Navegando por Assunto "Memoria"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educandário Eunice Weaver (1942 a 1992): uma abordagem histórico-arquivística a partir de fotografias e jornais microfilmados(2019) MATOS, Elizabeth Ferreira de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153O objetivo deste trabalho é registrar a memória institucional do Educandário Eunice Weaver por meio de fotografias e jornais microfilmados, tornando – se assim um trabalho histórico – arquivistico e ressaltando a importância de se organizar a memória institucional através dos arquivos mais diversos disponíveis. Realizou-se pesquisa bibliográfica, que buscou identificar livros, artigos, trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações de mestrado, teses de doutorado etc. que trouxessem subsídios teóricos e metodológicos ao estudo. Propomos a discussão da preservação das fotografias enquanto documentos arquivísticos, tratando essas fotografias segundo classificação temporal e cuidados físicos necessários, bem como a não dissociação de seu contexto histórico, para a preservação da memória institucional do Educandário Eunice Weaver (Belém - PA). Esta instituição fez parte do processo de construção social e cultural do estado do Pará, sendo possível perceber aspectos do imaginário da época sobre infância e desdobramentos em políticas de saúde públicaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História e memória da minha vida e a formação profissional(2018) CARDOSO, Maria Lúcia Pinheiro; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente trabalho objetiva apresentar e analisar a minha trajetória de vida, considerando as práticas educacionais vivenciadas na minha infância, experiências em família, a formação acadêmica e à docência, observando as influências destas fases em minhas práticas pedagógicas. Enfim, dos acontecimentos que foram marcantes e merecem ser lembrados, porque foram bons ou ruins. Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma discursiva, circunstanciada numa perspectiva histórica, toda essa minha trajetória de vida fazendo também uma análise das atividades acadêmicas que desenvolvi ao longo do período de formação e na atuação profissional. Para desenvolvimento desse memorial utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico. Os resultados alcançados que relato aqui foi como o processo de formação reverteu-se numa tomada de consciência, acerca de meu papel como educadora e as mudanças que essa prática provoca em meu dia- a- dia com as crianças e na escola. Estabelecendo também relações entre as teorias estudadas no curso de pedagogia e a prática pedagógica em sala de aula.