Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Memoirs"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História de vida e formação: memórias de um professor
    (2019-08-09) SOUZA, Samuel Reis de; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831
    O presente memorial é fruto de minha história de vida, um retorno ao passado na busca por memórias sentidas e vividas, atravessada pela infância, pelo processo de formação e da docência que constituíram como professor. Teve como objetivo fazer um estudo da trajetória de vida, buscando interpretar memórias que foram relevantes no processo de formação docente. A metodologia escolhida foi a história de vida, que se constitui como um movimento, dando sentido à vida e a sua historicidade (Bragança, 2012). Como referencial teórico acionei Le Goff (1990), Candau (2012), António Nóvoa (1992, 1999) e Souza (2014). A história de vida, ajudou-me a refletir sobre a profissão, ser professor, revelando a desvalorização, acompanhada com grandes dificuldades cotidiana, que acontecem nas idas e voltas na escola. Com este estudo pude revisitar as minhas memórias e lembranças que foram importantes na minha trajetória de vida. Por fim, vejo que todo o professor deveria revisitar seu passado e escrever suas memórias, suas histórias de vida, fazendo uma reflexão das narrativas, refletindo nas práticas de ensino, na educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias de uma professora
    (2019-07-07) SOARES, Selma Lúcia da Silva; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831
    Este trabalho resulta de um memorial, que traz a trajetória de vida em forma de narração. São memórias que significam momentos vividos, que perpassam pela minha infância, pela vida acadêmica até a docência. Como objetivo busquei rememorar a minha história de vida e de professora, com a intenção de reconstruir as narrativas imersas nos acontecimentos e experiências da educação, que contribuíram como professora na escola básica. Ciente disso, o memorial apresenta-se em momentos cruciais numa linha de tempo, onde cientificamente é sustentado por críticos e teóricos que abordam os conceitos de memória, história e formação de professores num foco de leituras e reflexões, como Bragança (2012), António Nóvoa (1992), (1999), Le Goff (1990), Mignot (2003), Bondia (2002) e Candau (2012). Neste memorial utilizei a metodologia história de vida, seguidas das entrevistas de pessoas que certamente, fizeram parte de momentos que se destacaram a minha linha do tempo, podendo contar com o apoio de meu pai, irmã e tia em relatar os fatos ocorridos nesta trajetória de vida. Por fim, chego à conclusão de que acerca dessa maravilhosa viagem ao passado, toda a escrita deste trabalho tem embasamento a uma sequência teórica e significativa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo histórico de ocupação da vila do Palheta - Muaná-PA: uma análise do trabalho, território e identidade
    (2019-10-24) MEDEIRO, Ana Caroline Tavares de; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377
    Memórias da reconstrução histórica da Vila do Palheta, localizada no município de Muaná-Pa. A pesquisa tem como objetivo reconstruir o histórico de ocupação e registrar as memórias dos moradores da Vila. A metodologia adotada foi em forma de entrevistas semiestruturadas, as mesmas foram gravadas, transcritas e analisadas junto ao aposte teórico, sendo eles: Marc Bloch (2001), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) e Le goff (2003), Roger Chartier (1999) e Carlo Ginzburg (1986), Luiz Reznik (2002), Milton Santos e Maria Laura Silveira (2006) que discutem temporalidade, memórias, cultura e territorialidade, respectivamente. Assim, conseguimos registrar em papel o histórico da Vila e recuperar memórias, porém lacunas deixadas pelo passado ainda precisam ser respondidas. Logo, visando o reconhecimento da história da Vila, os atuais moradores poderão ter acesso ao passado da mesma e a cultura da mesma não se perderá.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA