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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação da matemática na atividade policial: a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial
    (2022-08-12) SANTOS, Nivaldo Silva dos; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    Esse trabalho aborda como temática, aplicação da matemática na atividade policial:a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial. A abordagem consiste em utilizar as ferramentas computacionais, como o aplicativo Google Maps (GPS) e utilização de ARP (Drone), visando aplicação à área de segurança pública. Esses recursos tecnológicos contribuem significativamente no combate ao comércio ilícito, como plantio de cannabis sativa, por exemplo, e outras ramificações do narcotráfico que necessitam da tecnologia para agregação de conhecimento e assim identificar em áreas de difícil acesso. Para melhor descrever a aplicação, são usados três problemas que evidenciam a importância e utilidade indispensáveis de recursos como ARP e Google Maps na reunião de fatos que ajudam no combate ao crime. O terceiro problema tratará do uso da geometria plana e analítica no cálculo de área de plantio de cannabis e de distâncias de coordenadas no sentido de avaliar o modus operandi e como se estruturam e organizam-se os supostos traficantes donos dos plantios, usando, embora de forma empírica, os conhecimentos matemáticos no sentido de maximizar o plantio da erva, o que corresponde a um lucro máximo quando a droga é beneficiada. A ocupação de grandes áreas de plantio dificilmente acontece, pois, poderiam ser identificadas por drone que visualiza regiões de plantio. Conclui-se a pesquisa considerando que a tecnologia moderna, Google Maps, a ARP, assim como a matemática na contribuição de coordenadas em áreas de difícil acesso, tem sido de grande utilidade na produção do conhecimento, tendo em vista que essas medidas são essenciais para o combate do comércio ilícito.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2018-11-26) SILVA, Marcela Teixeira da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SOUZA, Daniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/1256775312516047; https://orcid.org/0000-0001-5378-2737
    As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Batalha naval no plano cartesiano
    (2024-02-09) FONSECA, Cássia Nascimento da; SILVA, Niely Trindade da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O objetivo deste trabalho é discutir a utilização de jogos feitos com materiais manipuláveis como uma alternativa educacional para o ensino de coordenadas cartesianas, utilizando métodos que buscam aproveitar a interatividade e imersão oferecidas pela dinâmica e competitividade possíveis com esses recursos, tornando o aprendizado mais envolvente. Diante disso, foi elegemos para a pesquisa desenvolvida o Jogo “Batalha Naval” como elemento central de investigação. Os aspectos positivos deste jogo incluem a aplicação prática dos conceitos do plano cartesiano no ambiente escolar, o qual ainda se apresenta muito tradicional. Para isso ser analisado de forma prática, este estudo foi aplicado em uma escola da rede pública estadual do município de Salinópolis-PA. Na execução do jogo, foi observado a dificuldade dos alunos na identificação dos pontos, e os sinais dos quadrantes não foram utilizados na disposição correta do plano cartesiano. Apesar das dificuldades iniciais, posteriormente, pode-se observar que eles conseguiram desenvolver bem suas habilidades, e durante o desenvolvimento do jogo, foi possível perceber que conseguiam absorver as informações que lhes eram apresentadas. Em suma, o trabalho busca ilustrar que a utilização de jogos que envolvam o plano cartesiano no contexto educacional é promissora para estimular o interesse dos alunos e facilitar a compreensão da Matemática de maneira dinâmica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Benefícios de uma aula sobre prismas com a utilização de palitos e jujubas
    (2023-12-21) FERNANDES, David Lucas Gomes Leão; PINHEIRO, Roberto Vinícius Pinheiro; CARDOSO, Maria Nilzete Barreto; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620
    Este estudo objetivou verificar a eficácia de uma aula aplicada para os alunos do 1° B do Ensino Médio da E.E.E.F.M Professor Leonardo Negrão sobre prismas triangulares e quadrangulares a partir de suas construções utilizando jujubas para representar os vértices e palitos de (dente e churrasco) para representar as arestas. Para o arcabouço teórico, foi trazido as ideias de Torrione (2004), Lorenzato (2003) e (2006), dentre outros que defendem o uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDMs) em sala de aula. Os dados foram coletados utilizando o método da observação participante e a câmera do celular para responder a dois indicativos que nortearam a pesquisa, sendo o primeiro denominado de ‘Eficiência da aula na visão dos autores’ e o segundo intitulado de ‘Eficiência da aula na visão dos alunos’, onde esta última foi solicitado para que os alunos escrevessem em seu caderno suas opiniões sobre essa abordagem pedagógica utilizada. Como resultados desses indicadores foi possível observar que os alunos sentiram interesse em aprender sobre prismas triangulares e quadrangulares como uso de jujubas e palitos, os mesmos se ficaram concentrados durante a explicação e construíram seus prismas com rapidez. Destarte, com a aplicação desse experimento nós presentes autores inferimos que utilizar MDMs no ensino de matemática é uma abordagem pedagógica válida e eficiente, onde a mesma deve ser implantada no ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Cálculo de regra de três e proporcionalidade com aplicação na dosimetria no direito do apenado
    (2022-07-11) CAVALCANTE, Elielson Piteira; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    Esse trabalho de conclusão de curso apresenta uma discursão a respeito da matemática no direito do apenado, ou seja, mostra um panorama da disciplina na vida do apenado até sua liberdade. Destaca-se a interdisciplinaridade do Direito e Matemática e a relação no direito de punir conferido ao Estado. Ressalta-se, também, que no Brasil em comparação ao Estados Unidos da América no viés matemático e sua (in) eficácia enquanto estratégia célere no processo criminal. Percebe-se o conhecimento matemático no papel decisivo na vida de um individuo no processo, inclusive a necessidade de inserção do conteúdo de matemática no currículo do curso de direito, para melhor preparação do profissional de direito com certa dificuldade em encarar o desafio de compreender a Matemática inclusa no Direito diante da profissão. Conclui-se a pesquisa considerando que a matemática enquanto ciência tem relevância na área do Direito servindo de base para equacionar e determinar o tempo certo de acordo com a pena e a progressão do apenado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
    (2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
    (2022-03-11) SILVA, Bárbara Gaia Barreto da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios do ensino inclusivo de matemática para alunos cegos: uma revisão bibliográfica acerca da alfabetização geométrica
    (2022-12-22) CORRÊA, Alex Carneiro; ARAÚJO, Paulo Anderson de Carvalho; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    A presente pesquisa apresenta uma discussão acerca da prática pedagógica em matemática, e seus desafios e perspectivas para a inclusão escolar. Sabe-se que durante séculos, a educação especial era interpretada de forma preconceituosa, pois era entendida como uma forma de educação que buscava segregar alunos com necessidades especiais, fora dos ambientes escolares convencionais. Muito se avançou no mundo, em termos legais, a respeito da educação especial e inclusiva, entendida como um direito a dignidade humana. No Brasil, os marcos legais avançaram, entendendo que todos têm o direito a educação, instituindo a educação especial e inclusiva como modalidade de ensino obrigatória nas escolas regulares. Ainda assim, muito ainda se deve avançar, principalmente em termos de sensos comuns e preconceitos que ainda estão presentes nos ambientes escolares em relação a inclusão. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender através de revisão bibliográfica, os desafios e perspectivas do ensino de matemática, no âmbito da geometria, para alunos cegos. Objetivos específicos: (I) Abordar os aspectos da alfabetização matemática, com foco em geometria, e sua interface com a educação especial e inclusiva; (II) Externalizar os desafios e expectativas da alfabetização geométrica para alunos cegos. Fundamentamos a pesquisa em revisão bibliográfica, consultas a livros, artigos, dissertações de mestrados, as distintas concepções acerca dos desafios da docência em matemática, no âmbito do ensino de geometria ara alunos cegos. Consideramos que embora os desafios sejam ainda uma realidade, perspectivas se desenham no horizonte da prática docente, ferramentas didáticas como as maquetes táteis se tornam mecanismos de promoção o ensino de geometria através do toque, possibilitando a aprendizagem de alunos cegos e sua real inclusão no processo formativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desvendando a matemática aplicada à rotulagem de alimentos
    (2019) LISBÔA, Laís Ribeiro Corrêa; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914; SANTOS, Orquídea Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/9446483074995655; https://orcid.org/0000-0001-5423-1945
    As práticas nutricionais são acima de tudo um ato pedagógico de educação. E nesse contexto há necessidade de práticas interdisciplinares emanadas das realidades sociais, como as expressas nas rotulagens de alimentos em diversas vertentes. Nesta pesquisa a interdisciplinaridade tem como tema gerador a rotulagem de alimentos e as expressões de funções matemáticas básicas expressas neste. Assim, o objetivo desta pesquisa foi promover a descrição das funções matemáticas básicas presentes na rotulagem de alimentos. As bases metodológicas seguiram pesquisas nas principais bases de dados de pesquisas acadêmicas. Os resultados encontrados mostram construções em vertentes interdisciplinares que se iniciam na relação nutrição e matemática, e poucas com enfoque na rotulagem nutricional e funções. Assim, esta pesquisa busca evidenciar possibilidade de aplicação de conceitos nutricionais, especificamente a rotulagem de alimentos como tema gerador para práticas interdisciplinares com as bases de algumas noções matemáticas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas: um estudo de caso realizado nas escolas do município de Capanema, estado do Pará
    (2023-06-21) ALEXANDRE, Taiane da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Este estudo tem como objetivo evidenciar as dificuldades relacionadas à presença feminina no campo da matemática. A presença feminina na matemática ainda é bastante reduzida, tanto em posições de destaque quanto no amplo espectro de atuação da disciplina. Entender as barreiras que as mulheres enfrentam nesse campo é essencial para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de identificar e compreender as dificuldades específicas enfrentadas por mulheres matemáticas. A desigualdade de gênero persiste em muitas áreas acadêmicas e profissionais, incluindo a matemática. A falta de representatividade e as barreiras enfrentadas pelas mulheres podem levar à sub-representação feminina em cargos de liderança, à desmotivação e ao abandono precoce da carreira científica. Portanto, investigar essas dificuldades é fundamental para desenvolver estratégias e políticas que promovam a equidade de gênero na matemática. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Inicialmente, foram coletados dados estatísticos sobre a presença feminina em diferentes áreas da matemática, bem como informações sobre representatividade em cargos acadêmicos e oportunidades de financiamento. Além disso, foram realizadas entrevistas e questionários com mulheres matemáticas, a fim de compreender suas experiências pessoais, identificar as dificuldades enfrentadas e explorar possíveis soluções para superar essas barreiras. A pesquisa realizada sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas, que revelou experiências enriquecedoras em vez de obstáculos significativos, possui grande relevância para sua formação acadêmica na área de matemática. Ela fornece uma perspectiva positiva, oferece conhecimento prático, estimula o debate sobre igualdade de gênero e ressalta a importância da diversidade. Essas contribuições combinadas podem inspirar, informar e fortalecer sua trajetória acadêmica, permitindo que você desenvolva uma visão mais abrangente e bem fundamentada sobre a matemática e seu papel na sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades na aprendizagem da Matemática no ensino fundamental: desenvolvido com os professores do município de Capanema-PA
    (2023-06-20) SILVA, Nádia Monteiro Santiago; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    A aprendizagem da Matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental, sendo uma disciplina que muitas vezes apresenta desafios tanto para os estudantes quanto para os professores. O objetivo desta pesquisa é para identificar e analisar as principais dificuldades de aprendizagem na matemática no Ensino Fundamental enfrentadas pelos professores de Matemática no município de Capanema/PA, e propor uma estratégia pedagógica para superar essas dificuldades. A metodologia predominantemente qualitativa com revisão bibliográfica para refletir sobre os estudos e teorias relacionadas à aprendizagem da Matemática nesse nível de ensino, foi respondido um questionário no aplicativo Google Forms.app, contendo 20 perguntas abertas que ofereceram ao professor de Matemática usar de suas palavras para responder as questões. Com base na revisão bibliográfica e na análise dos dados, os professores citaram métodos de ensino alternativos, recursos didáticos diferenciados ou programas de formação para os professores para proporcionar melhorias no ensino e na aprendizagem em matemática. Como resultando, esperamos que a proposta de estratégia pedagógica desenvolvida possa auxiliar os professores no ensino da Matemática, melhorando a aprendizagem dos alunos e promovendo um ensino mais efetivo nessa disciplina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    É conhecendo que se entende: desmistificando as produções científicas sobre autismo
    (2023-12-21) SILVA, Gabriel Martins; GUIMARÃES, João Pedro Quaresma; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este trabalho é fruto das vivências dos presentes autores ao longo de suas jornadas no curso de Licenciatura Plena em Matemática. A escolha da temática a qual tange o ensino de matemática para alunos autistas, não foi uma escolha aleatória, mas sim, construída e inspirada em meio aos acontecimentos ocorridos durante essa incrível caminhada. Entretanto, este trabalho é composto pela junção de dois Capítulos de Livros publicados em E-books. O Capítulo I buscou indicar possíveis soluções para que estudantes autistas possam aprender matemática. Para alcançar essa pesquisa utilizou-se a técnica de análise bibliográfica, essa técnica, de acordo com Gil (2002, p. 44), é desenvolvida com base em materiais já disponíveis, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. O lócus dessa pesquisa foi os anais das edições 2019 e 2020 do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). Após ser realizado a busca formou-se o corpus, com o total de 18 artigos. E com a leitura dos artigos, foram criados quadros agrupando os trabalhos entre eles por similaridade a partir de eixos temáticos selecionados. Contudo, após a análise dos artigos, foi entendido que para que a inclusão do aluno autista seja adequada é necessário três condições básicas, são elas: 1) Conhecer e estudar as características comuns às pessoas com autismo; 2) Definir a forma de atendimento educacional a ser ofertado, concomitantemente com a turma comum; e 3) Desenvolver estratégias adequadas de atuação pedagógica em sala de aula, respondendo às necessidades educacionais especiais de alunos com autismo, as quais devem ser avaliadas sistematicamente (MENEZES, 2012; PLETSCH, 2014). O Capítulo II investigou as produções científicas, com ênfase no Ensino Fundamental 1 e 2, sobre o ensino de Matemática direcionado a indivíduos autistas. Esse objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica que para Sampieri, Collado e Lucio (2013), baseiase principalmente em fontes secundárias, que são trabalhos que sintetizam e interpretam informações de fontes primárias como estudos de pesquisa originais. Para a coleta de dados desse estudo utilizou-se as renomadas plataformas digitais: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e houve a seleção de 24 trabalhos, sendo 20 dissertações e 2 teses. Os dados foram analisados empregando as técnicas de Booth, Sutton e Papaioannou (2016), que envolvem a identificação de estudos relevantes, sistematização da informação, agrupamento e categorização, síntese e análise crítica. Em suma, alguns dos resultados destacou-se com a Figura 1 que os estudos voltados ao ensino de matemática para alunos autistas são recentes, tendo maior índice em 2020. É valido ressaltar que sudeste é a região que predominou em relação ao número de publicações encontradas nos Capítulos I e II. Portanto, escrever este trabalho como um todo, desencadeou saberes valiosos para a formação dos presentes autores como futuros profissionais qualificados para exercer a profissão com excelência, e que os mesmos estão gratos por contribuírem com a comunidade cientifica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
    (2019-12-21) CARDOSO, Adailson da Silva; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este trabalho acadêmico teve como objetivos analisar saberes de uma professora que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Cametá-PA, bem como, identificar a partir de suas concepções acerca das suas estratégias e metodologias utilizadas na realização das aulas, e ver o interesse e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para tanto, apoia-se teoricamente nos estudos de D'Ambrosio (2005) ao discutir sobre etnomatemática, Tardif (2002) e Pimenta (2002) por evidenciarem aspectos dos saberes docentes. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa de campo, aliada a análise qualitativa e revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com cinco perguntas e um roteiro de entrevista, também com cinco questões, gravadas em áudios e transcritas para análise. Análise indica que a professora reconhece que os saberes advindo das práticas cotidianas dos alunos potencializam a proposição de práticas em sala de aula. Além disto, os saberes/fazeres constituem-se em uma confluência de saberes, a exemplo, da experiência, curriculares, disciplinares e de conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma revisão sistemática da literatura
    (2023-05-23) SANTOS, Debora Correa dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente estudo apresenta a importância de se trabalhar com a educação financeira e em especial com indexadores financeiros no âmbito escolar. O objetivo geral consiste no mapeamento das discussões sobre a educação financeira em ciências contábeis no período de 2018 a 2022 nos repositórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Universidade Federal do Pará – UFPA. O referencial teórico conta com o com o apoio de (SILVA, 2016), (BARRETO, 2019; COELHO, 2016), (AZEREDO; URIAS; CABRAL, 2018). No campo Metodológico utilizou-se a técnica de revisão sistemática para a realização da pesquisa descritiva, que teve abordagem prioritariamente qualitativa. 10 artigos são incluídos na avaliação sistemática da literatura após a aplicação dos critérios de exclusão de uma linguagem direta e clara, sendo cinco de cada instituição analisada. Em última análise, a educação financeira decorre do conhecimento de que é essencial que as pessoas se tornem mais conscientes das oportunidades e riscos associados a cada circunstância, no sentindo de que possam ter uma educação financeira mais plena e, consequentemente, alocar melhor seus recursos de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida para si. A proposta de um estudo desta natureza contribui para a comunidade acadêmica e o mapeamento da produção científica nacional, que pode servir de guia para quem busca material de pesquisa para estudos sobre educação financeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino da matemática mediado pelos jogos: interrelações entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes do ensino fundamental na percepção de professores de matemática
    (2022-02-24) NEVES, Samara Corrêa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O trabalho tem a finalidade de tratar das relações surgidas entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes na percepção dos professores. Levando os docentes a terem a possibilidade de analisar os alunos dentro do contexto escolar utilizando a inserção dos jogos em aulas de Matemática, conhecendo e podendo melhorar suas habilidades. Cuja pesquisa foi feita com Professores de Matemática da Rede Pública de Ensino, do município de São Domingos do Capim- PA, Com o intuito de que os jogos auxiliem o conteúdo matemático ministrado em sala, seguindo mediante a nova organização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, onde esses jogos são criados com o intuito de melhoria não só do ensino, mas também do comportamento cognitivo e raciocínio lógico do aluno. Utilizando a sala de aula e também fora do ambiente escolar como meio de pesquisa, elevando seus conhecimentos matemáticos para além da escola, e estabelecendo uma educação que seja facilitadora para as crianças em series iniciais. No entanto os jogos precisam ser inseridos de forma eficaz, necessitando-se que os professores tenham um breve conhecimento de algumas práticas que Piaget e Vygotsky, e dentre outros teóricos estabelecem como sendo importantes para o desenvolvimento do aluno mediante a essa estratégia de ensino que será previamente inserida. Tendo como ambiente de pesquisa a sala de aula e seus arredores, o instrumento usado será o jogo, e a investigação é gerada devido as relações que surgem depois que o conteúdo é inserido em sala e colocado em pratica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino da matemática na pandemia: desafios e estratégias no ensino fundamental na cidade de Acará-PA
    (2022-09-02) CONCEIÇÃO, Neilton José Vaz da; COSTA, Daiana Fôro da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo tem como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática nas séries finais do ensino fundamental na cidade de Acará durante a Pandemia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, delineada a partir da modalidade estudo de caso, dando destaque a reestruturação e adequação realizada pelos docentes para trazer uma educação de qualidade durante a pandemia do Coronavírus. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa, surgiu devido às dificuldades e desafios que os professores tiveram que superar para desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem em um ano atípico, onde as escolas foram desautorizadas a continuar as atividades presenciais. Participaram do estudo cinco professores que faziam parte do corpo docente da disciplina de matemática em quatro escolas que atendem o ensino fundamental de sexto ao nono ano na cidade de Acará. Optamos pela formulação de um questionário para coleta dos dados da pesquisa, buscando reunir elementos relacionados ao foco da pesquisa, como os desafios e estratégias do professor para o planejamento da disciplina nesse período, as ferramentas utilizadas para lhe auxiliar na prática de ensino, as estratégicas pedagógicas escolhidas a fim de adaptarem-se e reinventarem-se nesse novo modelo de ensino. A produção dos dados mostrou a importância e a viabilidade desse trabalho. Sendo assim, após a realização da análise dos dados, foi possível reconhecer a realidade vivenciada por esses professores durante a realização das aulas de matemática de forma remota que estava sendo desenvolvida desde o ano de 2020, possibilitando compreender a forma com que os educadores organizaram suas práticas, superando desafios e adquirindo novos conhecimentos que possibilitassem criar novas estratégias de ensino, podendo posteriormente ser inserido em suas metodologias, inovando as suas ações na docência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estudo da geometria por atividades experimentais
    (2022-12-22) REIS, Tárcia Valéria dos Santos; SOUZA, Thaísla Costa de; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O objetivo desta pesquisa é analisar através de um estudo exploratório e qualitativo, atividades experimentais em matemática utilizando a geometria, assim como também suas aplicações em sala. O ensino da geometria pode contribuir para a formação do aluno, de forma a favorecer um tipo particular de pensamento, buscando novas situações, sendo sensível aos seus impactos visuais e interrogando sobre eles. Os conteúdos relacionados à geometria exigem do estudante concentração, raciocínio, além de despertar no aluno o interesse pela descoberta e exploração do conteúdo estudado, e utilizando variados recursos pedagógicos, o professor pode proporcionar isso aos seus estudantes. Numerosos estudos, como o de Ana Paula Malheiros e o de Altair Baldisserra sugeriram a aprendizagem construtivista da geometria 3D, que defende que os alunos devem construir e perceber propriedades geométricas manipulando objetos 3D. Além disso, materiais de aprendizagem digital usando visualização por computador têm sido defendidos para facilitar o aprendizado geométrico em 3D. A utilização de materiais concretos no estudo da Geometria, ao contrário do que se imagina, proporciona um melhor aprendizado não apenas quando utilizado com crianças, mas também com qualquer faixa etária. Dessa forma, o presente estudo atingiu o objetivo proposto ao constatar que atividades experimentais como: realidade virtual, software, blocos de madeira e entre outros são essenciais para o ensino da geometria
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estudo dos triangulos no ensino fundamental: o teorema de Pitágoras e o uso do Tangram
    (2022-12-19) SILVA, Adelmo Luis Marques da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Desse modo o objetivo deste artigo foi conhecer os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA). Os objetivos específicos foram: classificar os triângulos conforme seus lados e aberturas angulares; identificar o triângulo retângulo quanto ás medidas: 3, 4 e 5; descrever o Teorema de Pitágoras, e sua relação com o uso do Tangram; e ainda construir o triângulo retângulo para marcar uma área na forma de um quadrilátero. Na metodologia da pesquisa buscou-se aplicar os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA) a fim de demonstrar a importância dos triângulos no conhecimento matemático. O trabalho demonstrou que o teorema de Pitágoras relacionado ao uso do Tangram não se trata apenas de um conjunto de equações para ser resolvidas, mas que ela pode estar inserida em várias situações, inclusive na construção civil (paredes, quartos etc), jogo de futebol (campo), e outros casos encontrados no cotidiano, que podem ajudar o aluno a compreender melhor os conceitos abstratos aplicando-os em casos práticos e visíveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
    (2020-02-17) ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O estudo descreve aspectos que caracterizam a evasão escolar relacionados à aprendizagem da Matemática em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública Estadual de Castanhal - PA. Compreende a evasão como um dos grandes desafios que motivam debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira, pois, a permanência do aluno na escola consiste em um problema social com necessidade de investigações, como também, de novas propostas de políticas públicas, uma vez que engloba diversas vertentes e, ao relaciona-la com a disciplina de Matemática, pode-se constatar alguns fatores relevantes desta circunstância. A metodologia empregada consiste em uma abordagem qualitativa descritiva, por meio da qual aplicou-se um questionário de questões abertas para os alunos e professores com intuito de analisar fatores que contribuem e desafiam educadores em sua rotina escolar. Os resultados obtidos indicam que fatores externos e internos podem desencadear o processo de evasão escolar. No entanto, no âmbito da aprendizagem de Matemática, diferentes elementos, como as dificuldades de aprendizagem, a ausência de metodologias motivadoras e os processos rígidos de avaliação, tem incidido não afinidade pela disciplina e, no insucesso quanto às notas de avaliação e, consequente, no abandono escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ferramentas de software para construção de sistemas multiagentes: uma revisão sistemática da literatura
    (2024-09-26) ALHADEF, Hayner de Sousa; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760
    O estudo sistemático sobre Ferramentas de Software para Construção de Sistemas Multiagentes é de extrema importância para o avanço da tecnologia e desenvolvimento de sistemas complexos. É fundamental compreender as características e funcionalidades das ferramentas disponíveis, bem como identificar as abordagens e paradigmas utilizados no desenvolvimento destes sistemas. Em face a esta realidade este artigo objetiva-se a compreender as características e funcionalidades fundamentais das ferramentas, identificando as diferentes abordagens e paradigmas utilizados em sua criação, e tem como objetivos especificos: Compreender as principais características e funcionalidades das ferramentas de software disponíveis para construção de sistemas multiagentes. Identificar as diferentes abordagens e paradigmas utilizados no desenvolvimento de ferramentas de software para sistemas multiagentes; Avaliar a eficácia e a usabilidade das ferramentas de software existentes na construção de sistemas multiagentes, considerando critérios como facilidade de uso, desempenho e escalabilidade. No campo metodológico utilizou-se a técnica de revisão sistemática da literatura que teve abordagem prioritariamente qualitativa. Em última análise, ao avaliar a eficácia e usabilidade das ferramentas existentes, é possível observar que dentre as principais características e funcionalidades das ferramentas de software mais utilizadas na construção de sistemas multiagentes, podemos destacar a capacidade de modelagem de agentes e ambientes, a linguagem de programação específica para agentes, a integração com plataformas de simulação e o suporte para protocolos de comunicação entre agentes. Exemplos de ferramentas populares nesse contexto são JADE (Java Agent DEvelopment Framework), o AnyLogic e o NetLogo. No que diz respeito aos diferentes paradigmas e abordagens de desenvolvimento adotados pelas ferramentas de software para sistemas multiagentes, é possível identificar abordagens baseadas em lógica, em aprendizado de máquina, em sistemas multiagentes distribuídos e em agentes baseados em regras. Espera-se que o estudo possa fornecer informações valiosas para apoiar desenvolvedores e pesquisadores na seleção e utilização das melhores soluções disponíveis, contribuindo para o avanço do campo de sistemas multiagentes e o desenvolvimento de aplicações cada vez mais eficientes e escaláveis.
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