuperados da infecção pelo SARS-CoV-2. Foram utilizados os testes de Mini Exame do Estado Mental (MEEM), a lista de palavras CERAD (Consortium to Establish a Registry for Alzheimer 's Disease) e a escala de ansiedade de Hamilton. Para a análise das variáveis qualitativas foram utilizados o teste exato de Fisher e o qui-quadrado enquanto para as variáveis quantitativas foram utilizados para comparação o Teste-T ou Mann-Whitney, conforme a distribuição, sendo significativo quando p<0,05. Foi realizada a Regressão Logística Simples para identificar as variáveis que se associam de forma independente ao déficit cognitivo e o teste Kappa. Resultados: foram analisados dados de 81 pacientes com média de idade de 54,65 (±12,23) anos, sendo que destes 58 possuíam algum tipo de comorbidade.Foi identificado que 62 (76,54%) apresentavam queixa de déficit de memória e concentração. Quando realizado o CERAD, apenas 10 (12,34%) apresentavam alteração de memória imediata e/ou tardia. Segundo a escala de Hamilton, 58 (71,60%) apresentavam um grau considerável de ansiedade. Não houve uma relação entre o grau de ansiedade encontrada e a alteração de memória identificada pelo CERAD e/ou MEEM. Foi observado uma relação entre a queixa de déficit de memória e o grau de ansiedade. Houve a relação significativa entre a alteração da memória e a presença de comorbidades, das quais hipertensão arterial sistêmica (odds 5,47 e p-valor 0,04), alteração do perfil glicêmico (odds 4,59 e p-valor 0,039) e obesidade (odds 7,18 e p-valor 0,022) tiveram p-valor significativo. Conclusão: a pesquisa evidenciou que a queixa de alteração de memória é comum em pacientes ansiosos, no entanto, 87,66% da amostra não apresentou teste de avaliação de memória alterado. Quando a alteração de memória estava associada a comorbidades, demonstrou-se impacto desfavorável no processo de recuperação neurológica das funções cognitivas. Além disso, não se observou uma relação significativa entre alteração dos testes aplicados e ansiedade, sugerindo neste indivíduos um comprometimento neurológico do vírus.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bom Intento em cena: memórias de um teatro ribeirinho e da floresta em Bujaru-PA (1980-2020)
    (2021-03-09) CRUZ, Silvana da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510
    O presente Trabalho de Curso apresenta-se como um estudo sobre a história teatral na cidade de Bujaru/PA, com intuito de desvelar memórias, narrativas e documentos da Cia de Teatro Bom Intento. O percurso teórico-metodológico pautou-se nos estudos da memória, com Bosi (1994), e da história para a promoção de reflexões sobre práticas cênicas na Amazônia paraense, com Salles (1994) e Bezerra (2013). A história oral, fundamentado por Freitas (2001), apresenta-se como um olhar metodológico da pesquisa. Para o levantamento de fontes documentais, que garantam essa escrita crítico-reflexiva, trabalhamos com a escuta de personagens envolvidos com a cena teatral em questão, além de serem portadores de memórias sociais, individuais e coletivas do município de Bujaru-PA. Como resultados desse processo, temos: a) a construção narrativa histórica da Cia de Teatro Bom Intento, motivo primeiro que impulsionou esta pesquisa; b) as memórias deste grupo teatral proporcionaram adentrar nas memórias culturais do município, os lugares, as pessoas e os fazeres teatrais que emergem de palcos na floresta e nas margens dos rios; c) um registro de um percurso memorial com o teatro, evidenciando trabalhos e influências que contribuem no processo de minha construção e crescimento enquanto ser atuante e corpo preto na arte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The catastrophic memory: from silencing to the process of resistance through the memory register in there there
    (2022-12-07) OLIVEIRA, Jennifer Santos de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Este estudo propõe uma abordagem sobre o conceito de catástrofe no interior de um corpus de literatura de autoria indígena. Para isso, utilizamos a obra There There, de Tommy Orange (2018), indígena estadunidense pertencente às tribos Cheyenne e Arapaho de Oklahoma, a fim de levantar e analisar representações presentes na obra que promovam a relação entre a memória e a catástrofe. A obra expõe como a memória nativa está presente na nova geração conhecida como Indígenas Urbanos. Indivíduos conhecidos como sujeitos híbridos, porque ao mesmo tempo em que vivenciam suas raízes também partilham dos conhecimentos das vivências do homem branco, destacando o papel das Cidades, da sociedade dominante em fazer do indígena um sujeito sem suas ancestralidades na medida em que o faz se inserir mais e mais em uma nova realidade, esse é o efeito catastrófico encontrado na narrativa. Tais aspectos, presentes nesta narrativa de Orange, nos levam a propor a categoria Memória Catastrófica, como uma ferramenta possível no campo literário. Para dar conta desta argumentação buscamos apoio teórico em autores como Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (1990), Márcio Seligmann-Silva (2000) e Tânia Sarmento-Pantoja (2014).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O cemitério da Soledade e o consumo do patrimônio cultural
    (2014-01-06) SOUZA, Afonso Maria de Ligório Souza; BRITO, Rosagela Marques; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Esta pesquisa se dedicou em desenvolver um trabalho no e sobre o Cemitério da Soledade, que teve por objetivo levantar dados junto à sociedade belenense, cujas interpretações permitam a indicação de elementos substanciados que possam contribuir na composição de propostas às políticas de uso do espaço cemiterial, entendido como patrimônio cultural institucionalizado, além de identificar e compreender quais as relações estabelecidas entre os públicos que usufruem do espaço cemiterial. Neste sentido, se buscou identificar a lógica que se processa no reconhecimento de um bem cultural institucionalizado e seu potencial de consumo, enquanto representação simbólica, no sentido de atrair público; gerar recursos; e suas relações com o individuo consumidor de uma cultura caracterizada por símbolos que posam ser acionados como elementos de memória e identidade. Para tanto foram efetivadas, como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa: a observação exploratória; a aplicação de um questionário nos modos presenciais e via web; consulta em documentos no arquivo do IPHAN; estudo bibliográfico em obras de diferentes áreas do conhecimento com ênfase na teoria museológica, no patrimônio cultural e nos conceitos sobre consumo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Centros de memória e a questão da identidade nos times de futebol no Brasil
    (2022-02-18) BARBOSA, Richelli Rayane Braz; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    O presente trabalho discorre sobre a atenção oferecida pelos times de futebol no Brasil à temática da inserção de Centros de Memórias Esportivos na gestão dos clubes. Aborda a relação entre memória e identidade e a influência que o Centro de Memória possui diante dessas duas questões e como ele fortalece a relação do torcedor com o seu clube. Apresenta um panorama dos times de futebol brasileiros das séries A e B. Relata as perspectivas para a criação do Centro de Memória do Clube do Remo de Belém do Pará. A metodologia utilizada possui característica qualitativa-descritiva, contendo pesquisa bibliográfica e documental para discorrer sobre centros de memória, identidade e história. Para apresentação do panorama da relação de times de futebol da série A e B dos campeonatos de 2021, foi realizado um levantamento de casos via internet e utiliza a entrevista como instrumento de pesquisa para coleta de informação da perspectiva do Centro de Memória do Clube do Remo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contando a história por meio do patrimônio documental: a Fábrica de Cerveja Paraense (1896-1960)
    (2018) CASTELO, Hemylle Costa; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Belém é uma cidade com uma história rica, que pode ser observada por meio de seus muitos prédios antigos e documentos históricos, retratos de outras épocas. Atualmente muitos prédios foram demolidos para dar lugar a espaços modernos e a única maneira de ter acesso a esta história é mediante os documentos de acervos permanentes, os quais fazem parte do nosso patrimônio documental. Este é o caso da Fábrica de Cerveja Paraense que funcionou em Belém no período de 1905 a 1930. A única forma de contar sua história é através dos documentos que encontram-se nos arquivos de determinadas instituições. Nesse sentido, o estudo objetivou demonstrar e difundir a importância do patrimônio documental alusivo a esta Fábrica para a memória de Belém, tendo em vista que a Cervejaria Paraense foi um marco para a cidade. Através de pesquisa realizada em instituições como o Arquivo Público do Estado do Pará e a Junta Comercial do Pará pretendeu-se localizar e reunir essa documentação e torná-la pública para que todos possam ter acesso à história da Fábrica de Cerveja Paraense e reconstituir uma parte da memória da cidade de Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Cosmovisão, processo de criação e escrita de si: (des) caminhos para sentir o mundo
    (2021-02-23) AMORIM, Matheus Luan Freitas de; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715
    O presente trabalho reflete acerca de um processo de criação em escrita de si, apresentando o entrelaçamento deste campo com a cosmovisão, desenvolvendo para tanto um olhar de memória crítica sobre a trajetória e os caminhos para se perceber e construir um pensamento, bem como uma relação de rearranjo com a realidade dentro do processo de criação e pesquisa dessa escrita. O trabalho também se constrói dentro de uma narrativa não linear do processo, ativando atravessamentos e vivências com espaços informais de educação, leituras, autores e pensamentos que compõem um (des) caminho de busca pelo modo de se fazer. Através desse movimento de criação deseja-se apresentar, refletir e fazer emergir um modo de construção do processo, do pensamento acadêmico e artístico que tenha como lugar de disparo a própria escrita de si imbuída de sua visão de mundo, desdobrada também em desenhos e pinturas presentes no corpo desta obra. Trata-se, portanto, de um grande ensaio sobre escrita, cosmovisão e processo de criação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Da Bahia ao Pará: a chegada e a instalação do Candomblé Jeje Savalú em terras paraenses (1976-2005)
    (2022-06-27) SOARES, Adriana Moura; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Mediante a percepção de que o Candomblé Jeje Savalú se faz recente dentro da localidade paraense, tendo em vista que seu primeiro contato tenha ocorrido apenas nos últimos 50 anos, a problemática surge de forma a tentar compreender como ocorreu sua chegada. Visto que embora hodiernamente haja a presença de poucos trabalhos que abordem o Savalú, seus enfoques não se tratam de explicar como ocorreu a chegada, tampouco a instalação desta religião. Sendo assim, a proposta deste estudo é explanar por meio de quais sujeitos e em qual ocasião se propicia a sua chegada, e ainda quais os desdobramentos necessários por manter e instalar o Candomblé Jeje Savalú em Belém do Pará. Pretende-se ainda, a partir desta pesquisa, proporcionar visibilidade a este acontecimento, assim como gerar um registro que pontue os sujeitos que propiciaram a chegada e instalação do Candomblé Jeje Savalú no Pará. Para abordar essa temática serão mobilizados os conceitos de memória e identidade, os quais serão trabalhados por meio das fontes orais produzidas a partir das entrevistas realizadas com os sujeitos que participaram deste processo e que através de suas falas capacitaram este estudo.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoDesconhecido
    De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará
    (2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Devir borboleta: trajetos de si no processo de construção de um professor - artista de teatro; relato de experiência
    (2023-06-13) LAUNÉ, André Nazareno do Nascimento; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na “Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de conhecimento que não o teatro. As descobertas e acontecimentos aqui citados foram acionados de forma não necessariamente cronológica, portanto não há uma ordem de tempo para os acontecimentos, e cada memória foi acionada no momento oportuno para sua entrada. Vale ressaltar que não se trata apenas de uma trajetória, mas também de uma rememoração de sensações e situações como forma de exemplificar situações aqui citadas, voltadas para o campo da docência, falando sobre a necessidade do conhecimento do pensamento adolescente para que se possa atuar como docente. Também abordei os conflitos adolescentes sob uma perspectiva teatral, revisitando momentos de minha vida como a descoberta da sexualidade, a luta contra o corpo e o aflorar de sentimentos, entrelaçando com o momento em que finalmente reconheço meus conflitos em corpos diferentes, me distanciando do cargo de experimentador e adentrando no papel de professor dentro do grupo de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A construção do texto é marcada por diálogos com GOFFMAN, FOUCAULT, FORTIN, FREIRE, dentre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Difusão e acesso em locais de memória da cidade de Belém: um estudo sobre os registros documentais da Cabanagem
    (2018-12-19) ARAUJO, Rodrigo Lopes de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Considerando o papel social dos arquivos no que se refere a difusão da informação e produção de conhecimento, esta pesquisa se direciona para a compreensão da formação dos registros documentais da Cabanagem, movimento popular ocorrido no Pará na primeira metade do século XIX, com diversos sentidos e significados políticos, econômicos e sociais. Buscou-se, ainda, identificar as práticas utilizadas pelas instituições arquivísticas custodiadoras de tais registros nos processos de difusão e divulgação desses acervos. A motivação para estudar o tema deve-se à percepção de um relativo desconhecimento da sociedade em relação à Cabanagem. A análise foi realizada com base na produção bibliográfica relacionada à temática da difusão de acervo, além da pesquisa documental a ser realizada em locais previamente selecionados. Os resultados foram bastante satisfatórios por perceber que a maioria das Instituições pesquisadas compreende a importância de promover acesso às informações por elas custodiadas, e verificar que o tema Cabanagem ainda está muito presente nas linhas de pesquisa dessas instituições, onde frequentemente promovem ações que visam difundir cada vez mais essa temática. Espera-se contribuir com a visibilidade das instituições de memória de nossa região, em especial as que mantêm e preservam os registros alusivos à Cabanagem e, ao mesmo tempo, auxiliar os usuários em busca de fontes primárias sobre este movimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do ato de aprender ao ato de ensinar: a história de vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente
    (2015) QUARESMA, Maria do Carmo Maués; SILVA, Claudete do Socorro Quaresma da; http://lattes.cnpq.br/1459920630595914
    Este memorial trata de minhas memórias sobre o ato de aprender ao ato de ensinar: os marcos das reminiscências da história de minha vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente. Pretende apresentar as reflexões teóricas que embricaram-se à minha formação familiar, acadêmica e profissional. Destacando as memórias sobre minha origem de vida, e minha passagem pela educação básica e superior, bem como no trabalho com a formação em serviço. Assim, encontrei fundamentação teórica metodológica na abordagem qualitativa da pesquisa descritiva por meio da técnica de elaboração de um memorial. Meu objetivo geral é compreender como os marcos das reminiscências da história da minha vida e os diferentes saberes influenciaram no meu ato de aprender e na construção de minha identidade profissional docente, além de apresentar as memórias dos acontecimentos marcantes da Educação Familiar e da Educação Formal que me levaram a compreender a forma como eu aprendi; Evidenciar os diferentes saberes que somaram a construção de minha identidade profissional docente; Analisar as contribuições das diferentes aprendizagens para a forma de como eu, professora alfabetizadora, ensino hoje. Cheguei à conclusão que a identidade docente é produzida através das várias aprendizagens, saberes oriundos de si e de outrem e que há uma estreita relação dinâmica entre a história e vida que interfere no modo que aprendemos e ensinamos e que sempre há possibilidades de mudanças a nível pessoal, profissional principalmente quando sabemos reconhecer as contribuições implícitas e explícitas advindas de muitos e diferentes saberes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do campo para o campo: a trajetória de uma educadora em busca da formação superior
    (2023-01-26) SOUZA, Edna Lopes; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Este memorial acadêmico constitui uma narrativa autobiográfica com resultado de levantamento da minha trajetória de vida no campo e acadêmica, relatando as experiencias adquiridas ao longo da minha trajetória, considerando que os fatos apresentados tratam de lembranças deste trajeto percorrido e as principais colaborações para o meu desenvolvimento na minha vida. Tem como proposito as diferencias entre e as dificuldades nas escolas da zona rural, e a apresentar as percepções no ensino superior, e a medologia aplicada neste estudo são memorias referente a trajetória de vida e educacional apresentadas por relatos e fotografia atuarias, onde são visualizados como resultados a percepção dos métodos de ensino e concluísse seu caráter positivo e negativo na vida do discente a depender da sua aplicação ou ausência. Tem também valor pessoal pois certamente agregara saberes necessário à minha formação e ações realizadas dentro do abito escola, certamente agregara aos meus saberes construídos ao longo da minha trajetória de e acadêmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do sonho à realidade: um caminho de desafios na formação superior
    (2018) FARIAS, Maria Lúcia Cardoso; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462
    O presente memorial tem como objetivo narrar pontos relevantes em minha trajetória da vida estudantil, profissional e acadêmica, e descrever por meio de uma análise minuciosa as recordações da infância, juventude, fase adulta e suas relações com as experiências formativas, pessoais e profissionais adquiridas ao longo do tempo. Enfatizando o ingresso no Programa de Formação Continuada (PARFOR - UFPA), no Campus Universitário de Abaetetuba Pará. Sendo esse o ápice da realização de um sonho, que é o de concluir com êxito a formação Superior. Ao descrever sobre minha historia de vida mostrarei um registro bastante reflexivo e não simplesmente descritivo sobre minha ação no mundo em que faço parte como individuo. Abordo minhas dificuldades no processo de aprendizagem, refletindo minha identidade docente destacando minhas concepções acadêmicas e prática pedagógica. Para a construção desse memorial utilizamos como metodologia a pesquisa autobiográfica, a qual possibilitou narrar minha historias de vida. Através desse memorial realizei muitas reflexões a respeito de minha vida pessoal, estudantil e acadêmica e percebi o quanto consegui ao decorrer de minha história apesar dos desafios a superação de tudo, me transformando em uma pessoa melhor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentos herdados: um estudo a partir do acervo Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara
    (2018) DINIZ, João Vitor Correa; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Este Trabalho de Curso – TCC intitulado Documentos Herdados: uma Reflexão a Partir do Acervo de Edson Diniz Sobre o Grupo Thenetehara-Guajajara, tem como objeto central o estudo do acervo pessoal de Edson Diniz, bem como os documentos e produções sobre os Tenetehara-Guajajara, elaborados por ele. Edson Soares Diniz (1934 – 2012) foi um etnólogo indigenista, com uma intensa trajetória profissional-acadêmica durante as décadas de 1960 à 1990, muitos de suas produções e memórias cruzam-se com momentos emblemáticos da antropologia brasileira. Sobre o grupo Tenetehara, tomou-se conhecimento de que este é tido como um termo geral para abranger os Guajajara do estado do Maranhão e aos Tembé do Pará, estes indivíduos compunham um dos grupos estudados por Edson ao longo de sua carreira. Dessa forma, propõe-se aqui uma leitura tanto sobre os Tentehara-Guajajara, quanto sobre Edson Diniz a partir de seu acervo pessoal. Análises e apontamentos, através da ótica da documentação museológica serão feitos, levando em consideração o potencial de musealização do acervo. Deste modo, serão apresentados os esforços investidos neste intento, com vistas a difundir este acervo, tornando-o disponível à sociedade.
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