Navegando por Assunto "Música"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas com musica e literatura em educação infantil no colégio Objetivo, Altamira(2018-06) DUARTE, Iara Patrícia da Silva; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Este artigo pretende mostrar a importância da música e da literatura na educação infantil, posto que mesmo dentro do ventre da mãe a criança já toma contato com o som das palavras e com a música, sendo assim elas (palavra e música) se tornam indispensáveis em todos os processos de desenvolvimento até a vida adulta. Já a poesia e a prosa podem ter efeitos formidáveis na formação infantil. Foi nesse contexto que busquei pesquisar as reações e efeitos de obras musicais e literárias à crianças de 3 anos, observando como isso contribuiu para seu desenvolvimento bem como para a melhoria na minha práxis de professora do curso infantil no Colégio Objetivo, em Altamira, Pará. Trabalhando com música de Caetano Veloso, poema-musicado de Vinicius de Moraes, e uma síntese teatral do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, pude notar que a educação pode ser algo contagiante, uma experiência alegre e feliz, especialmente se aparecer sob os auspícios da literatura e da música.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia(2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classificação de gêneros musicais utilizando aprendizado de máquina(2018) ANDRADE, Antonio Raimundo Alves; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112A classificação automática de gêneros musicais é uma tarefa de crescente interesse, sobretudo devido à enorme quantidade de músicas disponíveis. Com gêneros devidamente classificados, torna-se possível a busca por gênero, facilitando a manutenção de acervos musicais. Entretanto, é consenso na literatura que muito ainda pode e deve ser feito, pois, por exemplo, ainda não se chegou a um conjunto de parâmetros que extraídos de uma faixa musical possibilite a melhor classificação possível. Por isso, neste trabalho aplicamos as Redes Neurais Artificiais ao problema de detecção automática de gêneros musicais. Os resultados encontrados acompanham os resultados de outros trabalhos disponíveis na literatura, mostrando que a técnica se adapta ao problema, mesmo diante da sua alta dimensionalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos(2019-08-30) BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509A presente temática foi selecionada a partir de minhas inquietações e observações quanto a contribuição da música como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora na educação infantil. Tendo por questionamentos: Qual a contribuição da música na educação infantil e quais suas implicações no desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos nessa etapa de ensino? A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo geral: Analisar a contribuição da música no processo de desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos na educação infantil e por específicos: Analisar as concepções teóricas relativas a importância da música nessa etapa de ensino e discutir quanto a historicidade e inserção da música no contexto educacional brasileiro. Onde busquei me utilizar da pesquisa bibliográfica que norteia e dá o suporte teórico necessário à todo o processo de investigação, tendo em vista que este trabalho se fundamenta única e especificamente nas análises teóricas decorrentes da pesquisa bibliográfica. Como referencial teórico a pesquisa se utilizou de Romanelli (2009), Silva (2010), Brito (2003), Rosa (1990) entre outros autores. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a música na educação infantil é um componente fundamental no currículo escolar e imprescindível ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e também sociocultural dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intertextualidade nas músicas de protesto do Brasil ditatorial(2019-02-28) VITOR, Verônica de Fátima Ferreira e; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho propõe uma análise da letra das músicas “perseguição (mais fortes são os poderes do povo)” de Glauber Ricardo, “enquanto seu lobo não vem” de Caetano Veloso e “Cálice”, escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil; músicas de protesto do período ditatorial militar do Brasil, o qual ocorreu entre os anos de 1964 até 1985. Examinar as ocorrências da intertextualidade presentes nas canções, assim como, mostrar a grandeza e o valor deste fenômeno tanto no âmbito textual, quanto na esfera histórica-social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e Koch (1997) para delimitar a fundamentação teórica, os tipos das ocorrências e como elas se comportam no texto; A exploração histórica está baseada em Codato (2005) e Ferrari, Pereira (2009), os quais possibilitaram um alicerce histórico necessário para o entendimento do contexto. A partir do contexto histórico, o corpus do trabalho se deu e a escolha das músicas se concretizou. A escalação destas três músicas ocorreu em deferência de serem consideradas significativas em meio ao período tratado. Por meio das análises, pode-se concluir que as vozes expressas pela intertextualidade marcam uma nova leitura do objeto de estudo e proporcionam um rico e novo repertório de interpretações, ideias, sentimentos e conceitos através dos intertextos empregados, o que nos propicia a readquirir conceitos e lembranças anteriores e enriquece em todo o tempo a história e a cultura popular brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en la clase: un análisis del manual didáctico de Español de la enseñanza media(2018) FARIAS, Deuziane da Costa; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Este artigo é alicerçado em um estudo de cunho bibliográfico, que apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, refletir e demonstrar o uso e a abordagem da música presente no livro didático da escola pública que são utilizados nas aulas de espanhol, se permitem ou não um aumento significativo da capacidade de interpretação e criticidade dos alunos. Além de saber se a metodologia utilizada é capaz de estimular uma reflexão social e desenvolvimento intelectual dos mesmos. Para isso, utilizamos como corpus de estudo, a coleção "confluência" de livro didático de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol, aprovado pelo PNLD/2016. Nesta pesquisa foi utilizado como base teórica, autores que discutiram a importância da abordagem e presença da música nas escolas, tais como: Paulo Freire (1992), Georges Snyder (1994), Marcia Faria (2001), Martins Ferreira (2010), Julia Hummes (2014), Marisa Fonterrada (2014), Assim como aqueles que se ocupam em desenvolver e discutir estratégias que contribua para formação de estudantes mais autônomos e verdadeiramente libertos, como, por exemplo: Paulo Freire (2009),Casemiro Campos (2012), entre outros. Bem como os documentos oficiais que institui a educação em língua espanhola e o ensino médio: LDBEN, PCNEM, PCN+, y PNLDEM. Após a pesquisa realizada nos três volumes da coleção "confluência" se concretizou a ideia de que a música é um produto cultural favorável ao desenvolvimento crítico, reflexivo e sócio intelectual dos estudantes de língua espanhola na sala de aula e na sociedade Além disto, sua presença nos livros didáticos do ensino médio, incentiva os alunos a prática e desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como: ouvir, falar, ler, escrever e traduzir.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La música en las clases de español como un recurso didáctico para el desarrollo de la comprensión auditiva : un análisis a partir de la escuela Ernestina Pereira Maia(2016) PINHEIRO, Laiz de Souza; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida na Rede Pública de Ensino, no Município de Moju, que objetivou analisar a relação entre a prática pedagógica docente e a utilização da música como ferramenta de ensino para desenvolvimento da compreensão auditiva da língua espanhola no ensino Médio. Metodologicamente, além da revisão bibliográfica realizamos uma pesquisa de campo na EEEM Ernestina Pereira Maia e coletamos os dados através de observação do plano anual e entrevistas para os professores da disciplina Espanhol. Teoricamente, nos pautamos em: Cabral (2014), Martins (2010), Moleiro (2011), Loweinstein (2012), Loureiro (2013), entre outro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La utilización de la música en las clases de e/le: un recurso didáctico motivador y cultural(2021-06-16) CAVALCANTE, Welen Raiane Cardoso Ferreira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Este artigo tem como objetivo discutir sobre a utilização da música como um recurso lúdico alternativo capaz de apoiar os professores nas classes de espanhol como língua estrangeira (E/LE), como também, apresentar seu uso de uma forma diferenciada, envolvendo os aspectos sociais e culturais. Sabemos que esse recurso ainda é utilizado para repassar conteúdo de uma forma tradicional e o trabalho busca refletir sobre tais práticas pedagógicas, apresentando para os professores como a música pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido a parti de pesquisas bibliográficas qualitativa que adota a revisão bibliográfica de autores e suas obras para obtenção de informações para o desenvolvimento do trabalho, baseado em autores como LEFFA (2016), e CASSANY; LUNA; SANZ (1994), DUARTE (2008) e entre outros autores que somaram para o conhecimento deste artigo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras(2018-06-05) ALMEIDA, Luan Xavier; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de conhecimentos. O objetivo foi desenvolver uma proposta interdisciplinar envolvendo Matemática e Música para o ensino de frações. Nesse intuito, sintetizamos a relação entre a Matemática e a Música retratando especificamente o trabalho de Pitágoras em seu monocórdio. Partindo deste contexto histórico elaboramos um conjunto de atividades articuladas e planejadas com a intenção de atingir nossa finalidade didática. Assim, apresentamos uma proposta de sequência didática, onde os educandos poderão construir seus monocórdios, analisar os sons, assim como relacioná-los com frações. Tal proposta constitui uma abordagem interdisciplinar, que destaca o uso do monocórdio como uma prática didática, capaz de tornar o ensino e a aprendizagem de frações mais significativo, atraente e capaz de fazer com que pequenas frações de corda se tornem Música.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática e música: uma proposta de ensino para o conteúdo de séries harmônicas no ensino superior(2022-12-09) SILVA, Diego da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho apresenta uma pesquisa de um Trabalho de Curso (TCC) em andamento do Curso de Licenciatura plena em Matemática da UFPA/ Campus de Bragança. A referida pesquisa é de caráter bibliográfico e aborda a Matemática no campo musical, gerando uma proposta mais dinâmica para o ensino superior a ser utilizada por professores que ministram disciplinas de cujo o conteúdo Série Harmônica se encontra presente nas suas respectivas ementas no cursos de exatas. Esperamos com esse trabalho proporcionar aos alunos do Ensino Superior uma aula dinâmica, onde seriam inclusos contextos históricos sobre a música. Acreditamos que relacionar uma área artística (música) com a Matemática possa deixar um ambiente de estudo mais agradável, implicando em um melhor aproveitamento acadêmico por parte dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mudança linguística: uma análise de itens lexicais em letras de músicas brasileiras(2023-08-19) MESQUITA, Sérgio Soares; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Partindo do pressuposto de que a música se constitui uma importante forma de comunicação e expressão do pensamento humano e que carrega consigo uma enorme carga histórico-cultural, de identidade e que perpassa por todo a existência humana, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o presente trabalho tem por objetivo apresentar de que forma essas mudanças ocorridas na língua são incorporadas nas letras das canções, dando ênfase a termos que se apresentam no meio digital, em especial nas mídias socias; uma vez que esse gênero discursivo música se apropria das mudanças linguísticas ocorridas na língua, ou seja, as composições musicais absorvem o que está em uso pelos falantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música como fonte de comunicação e expressão do contexto social dos seres humanos(2016) BARROS, Valena de Jesus; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7757626842906197A pesquisa discute o valor da música como fonte de informação, sua relevância no processo de socialização do indivíduo. Apresenta a importância da música como fonte de informação para a sociedade e para a biblioteconomia. Por intermédio de uma pesquisa teórica e exploratória com base qualitativa e bibliográfica, exploramos a música como fonte de informação para a Biblioteconomia. Desse modo, estabelecemos uma relação entre a informação e a música no universo da Biblioteconomia. Assim, analisamos as letras musicais das bandas Engenheiros do Hawaii, Tropicália, Sex Pistols, John Lennon e Delinquentes, enfatizando o uso das letras como fonte de informação cultural. Por fim, concluímos que a disseminação da informação na Biblioteconomia através da música e o seu papel social assumem um relevo de destaque na contemporaneidade, logo, o bibliotecário pode atuar em diferentes ramos que tenham a organização da informação como princípio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A música como recurso terapêutico na intervenção junto ao idoso com demência institucionalizado(2019) MORAIS, Anne Carolina de Carvalho; OMURA, Kátia Maki; http://lattes.cnpq.br/0445550750574287; https://orcid.org/0000-0001-5113-5317Objetivos: O presente estudo tem o objetivo de verificar os benefícios do uso da música na atenuação dos efeitos negativos advindos do processo de institucionalização, avaliar quais aspectos cognitivos se alteram com o uso da música como recurso terapêutico. Métodos: Pesquisa de caráter quanti-qualitativo, exploratório, do tipo ensaio clínico não controlado realizado em uma Instituição de Longa Permanência. Participaram das intervenções, idosos em processo demencial que residiam na Instituição. Como instrumento da pesquisa foi utilizado o Mini Exame do Estado Mental. Resultados: Participaram do estudo, três idosos institucionalizados, 2 mulheres e 1 homem, com idade média de 82,3 anos (DP = 8,2, intervalo = 7292), com escolaridade de 0 a 3 anos de acordo com o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), e todos mencionaram gostar de escutar música. Os três participantes obtiveram pontuação inferior ao ponto de corte do MEEM, indicando comprometimento cognitivo. Este teste foi aplicado duas vezes, a primeira durante a avaliação inicial, e a segunda, depois da intervenção com música. Os idosos mantiveram ou apresentaram um melhor desempenho nos itens do MEEM após a intervenção com música. Conclusão: Este estudo sugere que a música pode ter efeitos positivos em alguns aspectos cognitivos dos idosos institucionalizados com demência, principalmente, no que concerne a orientação temporal, espacial, memória de curto prazo, e linguagem. Além disso, os participantes se mostraram mais comunicativos e interativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Música e educação: o uso da música como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização(2022-08-12) LAMEIRA, Jayne de Oliveira; LIMA, Raimunda Vieira; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas(2023-05-10) LIMA, Lucas Silva de; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O presente artigo tem como objetivo mostrar estudos de metodologias de ensino de Frações usando a Música, apesar de muitas vezes serem tratadas como campos de saber completamente distintos, a Música tem em sua base a Matemática. As metodologias de ensino como a utilização do monocórdio; uso da escala pitagórica; materiais pedagógicos como: dominó musical, bingo musical e materiais para ligar, relacionada a turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Usando estudos de autores como Campos (2009), Miritz (2015), Tressino e Malaquias (2016), Almeida (2018) e Silva (2019), o estudo consiste no levantamento de literatura acerca da relação entre matemática e a música, em seguida as análises dos resultados obtidos por estes autores em seus experimentos. Tendo em vista melhorar o processo de ensino e aprendizagem de frações e discorrer sobre contribuições para o ensino por meio de métodos que possibilitem o desenvolvimento deste processo de forma prática e lúdica, como a atividade usando o monocórdio que leva o aluno à medir a corda ver a relação das duas áreas, e atividades como bingo musical e dominó fracionário que leva o discente a efetuar operações matemáticas e relacionar as figuras musicais, numa perspectiva de proporcionar algo significativo e motivador aos alunos, usando a teoria matemática com prática musical.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Música, Informação e Identidade nas obras de waldemar henrique(2018-07-09) ALVES, Namara Nayane de Souza; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Pesquisa sobre música, identidade e informação nas obras de Waldemar Henrique. Estuda os termos presentes nas letras de sete canções do maestro que têm como tema as lendas amazônicas. Adota uma abordagem qualitativa utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. As músicas que formam o corpus do estudo são analisadas como fonte de informação sobre a identidade e a cultura amazônicas. Em suas canções, Waldemar Henrique assume o papel de narrador para comunicar ao leitor/ouvinte informações sobre um lugar com o qual se identifica e conhece desde a infância. Verifica que os termos presentes nas músicas falam sobre lendas, flora, fauna, costumes, modos de falar e de ser que remetem às populações que vivem na Amazônia Brasileira, especialmente nas áreas campesinas e ribeirinhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Partituras musicais : possibilidades para o ensino de Matemática(2017-08-11) SALOMÃO, Joás dos Santos; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho objetiva apresentar relação entre a Matemática e a Música, expor breve história de quando esta relação começou a ser percebida pelos Pitagóricos e como esta conexão começou a acontecer. Ainda destaco sobre conteúdos de Matemática que podem ser ensinados por intermédio da Música ao se praticar oficinais interdisciplinares em sala de aula. Foco em conteúdos como frações, proporção e volume, ambos podem ser estudados no 6º ano do Ensino Fundamental. A questão de investigação que permeia este trabalho visa analisar quais as possibilidades as partituras musicais oferecem para o ensino de Matemática em sala de aula. Foram interrogados dois professores não musicais, que lecionam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Questionamentos foram feitos a eles sobre a relação da Matemática e conceitos musicais, com a finalidade de observamos as possibilidades de se aplicar oficinas envolvendo Matemática e Música em sala de aula e quais seriam aos enfrentamentos ao se pensar neste tipo de oficina. E identifiquei que a relação da Matemática com a Música no ambiente escolar pode surtir efeito na prática, ocasionando em um resultado positivo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música(2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tiktok for practicing translation of songs(2023-12-15) SOUSA, Walter dos Santos de; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124Tecnologia e tradução estão relacionadas, uma vez que a competência de usar diferentes recursos pode ser útil para o tradutor. Assim, este estudo tem como objetivo explorar o potencial das ferramentas da rede social “TikTok” como recurso para aprender a língua inglesa e praticar habilidades de tradução como: unidades de tradução, legendagem, habilidades de copywriting, conhecimento do contexto da língua dentro da cultura. Trata-se de um relato de experiência sobre como essa ferramenta foi útil para o exercício da tradução de músicas pop por meio de uma página denominada “traduzindo.hits”. Os aspectos linguísticos destacados nas traduções são principalmente morfológicos, e lexicais. A perspectiva teórica adotada para analisar os dados baseia-se principalmente em Alves et al (2010), Baker (2019), Desjardins (2016), e Hobold (2010). Como resultado, com pouco mais de um ano, mais de 200 músicas foram traduzidas e publicadas na página mencionada, que conquistou mais de 45 mil seguidores até novembro de 2022.