Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Lyrical genre"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escritores de uma terra sem face: o ensino e produção de poesia sobre o município de Abaetetuba
    (2018-12-21) FREITAS, Camilla Dias de; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    Este estudo resultou de um projeto de intervenção intitulado “ESCRITORES DE UMA TERRA SEM FACE: o ensino e produção de poesias sobre o município de Abaetetuba”, que teve como principal objetivo organizar uma sequência didática para o ensino do gênero lírico e através disso publicar um livreto de poesias de versos livres escritas pelos alunos do ensino médio em que estes deveriam fazer uso de objetos, pessoas, lugares, eventos, alimentos e outras situações pertencentes à cultura de Abaetetuba, proporcionando a face lírica ao município conforme seus conhecimentos prévios e os adquiridos após a intervenção e ainda fazendo desta composição uma forma de exercerem seus papeis como cidadãos demonstrando qual a face que o município apresenta para estes alunos. Foi realizado um levantamento de informações e a aplicação da sequência didática em uma escola pública estadual de Abaetetuba: Escola Bernardino Pereira de Barros, que teve como sujeitos da intervenção os alunos da 2ª etapa “B” da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O conhecimento sobre o gênero lírico foi à luz dos estudos de Luciano Marcos Dias Cavalcanti (2014). Todavia, a relevância do trabalho justifica-se através das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do ensino médio (2000) e das Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Ademais, a sequência didática é apreciada segundo Joaquim Dolz e Bernand Schneuwly (2004) e Alda Beraldo (1989 e 1990). Compreende-se que a composição lírica é de máxima relevância nas aulas de Língua Portuguesa para a construção do sujeito como meio de educação da sensibilidade, que é a busca por atingir um conhecimento tão grandioso e importante quanto o científico, ou seja, a humanização do homem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA