Navegando por Assunto "Lugares de memória"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA(2023-07-06) FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente artigo aborda a temática do ensino de História e suas metodologias, as quais segundo a escola dos Annales, são ferramentas importantes que auxiliam o educador. Tendo como indicador metodológico a pesquisa bibliográfica, a presente escrita procurou evidenciar a importância da cultura local por meio da valorização da memória dos habitantes do Município de Abaetetuba/PA, indicando a Cachaça como um “lugar de memória”. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente Silva e Silva (2009), Bittencourt (2004) e Nora (2012) que postulam em suas obras a respeito da virada histórica e a influência desse acontecimento no trabalho dos historiadores. Como considerações finais, o artigo ressalta a visão tradicionalista quanto ao ensino de história nas escolas, sendo algo negativo, uma vez que os registros dos acontecimentos históricos são contados pelos grandes personagens e são mostrados somente os feitos dos mesmos, portanto, evidencia-se a importância e necessidade da valorização da memória e da cultura local, afim de manter viva a história que cerca e colabora para a construção do cidadão abaetetubense, além de apontar para uma eminente desconstrução profissional que almeja uma abertura para a inserção de novos procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de História.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola como lugar de memória: os aspectos das denominações de três escolas do município de Augusto Corrêa/PA(2022-07-06) ALVES, Gleidson Luis Farias; MARTINS, Carolina Christiane de SouzaA proposta deste artigo é compreender, usando o método da história oral, o processo que envolve as nominações de instituições públicas. Para o caso específico aqui apresentado, procuro analisar as nominações de três escolas públicas localizadas no município de Augusto Correa/PA, buscando compreender quem são as pessoas que emprestam seus nomes às instituições de ensino e considerando estes espaços enquanto lugares de memória. Nesse sentido, apresento um breve histórico da fundação das escolas e um pequeno recorte biográfico dos indivíduos que dão seus nomes a elas. As pessoas entrevistadas nessa pesquisa estão diretamente ligadas aos aspectos que levaram a escolha dos nomes dos indivíduos para nomear as escolas, seja por relações de parentesco, política ou ainda apenas como forma de homenagem.