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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Arquivo Público do Estado do Pará como difusor sociocultural: as múltiplas percepções da sociedade sobre o arquivo (2011-2018)
    (2018) MORAES, Zilmilene Costa de; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0002-7701-7877
    Dentro do escopo das funções arquivística tem-se a difusão como uma das funções que melhor atende a disseminação da informação em arquivos. Esta se apresenta por meio de metodologias voltadas a difusão educacional, editorial e cultural, envolvendo temáticas complementares como mediação e acesso. Diante do avanço tecnológico emergente de um pós-segunda guerra mundial, fator que contribuiu com as mudanças na forma como a sociedade se relaciona com as instituições culturais como: museu, teatro, biblioteca e arquivo, o que acaba impulsionando os profissionais da área a repensarem na renovação das metodologias tradicionais de difusão, com a finalidade de relacionar e aliar as tecnologias e a mediação neste processo. O estudo de usuários e a percepção que estes têm das instituições arquivísticas, nos dão subsídios para o uso de uma mediação voltada ao sociocultural, abrangendo educação e a promoção, divulgação dos serviços e atividades dos arquivos, como também, o desenvolvimento de projetos culturais. Por conseguinte, tem-se como objeto de estudo o Arquivo Público do Estado do Pará e como objetivo geral procura-se demonstrar as múltiplas percepções que a sociedade tem para com esse, derivando-se assim, o objetivo específico que tem por finalidade entender, refletir e analisar a melhor maneira de realizar difusão sociocultural. Entende-se que a difusão em arquivos requer estudos mais aprofundados na temática, visto que, fases como classificação e avaliação são mais abordadas, devido ao fato de muitos arquivos brasileiros estarem voltados ao desenvolvimento de atividades tecnicistas de organização e eliminação de documentos, postergando uma das funções que melhor se enquadram na função social do arquivista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
    (2019-09-10) NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
    A presente pesquisa tem como tema: Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental: Atribuições e práticas na Escola de Ensino Fundamental no Município de Acará, que tem por finalidade conhecer as atribuições e práticas que o Coordenador Pedagógico exerce no âmbito escolar e como se dá as relações e mediações do coordenador com os professores na escola. Tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico, conhecer sua função na prática educativa, buscar compreender as várias atribuições que lhes cabem como o profissional que promove a articulação, a mediação e a transformação no âmbito escolar. A abordagem utilizada foi qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, através de coleta de dados realizadas na EMEIF Manoel Antônio de Castro, na cidade de Acará, por fazer-se necessário esse entendimento utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação, entrevistas e análise documental. O Coordenador Pedagógico precisa ser um profissional capaz de realizar a formação continuada com os professores, buscando contribuir para uma educação capaz de suprir as necessidades dos alunos, daí a relevância de se conhecer a identidade do Coordenador Pedagógico, para realizar um trabalho de qualidade fornecendo subsídios para a escola e principalmente para os professores. Dadas as questões e reflexões levantadas através dos estudos e entrevistas realizadas, obteve-se o seguinte resultado: O Coordenador Pedagógico apresenta-se como um profissional importante no processo ensino aprendizagem e na formação continuada dos docentes, sendo um agente mediador e articulador das ações pedagógicas visando sempre o melhoramento da educação.
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