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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da efetividade da execução do programa temático “meio ambiente e ordenamento territorial sustentável” no plano plurianual 2020-2023 do estado do Pará
    (2024-11-01) MORAES, Caio Henrique de Jesus Silva; VIEIRA, Bruno Soeiro; http://lattes.cnpq.br/0260422488266691; https://orcid.org/0000-0002-9575-6307
    Este artigo objetivou analisar o planejamento orçamentário do Estado do Pará de 2020 a 2023, focando na execução do Programa Temático “Meio Ambiente e Ordenamento Territorial Sustentável” presente no Plano Plurianual. A relevância da temática decorre da sensibilidade da proteção ambiental no Brasil, que é vulnerável às convicções políticas dos gestores, como já destacado pelo STF na ADPF 651. Contudo, não há ampla discussão sobre a influência do Poder Executivo na efetivação do direito ao meio ambiente equilibrado por meio da atividade financeira. Utilizou-se uma metodologia qualiquantitativa, com abordagem exploratória, por meio de levantamento bibliográfico e jurisprudencial sobre o dever estatal de proteção ambiental e o desenvolvimento da atividade financeira do Estado para efetivar esse direito. A pesquisa incluiu uma análise do ciclo orçamentário do Pará dentro do Programa Temático citado, examinando o Plano Plurianual 2020-2023, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e as Leis Orçamentárias Anuais. Constatou-se que o orçamento destinado à pauta ambiental aumentou em 101,6% em relação ao previsto no PPA, mas apenas 35,7% desses valores foram efetivamente executados. Apesar disso, algumas metas físicas superaram as expectativas, com entregas acima de 400% do previsto, sugerindo um possível subdimensionamento dos resultados esperados.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise espaço-temporal dos impactos socioambientais com o crescimento imobiliário nas margens da Avenida Hélio Gueiros no Bairro do Quarenta Horas
    (2024-10-31) SOUZA, Marco André Novais de; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    O presente trabalho busca compreender como os empreendimentos imobiliários afetam o meio ambiente do bairro Quarenta Horas, dentro do município de Ananindeua-Pa. Verificando se os empreendimentos impactaram e ainda continuam impactando de forma negativa sobre o meio ambiente e sobre a população local. Esta pesquisa será sustentada com os conceitos de Meio Ambiente, de impacto ambiental, Território e Gentrificação. Esse último busca verificar se o atual processo de urbanização dentro do bairro é uma tentativa de “enobrecimento” do espaço. A metodologia adotada baseia-se na revisão referencial bibliográfica e documental, pesquisa de campo para levantamento de dados e informações que possam enriquecer o artigo e o desenvolvimento de produtos cartográficos em laboratório, para que haja a compreensão ampla dos acontecimentos e do espaço geográfico estudado. Como resultado espera-se apontar a expansão do mercado imobiliário como um dos causadores dos problemas socioambientais no bairro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise multitemporal (1984, 2004 e 2024) do uso e cobertura da terra na Ilha de Caratateua, Belém-PA
    (2025-02-27) CHAGAS, Bruna Karen Freitas; SOUZA, Gerlaine Conceição de; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; BITTENCOURT, Paulo Celso Santiago; http://lattes.cnpq.br/6476470414630604; https://orcid.org/0000-0001-8519-186X
    Este trabalho examinou as mudanças do uso e cobertura da terra na ilha de Caratateua, no município de Belém – PA, para os anos de 1984, 2004 e 2024. Aspectos como a complexa interação entre a ocupação humana e o meio ambiente, exploração dos recursos naturais, degradação ambiental e desigualdade social foram relacionados com o uso e cobertura da terra. A ocupação desordenada, impulsionada pela migração e o crescimento populacional, agravou problemas de infraestrutura e saúde. A construção da Ponte Enéas Pinheiro em 1986 acelerou a expansão urbana, trazendo novos bairros, mas intensificando questões ambientais e sociais. Dados do IBGE e imagens de satélite mostram a perda de vegetação nativa, o avanço da urbanização e a escassez de áreas agrícolas. O mapeamento de canais de drenagem fornece informações cruciais para minimizar inundações. A pesquisa sublinha a ausência de políticas públicas eficazes em áreas como saúde e saneamento, evidenciando a necessidade de ações urgentes para um desenvolvimento mais sustentável e equitativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde do Programa de Saúde Familiar no posto de saúde Governador Almir Gabriel do distrito de Maracajá-PA
    (2023-12-14) SOUZA, Emanuelle Caroline Braga da Silva; SOUSA, Etiene Elayne Meireles da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9865860260750150
    A geração dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em não conformidade com a legislação (sendo as principais legislações a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Resolução da Diretoria Colegiada – ANVISA RDC nº 222/2018, Lei 12.305/2010 e Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 358/2005) e seus órgãos competentes acarreta danos socioambientais e de saúde humana. Diante disso, este estudo buscou averiguar o gerenciamento dos RSS, do Programa de Saúde Familiar no Posto de Saúde Governador Almir Gabriel, localizado no distrito de Maracajá, município de Novo Repartimento-Pará. Avaliando os procedimentos adotados pelo Posto de Saúde para a gestão dos resíduos de serviços de saúde e se estão de acordo com exigências das legislações acima referidas. E identificar o conhecimento dos profissionais de saúde quanto ao manejo e suas adequações, por fim elaborar uma avaliação dos RSS no programa de saúde familiar e propor melhorias perante os resultados encontrados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A conscientização ambiental como ferramenta escolar na casa familiar rual de Senador José Porfírio
    (2018-06) CASTRO, Elenice Ramos de; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Nesta pesquisa descreve-se o tratamento que dei a temática da educação ambiental no ambiente escolar dos alunos da Casa Familiar Rural – CFR, do município de Senador José Porfírio, também conhecido como Souzel, no Pará, no contexto de meu estágio docente pelo curso de graduação em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. Desta forma, são apresentadas algumas concepções de educação ambiental, procurando identificar sua eficácia no meio escolar do campo, como contribuição à formação dos jovens. A partir das aulas que ministrei, oficinas e palestras que promovi, usando como metodologia a discussão dos temas e a produção de textos, pude perceber que não é possível defender uma causa, a ecológica, por exemplo, sem conhecer um pouco a fundo a realidade que a causa implica. Mas que de posse desses conhecimentos e dos meios para colocá-los em prática, a percepção (e preocupação) ecológica se torna consciência, e as futuras ações desses estudantes no sentido de cuidar do lugar e da família podem florescer como práticas de uma “cultura ecológica”.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dinâmica da vegetação natural no contexto urbano do Município de Belém
    (2023-12-20) PEREIRA, Flávio Bruno de Souza; AOOD, Ewerton Moraes; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    O meio ambiente é constantemente afetado por mudanças que alteram os ciclos biogeoquímicos, promovendo efeitos que contribuem para as mudanças climáticas. No meio urbano é evidenciado que a retirada da vegetação por meios antrópicos, faz com que ocorra consequências drásticas para o ecossistema e os padrões climáticos das grandes metrópoles. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma análise multitemporal dos anos de 2017 e 2022, determinando e caracteizando a cobertura vegetal para o municipio de Belém-PA, com o emprego de técnicas de mapeamento e monitoramento atráves da utilização de imagem do satélite Planet Scope com 5m de resolução Espacial e a determinação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), em associação com indicadores socioambientais. De acordo com os resultados alcançados, foi aferido que o centro urbana de Belém possui deficits de vegetação consideraveis, onde houve uma redução de 5% dos bairros que não possui cobertura vegetal acima de 30%, do ano incicial e ao mais recente, isso representa 24 dos 71 bairros, com enfase para o distrito do Guamá. Além disso, houve uma auemento de 6% em relação a 2017 a 2022, representando 15 dos 71 bairros possuim menos de 15 m² de área verde por habitante. Em contrapartida os bairros mais afastados do centro possuem um excedente elevado, sendo destacado o distrito de Mosqueiro e Outeiro. Pode-se chegar a coclusão que a ausência de um planejamento adequado e a carência de uma politica pública que assegurem metas e priorizem a conservação e preservação da arborização urbana, assim como, a aplicação dos objetivos do desenvolvimento sustentavel, geram um enclave que dficulta a busca por ações efetivas para a redução das desigualdade sociais, e consequentemente, mostram o retrocesso afetando até mesmo a economia das cidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental na Amazônia e estudos pós-coloniais
    (2022-12-19) COSTA, Suzanny de Freitas; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Esta pesquisa teve como proposito revelar a importância da educação ambiental no cotidiano da sociedade atual e nos contextos escolares. Revelando diversos conceitos acerca da educação ambiental juntamente aos estudos pós-coloniais, buscando desta forma estratégias de abordagens acerca das reflexões entorno do meio ambiente para com os alunos. Dessa forma, foi realizado uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que retratam a educação ambiental bem como os estudos pós-coloniais. E a partir das observações, realizou-se algumas considerações sobre o papel da educação ambiental na preservação não somente ambiental, mas também cultural, onde os estudos pós-coloniais levantam a discussão da valorização local, onde é possível notar que a realidade local se apresenta como um fator fundamental, pois este estudo local, ou seja, daquilo que é mais próximo se eleva com olhares para o mundo, obtendo assim mudanças na realidade. A partir de tais informações, foi possível realizar-se uma reflexão sobre a importância de se trabalhar o meio ambiente utilizando situações próxima a realidade dos indivíduos, pois isso proporciona maior participação destes que se sente envolvidos no processo, se tornando ativos na sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental na formação cidadã: aspectos históricos e pontuais
    (2018-10-04) SANTOS, Maria Tânia Costa dos; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    Nesta análise bibliográfica, a razão maior para o emblemático tema sobre Educação Ambiental revela que a formação cidadã procura uma identificação a originar a consciência ambiental, cujos objetivos são transformar o sujeito em um ser ético e cidadão em espaços formais e longe dos muros escolares, removendo atitudes antiéticas e anticidadãs ofensivas ao meio ambiente, transferindo as nocividades do sujeito em cidadania para si e para outros seres humanos. A fomentação na EA é globalizada e transversal por estar no interior de cada mente; estando nessa, apoiados os objetivos que principiam este trabalho, como objeto a ser pesquisado em um ambiente onde o homem tem influído em um processo desarmônico. Os arranjos desta obra foram sustentados em um pilar teórico espesso pela qualidade de suas contribuições. As correntes que defendo e considero precisas dão essencialidade a esta pesquisa; em um papel de parede com bordas subjetivamente reflexivas e que simultaneamente recorrem a uma imediata sensibilização e afeto para com a vida; além do compreendimento da educação que se descreve como prática educativa na perspectiva da cidadania; como resultado esperado nos direitos e nas obrigações que se devem ter para com o sistema. E pôr em exercício as observâncias existentes no direcionamento que nos foi regulamentado, libertar-nosá, por hora, de nossas opressões incutidas historicamente; porque depende de uma ação conjunta para cuidar solenemente de uma formatura que se procriará em uma geração responsável por rebocar a formação social, pessoal, econômica, política, cultural, ecológica, ética etc., como dimensão da cultura da educação.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A educação geográfica como meio para o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar
    (2024-10-31) FAILACHE NETO, Mário Pitágoras; BITTENCOURT, José da Silva; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; https://orcid.org/0000-0002-4583-6456
    A Geografia escolar tem por natureza a característica de ser um agente formador do saber crítico, capacitando os alunos a pensar e agir de maneira consciente, seja, de maneira individual ou coletiva, transformando positivamente a sua realidade. Entretanto, o que se testemunha sobre o Ensino de Geografia é a transferência de conteúdos de maneiras repetitiva, semi-pronta e enfadonha. Para propor uma renovação desta maneira ultrapassada de se ensinar Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, associado a assuntos transversais, como, a Educação Ambiental (EA), onde desde que surgiu, se destacou como um instrumento de reflexão em diversas áreas: naturais, sociais, educacionais. Através do tema ambiental, as relações sociais com o ambiente natural tornam-se dinâmicas nas mais diversas escalas da humanidade. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar diferentes percepções sobre o Ensino de Geografia associado a Educação Ambiental, corroborando a (EA) como ferramenta fundamental para uma renovação didática. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, levantamento da (BNCC) e revisão bibliográfica das leituras acadêmicas. Bem como, projeta modelos de educação ambiental critica com o intuito de diminuir as dificuldades sentidas atualmente. Aliada à educação ambiental, as propostas são formas de dinamizar o ensino da geografia, construir o pensamento crítico-reflexivo do estudante, da mesma maneira que sua formação cidadã ambiental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente
    (2024-11-01) FAVACHO, Andrew da Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329
    O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre horta e educações - Qual a contribuição educativa da horta escolar?
    (2017-12-20) BORGES, Flávio Sídney Pires; SILVA, Levy Mendes da; http://lattes.cnpq.br/5536418261243312; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983
    Esta pesquisa trata-se de uma problematização sobre as relações entre Educação e a Horta Escolar, pode-se dizer que é um trabalho que procura responder a seguinte pergunta: Qual a contribuição educativa da horta escolar? O tema relaciona Meio Ambiente, educação e Horta escolar nomeando primariamente como pesquisa-ação por ser o resultado coletivo desenvolvido com alunos e professores do ensino fundamental. Para coleta de dados foi aplicado questionário, entrevista, prática de campo, promovendo a elaboração de um relatório com análise qualitativa. O diálogo é realizado em uma Escola Municipal do interior da cidade de Castanhal do Pará. Nossas motivações são sustentadas na vontade de destacar a importância do conhecimento prático de horta, procurando antever uma necessidade que é constante na realidade social. Em suma, esta pesquisa colabora com uma análise sobre a contribuição educativa da horta escolar.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Entre rios e árvores da Universidade Federal do Pará: relações sociedade-natureza como base para Educação Ambiental em Belém, Pará
    (2024-11-01) SILVA, Vanice Carvalho; SILVA, Felipe Kevin Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0085563630551317; https://orcid.org/0000-0003-3881-8791
    Desde as revoluções industriais, associadas aos processos de urbanização, as relações sociedade-natureza vem sofrendo reconfigurações em uma dinâmica cada vez mais acentuada. É notável o distanciamento entre pessoas e o meio ambiente, associado a inúmeros processos de degradação socioambiental. Frente a essa problemática, este estudo tem como objetivo geral compreender como as relações sociedade-natureza podem servir de fundamento para práticas de Educação Ambiental no contexto amazônico da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia adotada compreende observações in loco e 24 entrevistas semiestruturadas em três lugares às margens dos rios Guamá, Tucunduba e Sapucajuba, descrevendo esses lugares e analisando como as pessoas percebem e se relacionam com os rios e as árvores no seu cotidiano, identificando o nível de interação e conhecimento desses sujeitos sociais em relação a esses elementos naturais da paisagem. Os resultados demonstram que existe uma relação paradoxal entre sociedade e natureza, com demonstrações racionais e emocionais. Por um lado, há uma percepção positiva sobre o significado e a importância dos rios e das árvores, com determinados sentimentos de pertencimento. Por outro lado, demonstra-se uma tendência em valores utilitários, com relações de interesse sobre os recursos naturais, além da percepção negativa quanto a degradação ambiental. Essa perspectiva é evidenciada pelo baixo nível de interação/conhecimento generalizado sobre os rios e as árvores. Nesse sentido, discute-se o papel da Educação Ambiental a partir das bases conceituais e epistemológicas da Geografia Cultural e Humanista, com aproximações fenomenológicas. Por fim, considera-se que a educação ambiental, fundamentada nos contextos sociais e ecológicos locais, é essencial para promover uma consciência crítica e sustentável no contexto amazônico, incluindo as diversidades e particularidades locais.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de Impacto Ambiental (EIA): o EIA como principal meio de prevenção à degradação ambiental
    (2009) LOPES, Darcilene Ramos; SANTOS, Raimundo Nonato do Espirito Santo dos; http://lattes.cnpq.br/8676233531612500
    Esta monografia visou expor a importância do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), como estudo prévio, no intuito de prevenir a degradação ambiental ocasionada pela concepção de empreendimentos que sejam potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, denotando sua principal função. Fica demonstrada a grande importância do EIA, que desde sua concepção permite que degradações ambientais sejam previstas e anteriormente estudadas, prevenindo quanto aos impactos negativos que possam haver com a implantação de certa obra, sejam estes impactos parcialmente reversíveis, ante a técnicas de absorção impactual, ou ainda irreversíveis. Tal obra mostra também a sistemática para criação, e aplicação do EIA, seja pelo prisma da ciência humana do direito, que antes de qualquer função protetiva que venha o EIA a proporcionar, se atém às formalidades legais para a sua concepção, seja no mundo fenomênico que nos cerca diariamente. Entende-se ainda o EIA como requisito indispensável, quando se propõe a empreitadas de grande impacto, para o licenciamento da obra, tornando-se dessas forma ferramenta para tal. Com a intenção proposta de demonstrar de forma preventiva os danos a serem causados ao meio ambiente, torna-se imprescindível a conceituação do mesmo, o que se define de forma clara como, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, sendo assim definido em lei. Da mesma forma torna-se não menos imprescindível a definição de impacto ambiental, fator inicial de elevada importância para a criação do EIA, sendo assim percebido, de modo menos aprofundado, como toda alteração de ordem química ou biológica de aspectos que modifiquem o meio ambiente, delineando assim o impacto ambiental como grande fato gerador do Estudo de Impacto Ambiental, o qual é o principal escopo deste trabalho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estudo piloto dos impactos antrópicos do Rio Pará e Rio Tracuateua na Região Metropolitana de Belém-Pa (Brasil)
    (2023-11-10) MORAES, Laura Beatriz da Silva; GUEDES, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/9646057139605346; https://orcid.org/0000-0002-8631-6991; GUEDES II, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/8976395468443828; https://orcid.org/0000-0002-7492-1318
    A pesquisa piloto, teve como principal objetivo reconhecer e discutir as realidades geosocioambientais com ênfase na qualidade das águas do rio Pará no trecho do Furo das Marinhas e rio Tracuateua, na região metropolitana de Belém. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, como parte dos conteúdos técnico científicos da disciplina Introdução à Ciência Meio Ambiente, do curso de Licenciatura em Química do Campus de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará. Examinou-se In locu as condições da água nesses rios, onde foram feitas coletas de amostras e análises fisioquímicas quantiqualitativas para identificar a qualidade da água em parte da bacia hidrográfica. Determinou-se as análises seguindo os procedimentos cedidos por Guedes (2023). A partir disso, compreendeu-se os desafios enfrentados propondo soluções que promovam a preservação dos recursos hídricos. Conclui-se a presença de dejetos e esgotos nos afluentes do Rio Pará, causando impactos a saúde do meio ambiente, necessitando de políticas públicas de coleta de lixo, inclusive seletiva e investimentos em educação ambiental.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    “A gente veio de uma área alagada pra outra alagada”: impactos socioambientais no conjunto Promorar, Maracangalha (Belém/PA)
    (2022-10-28) CURCINO, Tássia Tamyres dos Anjos; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    O presente artigo discute acerca dos impactos socioambientais em áreas suscetíveis a inundações e alagamentos na cidade de Belém, resultantes de um planejamento urbano que tem atuado em conformidade com a produção de desigualdade ambiental. Assim, a produção de desigualdade ambiental, neste caso, ocorre através de um planejamento urbano que, a partir de 1970, intensificou projetos urbanísticos e de macrodrenagem no centro de Belém, o que resultou no remanejamento de pessoas para áreas mais afastadas do centro, áreas suscetíveis a inundações e alagamentos. Neste contexto, o conjunto Promorar, no bairro Maracangalha (Belém/PA) foi uma dessas áreas destinadas para a implementação das políticas de remanejamento que ocorreram neste período. Dessa forma, esta pesquisa busca entender como o planejamento urbano e as formas de uso e ocupação do conjunto Promorar influencia na produção de impactos socioambientais no Promorar, cujo objetivo central é analisar os impactos socioambientais, especialmente, as inundações e alagamentos no conjunto. A metodologia esteve pautada no levantamento bibliográfico sobre desigualdade ambiental, (in)justiça ambiental e percepção ambiental, e documental, considerando o Plano Diretor Municipal de Belém e a sua política ambiental para a cidade. Também, foi realizado o trabalho de campo para a coleta dos depoimentos dos entrevistados a fim de entender as percepções ambientais dos moradores do conjunto, além da coleta de material visual através da utilização de recursos fotográficos. Portanto, essa pesquisa mostra a injustiça ambiental presente na percepção ambiental dos moradores que se expressa na negação de moradia adequada, saneamento, saúde e bem-estar, divergindo da política ambiental presente no plano diretor municipal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gerenciamento do descarte de lixo tecnológico na cidade de Belém-Pará apoiado por aplicativo web
    (2019) FERREIRA, Mauro Augusto Barros; SILVA, Thiago Cordeiro Costa da; RIBEIRO, Adagenor Lobato; http://lattes.cnpq.br/7267332533770139
    As empresas fabricantes de Computadores e equipamentos eletrônicos de modo geral, estão comercializando um grande número de equipamentos em todo o país, e acabam conquistando seus consumidores, com tecnologias cada vez melhores. A questão é que as pessoas não têm informações do impacto que estes materiais causam no ambiente, quando descartados incorretamente. A forma correta é levar esses equipamentos a um posto de coleta como uma assistência técnica autorizada do fabricante ou até mesmo a uma loja de vendas. Por este motivo, o estudo aborda o gerenciamento de materiais de informática de uma maneira geral na Cidade de Belém, Estado do Pará, e avalia como as instituições privadas e não governamentais estão colaborando nos programas de coleta e arrecadação desses materiais. A reciclagem de materiais eletrônicos é fundamental, e, colabora para a preservação do meio ambiente. A revisão da literatura abrangeu os aspectos relacionados à: impactos tecnológicos, pilhas e baterias, celulares, reciclagem, conscientização, legislação para descarte e caminhos para a sustentabilidade. Observou-se desconhecimento da logística reversa, ausência de iniciativas para o descarte em ambientes de trabalho, pouco cuidado na verificação da responsabilidade ambiental de fabricantes, entre outras. Com o objetivo de orientar a população, foi desenvolvimento um aplicativo para Android para utilização na conscientização do descarte de lixo eletrônico. Neste trabalho abordam-se essas questões, tendo como público alvo, estudantes universitários da UFPA dos cursos da área de Computação, Campus Belém.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Gestão de efluentes industriais no processo de obtenção de substrato agrícola: estudo de caso
    (2016) COSTA, Patrick Amaral da; MATTA, Milton Antônio da Silva; http://lattes.cnpq.br/9053359402276755
    Nas últimas décadas a poluição de corpos hídricos em função do lançamento de efluentes líquidos se tornou uma preocupação constante para o seguimento industrial. Realizou-se um estudo de caso em uma indústria processadora de substrato agrícola, no período de Fevereiro e Abril de 2016, com o objetivo de avaliar a eficiência do tratamento do efluente industrial deste seguimento fabril, localizada na Região Metropolitana de Belém-Pa.. Buscando caracterizar as operações unitárias da Estação de Tratamento do Efluente Industrial (E.T.E.I.) adotadas. Assim foram realizadas visitas técnicas para identificação dos pontos geradores do efluente industrial, conhecimento do processo de tratamento e realização de ensaios laboratoriais para caracterização do efluente gerado. Os resultados obtidos com a caracterização dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicas do efluente foram comparados com os valores máximos para lançamento de efluentes industriais permitidos pela Resolução CONAMA 430/2011, e os resultados obtidos com as amostras do corpo hídrico receptor foram comparados com as definições da Resolução CONAMA 357/2005, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento. Desta forma permitindo confirmar que o sistema de tratamento adotado pela empresa em estudo atende as legislações vigentes, preocupando-se com a conservação dos recursos hídricos e proteção do meio ambiente.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A globalização e o meio ambiente: uma análise da relação entre sociedade moderna e natureza
    (2022-10-27) SILVA, Nailton Nascimento da; PALHETA, Dulcidéia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/1585112075358566; https://orcid.org/0000-0002-2755-8560
    O presente artigo visa discutir a questão da globalização, que é um tema atual, e suas implicações para a relação dinâmica entre a sociedade moderna e a natureza, caracterizada pelo movimento predatório. Devido a grandes desastres, tenho sérias preocupações com organismos ambientais já existentes e aqueles que podem surgir em um futuro próximo, seguindo um ritmo acelerado e não sustentável em que uma pessoa busca os recursos necessários para a sobrevivência e uma produção de mais valor. Portanto, será necessário contextualizar a situação histórica, ou seja, o período de globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional, conforme descrito por Santos (2000) e outros autores, demonstrando a conexão entre desenvolvimento tecnológico e degradação ambiental no mundo moderno. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, bem como também a documental acerca da temática, o levantamento bibliográfico considerou como fonte artigos científicos, publicações de notícias e boletins em sites oficiais de organizações governamentais e da sociedade civil. Como resultado, a busca por uma diversidade social genuína que permita que as pessoas se misturem respeitosamente e ainda tenha uma população pacificamente aglomerada sem violência. Os conflitos, juntamente com os benefícios das técnicas, estavam ao alcance de todos; assim, o espaço humano nunca foi tão crucial para o curso da história.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O impacto do uso de agrotóxicos nos arrozais do Município de Cachoeira do Arari: a expansão territorial do uso dos agrotóxicos no Município de Cachoeira do Arari e as consequências para o meio ambiente e a saúde pública
    (2024-10-28) RODRIGUES, Mosineide dos Santos; PALHETA, Dulcidéia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/1585112075358566; https://orcid.org/0000-0002-2755-8560
    Este artigo analisa a gestão de agrotóxicos no Estado do Pará, com foco na quantidade de produtos e empresas registradas, e as implicações para a saúde humana e o meio ambiente. A pesquisa revela que, atualmente, há um total de 1.842 produtos de agrotóxicos cadastrados e 131 empresas operantes na região. A partir da análise da literatura e dos dados disponíveis, o estudo evidencia que a exposição prolongada a esses produtos pode ter sérias repercussões para a saúde, incluindo condições agudas e crônicas, além de impactar negativamente o meio ambiente. O artigo também discute a importância de regulamentações rigorosas, reavaliações periódicas e práticas agrícolas seguras para mitigar os riscos associados ao uso de agrotóxicos. Conclui-se que uma abordagem integrada, envolvendo regulamentação, monitoramento e educação dos agricultores, é essencial para garantir a segurança e sustentabilidade no uso de agrotóxicos, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Impactos ambientais do turismo de massa nas praias do farol e do amor, na Ilha de Cotijuba - PA
    (2022-10-28) SILVA, Hoaana Alexandrina Ribeiro da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    Este artigo tem como objetivo geral analisar os impactos ambientais causados pelo turismo não planejado nas praias do Farol e do Amor na ilha de Cotijuba-Pa, e como objetivos específicos compreender o elevado número de turistas na ilha; identificar os impactos ambientais e o aumento do lixo causados pelo turismo na ilha e investigar a dimensão do impacto turístico a partir da percepção dos moradores e comerciantes locais. Assim, o presente artigo divide-se em quatro partes, a primeira traz o referencial teórico que fundamentou esta pesquisa; a segunda aborda a área de estudo; a terceira parte discute a atividade turística em Cotijuba e os resultados e discussões sobre a temática; na última parte são apresentadas as considerações acerca do tema desenvolvido e as possíveis conclusões sobre ele.
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