Navegando por Assunto "Lyrical genre"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escritores de uma terra sem face: o ensino e produção de poesia sobre o município de Abaetetuba(2018-12-21) FREITAS, Camilla Dias de; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este estudo resultou de um projeto de intervenção intitulado “ESCRITORES DE UMA TERRA SEM FACE: o ensino e produção de poesias sobre o município de Abaetetuba”, que teve como principal objetivo organizar uma sequência didática para o ensino do gênero lírico e através disso publicar um livreto de poesias de versos livres escritas pelos alunos do ensino médio em que estes deveriam fazer uso de objetos, pessoas, lugares, eventos, alimentos e outras situações pertencentes à cultura de Abaetetuba, proporcionando a face lírica ao município conforme seus conhecimentos prévios e os adquiridos após a intervenção e ainda fazendo desta composição uma forma de exercerem seus papeis como cidadãos demonstrando qual a face que o município apresenta para estes alunos. Foi realizado um levantamento de informações e a aplicação da sequência didática em uma escola pública estadual de Abaetetuba: Escola Bernardino Pereira de Barros, que teve como sujeitos da intervenção os alunos da 2ª etapa “B” da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O conhecimento sobre o gênero lírico foi à luz dos estudos de Luciano Marcos Dias Cavalcanti (2014). Todavia, a relevância do trabalho justifica-se através das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do ensino médio (2000) e das Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Ademais, a sequência didática é apreciada segundo Joaquim Dolz e Bernand Schneuwly (2004) e Alda Beraldo (1989 e 1990). Compreende-se que a composição lírica é de máxima relevância nas aulas de Língua Portuguesa para a construção do sujeito como meio de educação da sensibilidade, que é a busca por atingir um conhecimento tão grandioso e importante quanto o científico, ou seja, a humanização do homem.