Navegando por Assunto "Música na educação"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da música e a educação: a sua inserção no currículo da educação básica ao longo da história(2018-06-14) MARQUES, Rosangela Caetana; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XEste artigo tem como foco o ensino da música e a sua relação com a educação. Estaremos analisando a partir da perspectiva histórica e legal, como o ensino da música foi sendo inserido na educação formal no Brasil. O contexto de inserção da música no texto será abordado considerando as principais leis no campo da educação e de que maneira esses aspectos consideram a sua articulação no currículo da educação básica. Para aprofundamento do debate nas últimas décadas, recorremos aos seguintes documentos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio (PCN/1997), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI/1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Apesar da música está inserida no contexto histórico da civilização e ser reconhecida como grande ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, ela é desvalorizada na educação na educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Métodos numéricos do tipo Runge-Kutta para solução de equações diferenciais ordinárias (EDOS)(2020-12-09) LIMA NETO, José Sousa; SILVA, Nildsen Fernando Lisbôa da; http://lattes.cnpq.br/9165074701626196São apresentados alguns métodos numéricos, conhecidos na literatura, para solução do problema do pêndulo simples. Os métodos foram comparados através dos resultados obtidos na solução numérica. Um novo método foi proposto, apresentando resultados melhores que métodos tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017(2018-04-10) SILVA, Erica Diene Souza e; SABINO, Elianne Barreto; http://lattes.cnpq.br/9302207290830081O objetivo deste Trabalho de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apresentaremos uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem quantitativa e análise crítica dos dados através de gráficos e tabelas. O trabalho desenvolveu-se a partir da coleta das produções acadêmicas que foram tabuladas e organizadas por título, gênero, universidade, área de conhecimento em que foram produzidos e o ano em que foram publicados. Para melhor compreensão dos resultados, foram considerados os seguintes aspectos: a) identificar TCC’s, artigos e dissertações que façam referência à utilização de música na educação publicados entre o período de 2006 a 2017, b) classificar as áreas de conhecimento em que mais concentravam-se cada produção acadêmica e c) realizar uma análise críticas das produções acadêmicas e destacar as contribuições dessas produções para a Educação. Em nosso referencial teórico, trazemos autores como: Soares (2007), Rosa (1990), Sarmento e Rapoport (2009), Piaget (1993), Rossini (2003), Brito (2003), Loureiro (2003), Vigotsky (1991), que tratam sobre a importância da música na educação e a importância do processo de alfabetização. Para realizar a coleta de dados, recorremos à biblioteca da UFPA, campus Castanhal, os sites Scielo e FAED e o Portal da CAPES. Sobre o material coletado, temos 07 produções acadêmicas de TTC, 20 Artigos científicos e 90 Dissertações de Mestrado. De acordo com nossa pesquisa, das 117 produções acadêmicas encontradas, 97 encontram-se na área das Artes, 23 na Educação, 03 na Psicologia, 03 na Matemática e 02 na Saúde. Portanto, de acordo com os resultados apresentados, há maior concentração de trabalhos acadêmicos na área das Artes e em seguida na área da Educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música como recurso pedagógico: uma experiência na educação infantil da escola EMEI Nossa Senhora de Nazaré - São Miguel do Guamá - Pará(2018-11-09) RESENDE, Silvana do Socorro Tenório; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359O presente trabalho possui como intuito investigar quais as práticas educativas através da música que participam do processo de ensino aprendizagem das crianças do pré-II da EMEI Nossa Senhora de Nazaré, no município de São Miguel do Guamá- PA, e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem das crianças. A pesquisa é de natureza qualitativa, adotando-se como método o Estudo de Caso. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados como instrumentos a entrevista aberta com 09 (nove) alunos do pré II, e/ou questionário com 03 (três) professoras, no período de maio e junho de 2018, a fim de obter maior êxito nos resultados. Além disso, este trabalho apoia-se nos pensamentos teóricos de Kiefer (1976), Vigoski (2008), Moraes (2003), Pederiva (2009), Brasil (1998), e outros estudiosos voltados à tal temática. Os dados do estudo revelam que a música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Com os alunos da escola em estudo, a música é explorada associada a diversos conteúdos, através do planejamento e socialização, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Demonstrar-se-á que a música é uma ferramenta que colabora na formação integral do ser humano, e por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música na educação infantil e suas contribuições na aprendizagem: uma análise a partir do olhar de professores(2018-10-04) NASCIMENTO, Ana Maria Leal dos Reis; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar de que maneira a musicalização contribui na aprendizagem na educação infantil. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL,2007). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007) com quatro professores. Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Sugahara (2016), Brito (2003/2010), Schroeder (2011), Jeandot (1999). A mesma aconteceu uma Unidade de Educação Infantil, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que as professoras reconhecem a importância da música na /educação de crianças da Educação Infantil e que essa linguagem atua diretamente na questão da socialização e da cognição dos infantes. Apesar de assumirem o reconhecimento fica claro também que existem limitações oriundas da ausência de formação específica em relação a música o que limita o repertório das referidas processos, tanto em relação a compreensão do lugar e das possibilidades do ensino de música por meio de conteúdos próprios dessa linguagem, quanto em relação a operacionalização de práticas pedagógicas que assumam na música um dos contributos na formação integral das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas(2019-06-29) OLIVEIRA, Edlene Modesto de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a relação entre Educação Musical e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em publicações realizadas nos portais da ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira de Educação (RBE) e Revista Música Hodie, de 2014 a 2018. A pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007) resultou no mapeamento de 30 textos referentes à temática estudada, os quais foram analisados por meio da pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986 e BOGDAN; BIKLEN, 1999). Apresentamos primeiramente os resultados do mapeamento, quais instituições publicaram sobre a temática, quais foram os autores, as metodologias utilizadas por eles e quais áreas de conhecimento têm embasado compreensões sobre o tema. Posteriormente, apresentamos um breve panorama do que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ancorado na legislação brasileira, o histórico e a caracterização do mesmo. Abordamos também sobre a importância da música e os documentos curriculares que baseiam a educação musical no cenário brasileiro. E, por fim, analisamos os artigos encontrados e discutimos como estão as publicações na área e qual a importância da música para o desenvolvimento de pessoas autistas. Concluímos que a díade Educação Musical e Autismo ainda necessita de maior atenção por parte da comunidade acadêmica, pois ainda existem poucas publicações na área, e é necessário que as pesquisas aumentem, a fim de possibilitar maiores oportunidades de educação musical aos indivíduos com TEA. No entanto, apesar das poucas pesquisas na área, foi possível diagnosticar, por meio das publicações encontradas, que a música em relação ao tratamento de pessoas autistas tem muitos benefícios, dentre eles destacam-se, a melhora do relacionamento interpessoal e a aquisição da confiança verbal e vocal. Pois, como sabemos, a área social-afetiva e a fala são um dos problemas que a maioria dos indivíduos autistas apresentam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta metodológica de ensino da Matemática no 6º ano, a partir da música(2021-10-11) RAFAEL, Diego do Nascimento; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184A musicalidade é um elemento enriquecedor para ensinar a Matemática, por contemplar o tripé arte, emoção e razão. O presente trabalho sobre o estudo da temática “Proposta metodológica de ensino da Matemática no 6º ano, a partir da música, toma como motivação os questionamentos: Qual a relação da música com o ensino de Matemática? Que elementos musicais podem ser relacionados com os conteúdos de Matemática? Que influência a musicalidade com o ensino de Matemática pode ter com o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas? O objetivo geral é analisar a relação da música com os conteúdos e conhecimentos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, na qual os procedimentos de investigação pautaram-se na pesquisa bibliográfica, em que os instrumentos utilizados na revisão bibliográfica foram documentos oficiais, livros, periódicos, artigos e blog. Os resultados evidenciaram que, o estudo realizado não se restringiu apenas a dados relacionados a processos de ensino escolar, sobretudo, buscou promover uma contribuição para a formação de docentes, de modo que professores de Matemática possam ter compreensão e motivação para inclusão de atividades didáticas interdisciplinares, e a música pode ser uma excelente metodologia de ensino de Matemática.