Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Livro “Prepara Pará”"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Entre o modelo e a autoria: as concepções de escrita e de linguagem nas propostas de produção textual do livro “Prepara Pará” do 3º ano do Ensino Médio
    (2025-10-31) SILVA, Juliane Thais Rosário; SOUZA, Adriane Beatriz Lima de; http://lattes.cnpq.br/8416577185352772; https://orcid.org/0000-0002-1241-3393; CHAVES , Maria Helena Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2237023869150484
    Este trabalho analisa o livro “Prepara Pará” – Caderno 1 do 3º ano do Ensino Médio (versão do aluno, 2024), com atenção especial às propostas de produção textual nele contidas. A pesquisa parte da necessidade de compreender como esse material didático, distribuído em escolas públicas paraenses, como estratégia de recomposição das aprendizagens e de preparação dos estudantes para avaliações externas, como o SAEB, influencia no desenvolvimento das habilidades de escrita dos estudantes. O objetivo foi refletir criticamente se as orientações que estruturam as propostas de escrita orientam o aluno para produzir textos com autoria. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, que incluiu análise detalhada do livro e revisão de referências teóricas sobre as concepções de escrita (Menegassi; Baliero, 2015) e de linguagem como prática social (Geraldi, 1984; Travaglia, 2021 e Koch, 2003). Os resultados indicaram que o material apresenta uma abordagem heterogênea, com propostas que tanto se alinham a uma visão interacionista da linguagem e escrita como trabalho, quanto outras que permanecem em uma perspectiva mais instrumental, indicando o estabelecimento de uma concepção da escrita como consequência, evidenciando a importância da mediação docente para a efetivação de seu potencial pedagógico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA