Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Manioc flour"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.
    (2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA