Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Matrices"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de matrizes, para auxílio na administração de plantação de açaí (Euterpe oleracea Mart), na cooperativa de trabalhadores rurais do Acará (COOPTRA)
    (2022-07-11) GOES, Darlene Cunha; SILVA, Tatiane Belém da; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Atualmente o aumento do consumo de açaí na região amazônica vem ganhando o mercado, principalmente o externo, o mercado de açaí está potencialmente em expansão. Dessa maneira, tem se a necessidade de crescimento e ampliação do plantio para suprir as demandas de consumo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o de matrizes para auxiliar os produtores rurais, na administração de plantações de açaí, pois o produtor muitas vezes deparase com as dificuldades na administração e configuração sobre o plantio, que vão desde a maximização á formas de manejo sustentáveis para garantir o crescimento da produção. Dessa forma, apresentou-se de início o contexto histórico de Matrizes, abordando conceitos, definições e operações com matrizes, em seguida, apresentou-se a configuração de plantio do açaí em terra firme e as pesquisas de campo realizadas com os produtores rurais da Cooperativa de Trabalhadores Rurais de Acará (COOPTRA) para, assim apresentar as demonstrações através dos dados obtidos nas entrevistas. Além disso, demonstrações foram desenvolvidas usando os dados informados pelos agricultores entrevistados, onde, primeiramente, foi comparado as características do plantio de modo que se montou uma tabela com os dados obtidos da comparação entre o plantio e aplicação de matrizes e , em seguida, desenvolveu-se a aplicação. Assim, o resultado significativo crescente em comparação a configuração inicial do plantio informado pelos agricultores, de maneira que ao analisar a aplicação do uso de matrizes no plantio de açaí, notou-se que o plantio teve aumento, se comparado ao plantio inicial de cada produtor que participou da pesquisa de campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A utilização da criptografia no ensino de matrizes
    (2022-09-09) FERREIRA, Sávio dos Reis; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    O presente trabalho propõe uma alternativa metodológica ao ensino de matrizes baseada na utilização da criptografia, possibilitando uma abordagem diferenciada das comumente aplicadas em sala de aula. A partir dos processos de codificação e decodificação de mensagens, buscou-se proporcionar uma aprendizagem mais significativa de matrizes aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino no município de Belém/PA. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou um questionário avaliativo da oficina matemática desenvolvida na escola. Os resultados mostram que a aplicação da criptografia auxilia no entendimento dos conceitos básicos de matrizes de uma forma dinâmica e interessante.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
    (2022-08-26) CASTRO, Adriane do Socorro Pires; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    O presente trabalho consiste em propor uma atividade diferenciada ao tradicional ensino de matrizes baseada no uso de tecnologias digitais. Buscou-se promover, a partir da utilização do software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados, uma melhoria no processo de ensino de matrizes para alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Acará/PA. Com uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utilizou-se dois questionários direcionados aos alunos, um de diagnóstico e outro de avaliação, e um questionário direcionado ao professor acolhedor. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível promover o uso de tecnologias digitais em sala de aula aliado a problemas contextualizados para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa dos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA