Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Local culture"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
    (2014) COSTA, Rosângela Rodrigues da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705
    Este estudo propõe como tema a cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade a partir da uma perspectiva do professor e do aluno. O intuito da pesquisa é abordar a importância dos conhecimentos da cultura local e sua influencia no conhecimento escolar dos alunos e de como os professores se utilizam desse conhecimento para avançar no processo ensino aprendizagem visando a oralidade, através da pesquisa de campo, analisou-se a utilização desses recursos metodológicos pelos profissionais da Escola São Tomé. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a revisão bibliográfica, a fim de descrever as teorias que abordassem a questão agrária e o meio rural, a formação docente, em meio a mudanças sócio educacionais e, em especial, da comunidade rural Camurituba Centro, tendo assim a compreensão dos caminhos que levam à qualidade dessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo realizada na escola São Tomé, foi aplicado um jogo para trabalhar com os alunos a diversidade cultural e um questionário com duas professoras e dois alunos e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade de ensinar o conteúdo escolar sem que haja perda de seu conhecimento familiar, pois nessas comunidades a sua influência cultural é muito forte junto às crianças se tornando um desafio aos professores. Os resultados mostraram que a formação docente carece de mais investimentos nessa área, é preciso capacitar os docentes, a boa vontade dos professores não é suficiente para a melhoria da educação do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
    (2022-04-28) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado como campo de pesquisa: discussões sobre gestão democrática e formação continuada no ambiente escolar
    (2023-12-14) OLIVEIRA, Luiz Felipe Carvalho; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este artigo foi elaborado com base nas experiências adquiridas durante o estágio supervisionado no curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará. O estágio curricular teve atividades orientadas por um projeto de intervenção e atualização de organização e gestão da escola, exigiu a redação do relatório de campo, que embasou as discussões desse estudo. Este artigo aborda como objetivo geral a discussão relacionada ao estágio como campo de promoção à pesquisa na gestão escolar e na coordenação pedagógica. Nesse sentido, o trabalho assume uma abordagem qualitativa. O artigo também aborda como objetivo específico a discussão da epistemologia como agente fundamental para o desenvolvimento das ações práticas tanto na coordenação pedagógica quanto na gestão escolar, apontando essa correlação também chamada de práxis dentro da dimensão do trabalho. Com o intuito de tornar a leitura de mais fácil compreensão o trabalho está divido em três tópicos respectivamente: O estágio como campo de pesquisa para a gestão escolar e a coordenação pedagógica; o trabalho da gestão escolar e coordenação pedagógica na escola pesquisada; o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada: Desafios para trabalhar a valorização da cultura local.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA