Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Management automation"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Digitalização de acervo acadêmico: estudo de caso do setor de arquivo - DRCIN, do IFPA, Campus Belém
    (2019-12-11) FARINHA, Brenda Thayná costa; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487
    Com a inserção dá tecnologia no fazer arquivístico mudou-se totalmente a maneira de produzir, gerenciar, tramitar, armazenar, preservar e disponibilizar as informações contidas nos documentos. Para auxiliar na preservação e no acesso rápido e eficaz dos documentos, fez-se necessário a utilização de processos de digitalização de documentos. O Instituto Federal do Pará deve se adequar a portaria 315/2018 – MEC, que obriga as Instituições de Ensino Superior a Digitalizarem o seu acervo acadêmico em um prazo de vinte e quatro meses e para a efetivação da adequação, foi necessário utilizar as resoluções nº 31, 43 e o e-Arq Brasil do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Dessa forma, esta pesquisa buscou descobrir as complexidades da digitalização bem como contribuir para a preservação do acervo acadêmico por meio de pesquisa de campo com observações participantes, entrevistas com profissionais da tecnologia da informação e arquivistas, tendo como instrumento de pesquisa um questionário para avaliar e identificar as necessidades tecnológicas de adequação de acordo com o e-Arq Brasil do sistema utilizado para gerenciar os documentos. Assim como, verificar outros processos de digitalização em entidades federais do Brasil. Para finalizar, foi feito um diagnóstico no setor de arquivo para dimensionar o trabalho planejado e com isso foram feitos dois cronogramas, um para a digitalização dos documentos da graduação e especialização e outro para os demais documentos constantes no arquivo. Além disso, foram determinadas as ferramentas para a implantação da digitalização, a análise do sistema de GED para o gerenciamento eletrônico visando a automação da gestão do acervo acadêmico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA