Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Local history"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CONTADA POR MEIO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CURRALINHO: de 1937 aos dias atuais
    (2021-06-17) SOUTO, Mayenne Dillem Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    O presente trabalho tem como objetivo valorizar a história das instituições escolares da área urbana do município de Curralinho/PA para que os alunos da rede pública de ensino possam conhecer a história silenciada pela modernidade. Este trabalho se caracteriza como pesquisa documental realizada por meio do levantamento do histórico de todas as escolas do meio urbano do município e dos decretos de criação, os quais possibilitaram conhecer parte da história educacional da cidade. A pesquisa permitiu perceber o significado de obras materiais construídas no passado; a compreender que as realidades históricas de determinada localidade e de seus habitantes no tempo não se dão isolada do mundo, mas fazem parte do processo histórico em que populações locais constroem suas identidades culturais e sociais; que estas identidades são diversas e todas merecem respeito.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história local de São João de Pirabas-Pa no ensino de História: debates e representações
    (2023-12-18) COSTA, Thamires Souza da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    A presente pesquisa busca analisar, problematizar e promover discussões no que se refere á inserção do ensino de história local nas aulas de história na escola Guajarina Menezes Silva, situada no Município de São João de Pirabas-PA. Com isso, refletir a importância da representação dos elementos locais no ensino e aprendizagem dos educandos nos anos finais do ensino fundamental. Almeja-se contribuir com o processo de construção do conhecimento histórico escolar do educando, através de propostas metodológicas que conscientize os diferentes usos do ensino de história local na disciplina de história e nesse sentido fazer pensar e refletir a atuação da prática docente no processo do ensino/aprendizagem. Para o embasamento da pesquisa, buscou-se dialogar com autores que discutem e enfatizam a relevância do ensino de história local na vida educacional dos discentes, por tanto se realizou pesquisas bibliográficas, análises de documentos oficiais da educação, documentos normativos da escola, além de recorrer ás fontes orais, necessárias para o bom desenvolvimento das investigações. Através das análises foi possível perceber os fatores que afetam a efetivação do ensino de história local na prática em sala de aula. Em decorrência disso, foi possível pensar e aplicar o projeto pedagógico “Feira Cultural” no espaço escolar com os discentes do 9° ano, como estratégia de viabilizar e valorizar os elementos locais através do ensino de história local.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As potencialidades da história local para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-11-02) BELEM, Eloiza da Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    Considerando-se que a disciplina História agrega conhecimentos imprescindíveis para a construção da identidade sociocultural e para o exercício da cidadania de alunos e alunas em processo de formação na educação básica, o presente artigo discute o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva de valorização da história local e da memória de moradores das próprias localidades em que os/as discentes estão inseridos, assim como, correlaciona a partir de relato de experiência a Festividade do Bom Odori em Tomé Açu com o ensino da história local . Trata-se de uma pesquisa qualitativa que inclui uma revisão bibliográfica abrangente e um ensaio de pesquisa histórica para potencializar o ensino de história nos anos iniciais do nível fundamental. Desta maneira, os resultados, apontam, que a valorização da História local nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância para assegurar a formação da identidade sociocultural e histórica dos estudantes, pois, por meio desta, os alunos têm a oportunidade de conhecer sua própria história, suas raízes ancestrais e as tradições que perpassam até os dias atuais. Conclui-se que a integração da história local nas aulas de História é crucial para uma educação integral e para a constituição das identidades histórica e sociocultural dos alunos, demandando uma implementação cuidadosa que inclua formação docente adequada e colaboração com a comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Quinhão da Vila de Pedrinhas (Santarém Novo, Pará) e o ensino de História: a vivência como estratégia de aprendizagem
    (2018-09-17) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    A presente pesquisa aponta para a importância da história local no currículo escolar e a valorização da memória para a compreensão e resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos. O objetivo do artigo é expor a importância da história local no ensino de história, tendo como exposto a análise do Quinhão, uma prática comum na Vila de Pedrinhas, localizada na região nordeste do estado do Pará Vila de Pedrinhas, refletindo dentro do currículo do colégio Núcleo de Ensino Pequeno Príncipe localizado em Ananindeua. Desta forma, foi possível perceber a importância das muitas práticas que ainda existentes em vilas e como elas podem ser excelentes meios para o ensino e aprendizado na disciplina de história. Diante dessas evidências, observamos que a história local pode contribuir ao sentimento de identidade e pertencimento, além de que práticas como essas existentes em Pedrinhas, precisam ser conhecidas pela comunidade estudantil, pois demostram as continuidades e rupturas de um passado que muitas vezes para os alunos é apenas passado, no entanto, são características que fazem parte de uma construção em que todos participam, não podendo ser ignorada ou esquecida, como resultado houve a promoção de uma atividade em sala de aula.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA